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Marketing de Conteúdo para vendas online: 7 técnicas eficazes para empreendedores

Central Empreendedor

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O Marketing de Conteúdo é, para empreendedores, uma ferramenta essencial para atrair clientes com conteúdos relevantes e trazer benefícios para os consumidores. Isso porque esse modelo de Marketing é focado em criar e compartilhar conteúdo valioso e relevante – por blogposts, vídeos, infográficos, e-books, webinars, e muito mais – com o objetivo de atrair e reter uma audiência definida. Tal estratégia levaria a um aumento da conscientização sobre a marca, que, eventualmente, geraria leads e vendas.

Enfim, apostando no Marketing de Conteúdo, o empreendedor pode conseguir mais facilmente construir relacionamentos de confiança com seu público-alvo. Por exemplo, otimizando o site da sua empresa para os mecanismos de pesquisa – aumentando a visibilidade online e atraindo tráfego orgânico. No processo, a empresa mostra que é tão confiável quanto promete, sobretudo para resolução de problemas diversos por meio de seus produtos e serviços, persuadindo as pessoas a realizarem compras online.

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Estratégias de Marketing de Conteúdo para impulsionar vendas online

1. Página online para o negócio

Se você, empreendedor, quer atrair tráfego qualificado, aumentar sua audiência e criar um vínculo com o público, crie um site ou um blog para o seu negócio. 

Para isso, é preciso planejar o cronograma de conteúdos, que deve ser relevante para o público e relacionado ao segmento do negócio. Focalize nas principais dúvidas, interesses e necessidades dos potenciais clientes e otimize o blog com boas práticas de SEO, incluindo as palavras-chave mais procuradas. E mantenha uma frequência regular de publicações.

Neste contexto, precisamos falar de “slow content”, que se relaciona com a ideia de produzir conteúdos de qualidade e com uma frequência mais espaçada, em vez de publicar quantidades excessivas de conteúdo de baixa qualidade com frequência elevada.

Ao aplicar esse conceito ao blog do negócio, é possível garantir que cada publicação tenha um propósito claro e seja elaborada com cuidado, ao invés de publicar conteúdos apenas por pressão de manter uma frequência regular. Além disso, o “slow content” pode ajudar a construir uma reputação de autoridade no segmento e a criar uma ligação mais profunda com o público, já que os conteúdos publicados são relevantes e valiosos.

Anota aí: o objetivo do slow content é criar conteúdo valioso para o público, que mude algo em sua vida e agregue em seu cotidiano.

Para isso, é importante pesquisar para enriquecer o conteúdo, descobrir a identidade do conteúdo, cuidadosamente elaborar e testar o conteúdo, ouvir o público e oferecer valor com o conteúdo. Ao seguir esses passos, a empresa estabelece uma relação de respeito e ouvido com o público, além de oferecer conteúdo único e distinto.

2. Conexão com o público-alvo

Agora falamos em geração de engajamento com o público, identificando seus interesses e fazendo posts nas redes sociais para divulgar conteúdo e produtos. Essa estratégia ajuda a aproximar os consumidores e fortalece a marca, aumentando o tráfego no site e as oportunidades de vendas. Além disso, é possível entender as necessidades da audiência e tomar decisões estratégicas. E ainda incentivar a produção de conteúdo pelos usuários, por exemplo, compartilhando fotos, vídeos e reviews das compras na loja.

Atenção: algumas pessoas sem o correto conhecimento de empreendedorismo vão relacionar o conceito com “close friends”. Este é um erro, pois “close friends” trata-se de um grupo restrito de pessoas próximas e confiáveis. Mas, neste caso, pelo que foi explicado, não há relação direta entre as duas ideias.

O conceito de close friends se refere a um grupo restrito de pessoas próximas e confiáveis, enquanto o parágrafo anterior fala sobre a importância de aproximar o público da marca e gerar engajamento por meio de divulgações nas redes sociais e incentivo à produção de conteúdo pelos próprios usuários. Esses dois conceitos são distintos e não há relação direta entre eles.

