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Tecnologia

O poder do celular: como os empreendedores podem criar um currículo profissional em minutos

Central Empreendedor

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em

currículo pelo celular

Para quem está começando como empreendedor e ainda não tem muita experiência, fazer um currículo pode ser um baita desafio. Mas calma, dá pra mostrar suas habilidades e conquistas de um jeito legal! E olha só, se você está acostumado com tecnologia, pode até criar seu currículo pelo celular, sabia?

Em resumo, se você quer chamar a atenção dos empregadores e mostrar suas habilidades, é super importante seguir as dicas específicas que o Central Empreendedor selecionou. Dá uma olhada no texto abaixo e arrase na busca por um emprego!

currículo pelo celular
Imagem de rawpixel.com em Freepik

Quais informações devem ser incluídas no currículo de um empreendedor?

Para tornar o currículo de um empreendedor mais efetivo, é crucial que ele se concentre nas suas realizações e experiências que evidenciam suas habilidades em empreendedorismo e liderança, juntamente com sua educação e experiências profissionais prévias, que também são relevantes. É recomendado que o currículo inclua alguns itens que destaquem essas habilidades, tais como:

Histórico Empreendedor

Elabore uma narrativa sobre as empresas que você fundou, liderou ou ajudou a construir, enfatizando os resultados obtidos, tais como o faturamento, o número de colaboradores e o progresso alcançado ao longo do tempo.

Habilidades Empreendedoras

Além disso, enumere suas competências empreendedoras, tais como capacidade de pensamento estratégico, liderança, visão de negócio, inovação, criatividade, resiliência, dentre outras.

Formação Acadêmica

Descreva sua formação acadêmica, abrangendo cursos, graduações, especializações e MBA, dando ênfase aos cursos que tenham relevância para o seu negócio.

Experiência Profissional

Também descreva sua trajetória profissional, mencionando os cargos que ocupou e as responsabilidades assumidas. Inclusive, destaque as experiências que possam ser relevantes para o seu negócio atual ou futuro.

Certificações e Prêmios

Não se esqueça de mencionar as certificações e prêmios que tenha conquistado, especialmente aqueles relacionados ao empreendedorismo.

Trabalhos Voluntários

Descreva seu envolvimento em trabalhos voluntários ou projetos sociais, pois isso pode evidenciar seu comprometimento e habilidades de liderança.

Atividades extracurriculares

Por fim, adicione atividades extracurriculares, como se envolver em clubes, organizações estudantis ou eventos de empreendedorismo, pois é uma maneira de evidenciar seu interesse e comprometimento na área.

currículo pelo celular
Imagem de Racool_studio em Freepik

Lembre-se: quando você estiver montando o seu currículo para ser um empreendedor, é essencial mostrar as suas habilidades e conquistas que demonstram sua capacidade de empreender e liderar, porque é isso que os empregadores estão procurando em candidatos para cargos de liderança ou investidores em startups.

Principais erros que empreendedores jovens cometem no currículo

Se você é um jovem empreendedor e está montando seu currículo, é normal cometer erros comuns – por exemplo, escrever coisas que não importam, se gabar demais, ou até deixar de falar de experiências importantes. Outro vacilo é esquecer de destacar suas habilidades empreendedoras e deixar o currículo todo bagunçado. Por isso, fica a dica: o segredo é manter o currículo bem claro, direto ao ponto, e mostrar suas habilidades mais relevantes pro mundo dos negócios.

Para atingir o objetivo desejado, é importante personalizar cada currículo para a situação específica e destacar as habilidades e experiências mais relevantes!

Como destacar as habilidades empreendedoras no currículo?

Para destacar habilidades empreendedoras em um currículo, é válido listar as habilidades de forma clara e objetiva. Algumas dicas incluem: 

  • escolher habilidades relevantes, 
  • usar exemplos concretos, 
  • usar verbos de ação, 
  • usar um perfil profissional para destacar habilidades e ressaltar objetivos profissionais, 
  • e destacar boas realizações.
currículo pelo celular
Imagem de user18526052 em Freepik

É muito importante se concentrar nas informações que realmente importam para o que você quer alcançar, mostrando suas habilidades e o que você já conquistou de maneira equilibrada. E lembre-se de ser sincero e direto, sem exagerar ou incluir informações que não são relevantes!

Como fazer um currículo pelo celular?

Se você precisar fazer um currículo usando seu celular, não se preocupe, há muitas opções de graça disponíveis. Existem várias maneiras pelas quais um empreendedor pode criar um currículo pelo celular. Aqui estão algumas dicas para ajudar você:

Envie um e-mail para si mesmo

Se você já tem um currículo salvo no seu computador, pode mandá-lo para seu e-mail e abri-lo no celular. Por fim, basta usar um app de edição de texto, para fazer as mudanças que precisa.