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3. Otimização das páginas de produtos

Aqui a ideia é criar uma melhor experiência para o usuário. Otimize suas páginas de produtos para fornecer informações relevantes e facilitar a decisão de compra, evitando possíveis frustrações no final do processo. Eis um possível passo a passo que pode ser tomado agora:

Desenvolva um bom planejamento: É importante para empreendedores planejar suas estratégias de marketing, incluindo as metas de vendas e a organização do estoque.

  • Crie conteúdo relevante: Criar conteúdo atraente e relevante para o público-alvo é fundamental para chamar a atenção e interagir com os clientes.
  • Ofereça promoções e sorteios: Oferecer promoções e sorteios ajuda a valorizar os clientes e aumentar as vendas.
  • Seja omnichannel: Adotar uma abordagem omnichannel, unindo a presença na loja física, site e redes sociais, é importante para aproveitar ao máximo o potencial de vendas.
  • Faça testes: Testar diferentes estratégias de marketing é importante para identificar o que funciona melhor para a sua empresa.
  • Ouça seus clientes: É fundamental para os empreendedores ouvir e considerar as opiniões dos clientes para melhorar os produtos e serviços oferecidos.

4. Vídeos como Marketing de Conteúdo

Investir no formato de vídeo é uma das estratégias de Marketing de Conteúdo que você, como empreendedor, pode explorar para gerar mais engajamento com a sua audiência. Existem várias opções, como tutoriais, dicas de uso dos produtos, filmagens com clientes e parceiros, que podem ser divulgados no blog e nas redes sociais do negócio.

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5. Canal de comunicação FAQ

Também vale a pena a sua empresa ter uma página FAQ (Frequently Asked Questions) para responder às perguntas frequentes dos usuários. Reúna as perguntas mais comuns recebidas em seus canais de atendimento – você pode agrupá-las em categorias – e forneça respostas objetivas e informativas. Isso pode ser crucial na decisão de compra do cliente.

Uma página de FAQ em Marketing de Conteúdo deve ser feita de forma clara, objetiva e informativa, para garantir resoluções de maneira eficiente.

Além disso, é importante garantir que a página esteja facilmente acessível a partir do site da sua empresa, por meio de um link claro e bem destacado. Dessa forma, os clientes serão encorajados a utilizá-la antes de entrar em contato com a equipe de atendimento.

6. Conteúdos com valor agregado

Indicamos também que você, empreendedor, invista na produção de outros conteúdos para a sua empresa; ricos, como e-books, webinars, templates e checklists que ofereçam valor ao público. Ofereça estes materiais gratuitamente em troca de informações de contato de pessoas interessadas, aumentando sua base de leads qualificados. E utilize essas informações para se aproximar do público e gerar novas oportunidades de vendas por meio de comunicações por e-mail.

E-mail Marketing

O e-mail marketing pode ser considerado uma forma de marketing de conteúdo, pois envolve o envio de conteúdos relevantes e personalizados para a sua base de leads e clientes. O objetivo é criar uma relação de confiança e estabelecer uma comunicação direta com a sua audiência, oferecendo valor e informações úteis para ajudá-los a tomar decisões de compra ou se manterem conectados com a sua empresa.

Resumindo, o envio de e-mail marketing é importante para manter o contato e o relacionamento com leads e clientes. Ele permite divulgar novos conteúdos, materiais, oferecer promoções e anunciar novidades para diferentes públicos, segmentados de acordo com comportamentos, histórico de compras e momento na jornada de compra.

7. Trabalho com influencers

Por último, mais uma estratégia de Marketing de Conteúdo: trabalhar com influenciadores digitais. Isso consiste em enviar produtos para serem divulgados em suas redes sociais. O influencer precisa ter conexão com a marca e o conteúdo precisa ser valioso e natural para o público. É importante ter um planejamento sólido para suas estratégias de marketing de conteúdo.

Existem vários exemplos de trabalhos de Marketing de Conteúdo com parcerias entre empresas e influenciadores digitais. Aqui estão alguns:

  • Colaboração em campanhas de mídia social: Empresas podem trabalhar com influenciadores para compartilhar suas mensagens em suas redes sociais.
  • Vídeos de “desafios” ou “testes” do produto: Algumas empresas trabalham com influenciadores para que eles experimentem ou testem seus produtos em vídeos para suas redes sociais.
  • Conteúdo patrocinado: Empresas podem pagar para que influenciadores criem conteúdo para eles sobre seus produtos ou serviços.
  • Eventos ao vivo: Algumas empresas trabalham com influenciadores para realizar eventos ao vivo juntos, como sessões de perguntas e respostas ou demonstrações do produto.
  • Conteúdo exclusivo: Empresas podem oferecer aos influenciadores acesso exclusivo a seus produtos ou serviços antes de serem lançados ao público em geral, com o objetivo de gerar expectativa e buzz antes do lançamento.
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Imagem de rawpixel.com em freepik

Estes são apenas alguns exemplos de como as empresas podem trabalhar com influenciadores para fazer Marketing de Conteúdo. O importante é que a parceria seja bem planejada e alinhada com os valores e objetivos da empresa, e que o conteúdo gerado seja autêntico e valioso para o público.

Veja Também: Como aumentar a visibilidade do seu negócio: 13 plataformas online


Fontes: A Publicação.

Inspire-se

Tendências do Marketing Digital para 2024: como se adaptar às mudanças

Central Empreendedor

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Tendências do Marketing Digital

Um dos setores do mercado empreendedor com maior evolução registrada nos últimos anos é o de Marketing Digital. Olhando para 2024, os especialistas apontam para tendências de lançamentos de produtos e serviços mais bem personalizados, eficientes e envolventes. E você, como empreendedor, precisa estar atento a essas tendências para se destacar perante à concorrência, adaptando suas estratégias de acordo com elas.

Ficou curioso sobre o tema? Então, confira este artigo do Central Empreendedor que explora as principais tendências do Mercado Digital para 2024!

Tendências do Marketing Digital
Imagem de Ksenia Chernaya de Pexels

Inteligência Artificial

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) deu um grande salto em 2023, sobretudo com o lançamento de chatbots como o Google Gemini. Para o próximo ano, podemos esperar um Marketing Digital que explore ainda mais as inteligências visando a automatização de tarefas, personalização de campanhas, e geração de insights sobre os clientes. A ideia é criar um modelo de Marketing mais personalizado e eficiente para atender os objetivos e metas.

Com ajuda das IAs, os empreendedores podem segmentar sua cartela de clientes com base em seus interesses e comportamentos, levando à criação de campanhas mais relevantes e eficazes. Uma das tarefas que pode ser automatizada via Inteligência Artificial é o gerenciamento de redes sociais. Além disso, também pode-se automatizar análise de dados e atendimento ao cliente, liberando os empregados para realizar outras tarefas mais complexas.

Realidade Aumentada e Virtual

Seguindo a evolução tecnológica testemunhada nos últimos anos, outra grande tendência para 2024 é o marketing voltado ao encantamento dos consumidores. Usando Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV), as marcas poderiam oferecer aos clientes grandes e divertidas experiências imersivas. Por exemplo, experimentar produtos e serviços de forma virtual. Além disso, permitir que as pessoas criem suas próprias experiências em um mundo no ciberespaço.

Podemos apresentar algumas ideias. Uma empresa de móveis usando a Realidade Aumentada para mostrar aos consumidores como ficariam os móveis à venda nos ambientes decorados de sua casa. Ou ainda uma empresa de turismo, que programa viagens a destinos exóticos, apresentando em Realidade Virtual exemplos de paisagens que os clientes poderão experimentar num possível passeio.

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Imagem de Eren Li de Pexels

Privacidade de Dados

Em 2024, as empresas que trabalham com Internet precisam se adaptar às novas regulamentações quanto à privacidade de dados que estão sendo promulgadas por governos do mundo todo. Esta é uma grande preocupação dos consumidores, apontada como tendência também no próximo ano. O objetivo é garantir uma melhor proteção de dados pessoais das empresas, bem como dos seus funcionários e clientes.

Você, empreendedor brasileiro, precisa ficar atento ao que diz a nossa Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em agosto de 2020.

Essa lei estabelece regras para a coleta, armazenamento e uso de dados pessoais por empresas e organizações. E para adaptar seu negócio na Internet às novas regulamentações, é preciso, portanto, rever suas políticas e práticas de coleta e uso de dados. Por fim, também poderá ser necessário treinar ou atualizar seus funcionários quanto às regras.

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Imagem de Antoni Shkraba de Pexels

Marketing Multicanal

Marketing multicanal tem a ver com utilizar vários canais de comunicação e plataformas digitais para interagir com os clientes. Isso inclui, por exemplo, lançar anúncios online, marcar eventos virtuais, divulgar produtos em lojas online, entre outras ações. O objetivo é envolver o público-alvo de modo coordenado, criando experiências consistentes.

Com esse modelo de marketing você, empreendedor, pode atrair a atenção do consumidor a partir de muitas fontes. Com isso, alcançar suas metas mais rápido, contando com o engajamento do público em diferentes momentos e contextos. E com as pessoas cada vez mais conectadas à Internet, certamente fica fácil.

Pensando em 2024, uma tendência que pode surgir com mais força é das empresas oferecendo mais experiências personalizadas nos canais em que estão presentes. Ou melhor, nos canais onde estão mais propensas a fechar negócios, construindo relacionamentos fortes com seus clientes.

Comunicação Inclusiva

A questão da inclusão ganhou muita importância no mundo do Marketing. Finalmente as empresas reconheceram a importância de criar mensagens que “conversem” com todas as camadas da sociedade, com pessoas de diferentes gêneros, raças, idades, vivências e aprendizados. Esses conteúdos devem ser compreensíveis, acolhedores e respeitar as leis.

Os clientes desejam uma troca de informações mais franca e honesta. Preconceitos não serão aceitos! As peças publicitárias e produtos apresentados devem demonstrar a preocupação da empresa com representatividade, diversidade da sociedade, sustentabilidade e impacto ambiental. O discurso precisa ser maduro! E, por fim, os serviços devem atender às diferentes necessidades e expectativas do público.

Observação: Nada disso será possível sem investimento em treinamento de funcionários, para poderem criar mensagens que sejam inclusivas e respeitosas.

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Imagem de fauxels de Pexels

Conteúdo gerado pelo usuário

Para finalizar, uma tendência nova. O marketing digital baseado no conteúdo gerado pelo usuário ou CGU vem crescendo nos últimos anos. A ideia é a empresa explorar o que os próprios consumidores podem oferecer para construir ou melhorar sua relação de confiança e impressão credibilidade no mercado. Por exemplo, agindo para mudar com base em avaliações, depoimentos, feedbacks, fotos, vídeos e mais.

O CGU pode ajudar as empresas também na geração de leads – potenciais clientes – e vendas.

A parte mais difícil é descobrir como incentivar seus potenciais clientes e usuários a criar conteúdo. Para isso, poderá ser preciso investir em ferramentas e recursos para geração de conteúdo.

Tendências do Marketing Digital
Imagem de Tima Miroshnichenko de Pexels

Como se adaptar às tendências de Marketing Digital de 2024?

Aqui estão algumas dicas para as empresas que desejam se adaptar às tendências do marketing digital para 2024:

  • Implementar chatbots para atendimento ao cliente automatizado, oferecendo respostas rápidas e personalizadas.
  • Utilizar sistemas de recomendação baseados em IA para sugerir produtos ou serviços com base no histórico de compras do cliente.
  • Criar campanhas de e-mail marketing personalizadas usando algoritmos de IA para segmentação mais precisa do público-alvo.
  • Realizar auditorias de dados para garantir conformidade com as regulamentações locais e internacionais, como GDPR e LGPD.
  • Atualizar políticas de privacidade e obter consentimento explícito dos usuários para coleta e uso de dados.
  • Criar aplicativos móveis com recursos de RA para permitir que os clientes visualizem produtos em seus espaços antes da compra.
  • Desenvolver experiências de RV para eventos virtuais, permitindo que os clientes experimentem produtos ou serviços de forma imersiva.
  • Criar conteúdo em diferentes idiomas e considerar a inclusão de legendas ou áudio descrição para atender a uma audiência diversificada.
  • Evitar linguagem exclusiva ou estereotipada e promover a diversidade em todas as campanhas de marketing.
  • Garantir que a mensagem da marca seja consistente em redes sociais, site, aplicativos móveis e outras plataformas.
  • Integrar estratégias de marketing omnicanal para oferecer uma experiência contínua ao cliente, independentemente do canal utilizado.
  • Criar hashtags exclusivas para os clientes compartilharem suas experiências com o produto ou serviço nas redes sociais.
  • Apresentar depoimentos de clientes em seu site ou em campanhas de marketing para construir confiança e credibilidade.

Leia Também: Como transformar sua carreira em 2024: novas perspectivas para os empreendedores


Fontes: Jornal Contábil.

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Marketing

Como Usar o Google Trends para Impulsionar seu Negócio

Central Empreendedor

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Você já explorou bem as ferramentas disponibilizadas pela Google? Por exemplo, a Google Trends é gratuita e pode ajudar demais os empreendedores, apontando tendências de pesquisas e termos mais buscados. Por exemplo, na semana da Black Friday, ela indica em que dia da semana os consumidores realizam mais pesquisas na Internet e que produtos mais procuraram. Aliás, a título de curiosidade, em 2023, a Google Trends apontou que as respostas eram, respectivamente, quinta-feira e cerveja.

Então, a ferramenta Google Trends apresenta para o empreendedor um cenário de comportamento e buscas ao longo do tempo. Isso aponta qual o interesse das pessoas, seus comportamentos no mercado, o que precisam, as suas necessidades, as suas dores, e o que devem comprar de produtos e serviços. No fim, definir estratégias de Marketing, SEO, produção de conteúdo, desenvolvimento de produtos e além. Saiba mais no texto a seguir, do Central Empreendedor!

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Imagem de Google Trends reproduzida por Oxigenweb

Usando o Google Trends para compreender o mercado

A ideia da Google para a Google Trends é a seguinte: realizar, por meio de termos-chave, um comparativo entre os concorrentes. Pode-se encontrar variações de interesses e identificar oportunidades sazonais. Isso acontece ao revelar picos e quedas de pesquisas, usando a regionalidade para mostrar onde um termo é mais buscado. As informações demográficas são apresentadas por meio de filtros de intervalo de tempo, região e categorias específicas, oferecendo detalhes sobre interesses de pesquisa de acordo com temas e regiões.

Identificando tendências

Após realizar buscas na Google Trends, o empreendedor, ao comparar os gráficos que vem com as palavras-chave, consegue insights sobre as tendências de busca de produtos ou categorias de mercado em alta. É assim, os termos mais buscados antecipam quais as demandas e as áreas do mercado em crescimento. Essa informação deve guiar as estratégias para a expansão dos negócios.

A sazonalidade e ciclos, o que está ganhando ou perdendo popularidade, podem ser identificados por busca por períodos – de horas, dias, meses. Essa é uma das maneiras mais inteligentes hoje do mercado de validar tendências, e dos empreendedores de tomar decisões futuras numa linha crescente ou mais estável em determinado nicho.

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Imagem de Hc6db via Wikipédia – https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Google_Trend.png

Exemplo de caso

Um empreendedor que está no ramo da moda e acessórios pode usar a Google Trends para expandir seus negócios. Digamos que ele queira saber sobre as novas tendências relacionadas a óculos de sol. Ele escreve na aba de pesquisa os termos “óculos de sol modernos”, “tendências em óculos de sol” e “estilos de óculos de sol” para entender as buscas relacionadas a esse produto.

Analisando os gráficos e comparando os termos de busca ao longo de um período, ele percebe que nos últimos meses houve um aumento significativo no interesse por “óculos de sol com design geométrico” e “óculos de sol retrô”. Além disso, ao ajustar a visualização para períodos sazonais, ele nota que o interesse por “óculos de sol com design geométrico” teve um aumento notável durante os meses de verão nos últimos dois anos. A indicação é de uma demanda sazonal por esse estilo específico de óculos de sol.

Por fim, com base nesses insights, o empreendedor decide em que concentrar os seus esforços, como na criação de uma nova coleção de óculos de sol que combine com elementos geométricos e retrô nos meses antes do próximo verão. Nesse cenário, em que ele consegue atender melhor às demandas do mercado em crescimento, suas chances de sucesso são maiores.

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Imagem de rawpixel.com em Freepik

Benefícios de usar o Google Trends para o Marketing

Se sabemos quais as tendências em alta no mercado, podemos criar campanhas de publicidade mais bem direcionadas. Porém, vale dizer aqui que esse aperfeiçoamento do SEO precisa ser constante. Isso porque as palavras-chaves pontadas como de maior visibilidade nos mecanismos de busca mudam a todo momento, segundo as mudanças de interesse da sociedade.

Quanto mais as campanhas de Marketing são bem direcionadas, mais os mercados podem expandir.

Produção de conteúdo para Internet

Falando especialmente em produção de conteúdo e empresas cujos negócios dependem da Internet, a ferramenta Google Trends é fundamental. Acima de tudo por essa capacidade relatada de revelar tendências de pesquisa através das palavras-chave. O objetivo é orientar as produções com o uso desses termos para maximizar o tráfego. 

Exemplo do caso

Uma empresa de produtos de cuidados com a pele que esteja planejando uma campanha para promover seus produtos online pode utilizar a Google Trends. Ela observa um aumento nas buscas por “rotina de skincare para pele sensível” pensando na criação de uma série de vídeos e artigos detalhados sobre cuidados com a pele sensível.

O que se faz, na sequência, é usar palavras-chave específicas identificadas no Trends, como “melhores produtos para pele sensível” e “dicas para reduzir a irritação na pele”. As informações coletadas ajudam a alinhar sua produção de conteúdo com as tendências em alta no mercado. Nisso, a empresa experimenta um aumento no tráfego do site e uma maior visibilidade para seus produtos. Porque, enfim, ela atende melhor à demanda atual e direcionando melhor seus esforços de marketing online.


Fontes: Americanas.

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Gestão e Estratégia

Descubra o Poder das Redes Sociais no Comportamento do Consumidor

Central Empreendedor

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Já parou para pensar como estamos envolvidos hoje com as redes sociais? Por esse motivo, todo empreendedor deve estar atento em como isso está afetando o comportamento do consumidor que ele mira como público-alvo.

Aliás, você sabe o que são redes sociais? Bem, são plataformas online onde as pessoas e empresas criam perfis e compartilham informações diversas relacionadas aos seus interesses. Então, isso acaba criando grupos ou comunidades com ideias e ou atividades em comum. E é óbvio que, sendo assim, transforma a relação entre as marcas e o seu público.

Esse movimento de mercado tem acontecido desde 2000. Com as redes, as empresas encontraram um webespaço gratuito para se destacar e ampliar visibilidade dos seus produtos e serviços. E é nesse mesmo espaço que se pode coletar feedbacks valiosos para que os empreendedores possam entender melhor as demandas dos seus clientes, prevendo possíveis percepções e até prejuízos por práticas relacionadas às mensagens compartilhadas nas redes sociais. Continue lendo para saber mais!

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Imagem de Firmbee por Pixabay

Como as redes sociais afetam o comportamento do consumidor?

Afinal, o que as pessoas esperam das redes sociais? Elas buscam por interatividade, engajamento e autonomia – reflexo dessa Era Digital em que vivemos. E acaba que elas até mudam sua vida cotidiana em função disso, incluindo o que compram, o que consomem. Ou seja, as redes sociais afetam o comportamento do consumidor, influenciando suas decisões de compra, percepções sobre marcas e interações com produtos e serviços.

Na prática, o que já acontece é que as pessoas usam as redes como fonte de pesquisa. E é no rodapé de fotos e vídeos que darão sua opinião (onde tem espaço de voz), ao mesmo tempo que irão confiar nas avaliações de outros usuários antes de adquirir produtos ou contratar serviços. Muitos até se tornam influenciadores, através da criação de conteúdos relevantes e interação ativa com consumidores de marcas.

Então, você, empreendedor, deve se preocupar em como essas opiniões – muitas em forma de crítica -, que podem impactar a imagem da sua empresa ou a reputação da sua marca. Isso requer gerenciamento, até para ter maior controle sobre a percepção do público. Depois, adaptação para atender às novas exigências de consumo. E, como dissemos anteriormente, vale adotar abordagens estratégias para mitigar os riscos associados a esse ambiente digital.

comportamento do consumidor
Foto de Pixabay: https://www.pexels.com/pt-br/foto/fotografia-de-primeiro-plano-fotografia-de-cones-de-plastico-amarelo-verde-vermelho-e-marrom-na-superficie-alinhada-163064/

Surgimento de novas tendências

É surpreendente como os usuários das redes sociais demonstram confiança nesses feedbacks, nessas recomendações personalizadas na Internet. Ao mesmo tempo, as redes também capacitam os consumidores, oferecendo autonomia para comparar preços, por exemplo. E o único jeito de moldar suas percepções é por meio de avaliações, publicidade direcionada – sobretudo com vídeos virais -, influenciadores, conteúdo de marca e interações diretas

O resultado disso geralmente é uma promoção de novos conceitos de estilos de vida e tendências. E essa influência pode abranger desde a descoberta inicial do produto até a consideração e a compra, demonstrando o poder das redes sociais na formação de opinião e comportamento de compra.

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Imagem reproduzida de Freepik

Quais são as estratégias de marketing digital utilizadas nas redes sociais?

Essa interação constante dentro das plataformas digitais só reforça a ideia de que os empreendedores precisam investir em Marketing. Inclusive, estratégias de Marketing  responsáveis e adaptáveis a esse novo cenário de mercado. Um exemplo é o Marketing “Phydital”, que integra estratégias online e offline para construir e fortalecer o branding das empresas.

Traduzindo, o Marketing “Phydital” é uma abordagem multicanal para se destacar nas redes sociais. Primeiro, para construir e impulsionar o branding nas redes sociais, é essencial acompanhar ativamente as plataformas, coletar informações relevantes e realizar uma avaliação criteriosa. Depois, criar uma narrativa que se conecta com o público.

Indicamos, inclusive, que você busque mais referências em campo, se inspirando em trabalhos de marcas como a Goat, que sabem explorar bem essas estratégias para identificar oportunidades no mercado, impulsionadas por conteúdos virais e tendências nas redes sociais, adaptando bem seus produtos e serviços.


Fontes: Ideias Comm.

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