Use o LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social profissional que permite criar um perfil que pode ser usado como um currículo. Em resumo, você pode usar o aplicativo móvel da plataforma para editar e atualizar seu perfil, incluindo suas habilidades e experiências.

Use um aplicativo de criação de currículo

Existem vários aplicativos gratuitos disponíveis na App Store ou Google Play que permitem criar um currículo usando o celular. Alguns exemplos incluem o Canva, o Indeed, o Resumaker, o Resume Star e o VisualCV. A saber, essas ferramentas têm modelos prontos que podem ser editados para atender às suas necessidades.

currículo pelo celular
Imagem de Freepik

Use o Word, Google Docs ou Pages

O Microsoft Word e o Google Docs têm versões móveis que permitem criar e editar documentos no celular. Ambos os aplicativos têm modelos de currículo disponíveis que podem ser personalizados de acordo com suas habilidades e experiências.

Independentemente do método escolhido, é importante lembrar de incluir informações relevantes, como sua formação acadêmica, experiência profissional, habilidades e outras realizações importantes. Ademais, certifique-se de que seu currículo seja claro, conciso e fácil de ler em um dispositivo móvel.

Microsoft Word

  • Abra o aplicativo Microsoft Word no celular ou tablet;
  • Toque no ícone de “+”. O programa irá exibir diferentes modelos prontos de documentos;
  • Escolha uma das opções de currículo disponíveis e preencha com suas informações. Para digitar, basta tocar no ícone composto pela letra “A” e um lápis. Deste ponto em diante, as orientações são diferentes para dispositivos Android e iOS.

Documentos Google

  • Instale o aplicativo Documentos Google no celular ou tablet;
  • Abra o aplicativo e toque no botão com o sinal de “+” e, em seguida, escolha a opção “Selecionar modelo”;
  • Escolha um dos modelos disponíveis para currículo e preencha com suas informações. Para digitar, basta tocar no ícone com um lápis;
  • Depois disso, é hora de salvar o arquivo. Abra o menu de opções, toque na opção “Compartilhar e exportar”. Deste ponto em diante, as orientações são diferentes para dispositivos Android e iOS.

Pages

  • Ao abrir o app, toque no botão “+” e, em seguida, em “Escolha um Modelo”;
  • Escolha um dos modelos disponíveis de currículo e preencha com suas informações. Por exemplo, você pode optar por um modelo mais simples ou mais elaborado, dependendo do seu objetivo e da área de atuação.

Quando você terminar de preencher seu currículo, é importante salvar o documento em formato PDF para que possa ser compartilhado com facilidade. Para isso, siga as instruções específicas de cada aplicativo.

Veja Também: O poder da Marca Pessoal: como ela afeta o sucesso dos empreendedores


Fontes: G1.

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1 comentário

1 comentário

  1. Avatar

    Fábio Geraldo Ribeiro Costa

    30 de abril de 2023 at 23:32

    Boa noite!
    Muito bom! Quero oportunidade

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Empreendedorismo

Principais tendências empresariais a serem observadas em 2024: fique à frente da curva

Central Empreendedor

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tendências empresariais 2024

O ano de 2024 promete começar já com grandes oportunidades. Os especialistas já preveem novas tendências empresariais que devem impactar diversos setores da economia brasileira. Pensando nisso, o Central Empreendedor trouxe um compilado de informações para ajudar você, empreendedor, a ficar por dentro dessas tendências e, assim, manter seu negócio sempre competitivo e próspero no mercado. Explore as dicas a seguir e se prepare para o novo ano!

Inovação contínua

O mercado, assim como a vida, está em constante transformação. E o empreendedor também precisa se preparar bem para tais mudanças. Ao mesmo tempo, deve saber quando mudar para se manter em alta no mercado, saindo na frente e assumindo uma vantagem competitiva. Pode-se dizer que este é um dos grandes segredos do sucesso empresarial! 

Você, como empreendedor, não deve temer essas transformações. Na verdade, deve abraçar as novas tecnologias e os novos modelos de negócios ao máximo e assim que possível – claro que no momento adequado para sua empresa. Ou, no mínimo, se manter disposto a sair da ‘zona de conforto’ e experimentar novas abordagens. Pois um exemplo é o uso de Inteligência Artificial (IA) na automatização de tarefas, ou dos chatbots para melhorar a experiência dos clientes.

tendências empresariais 2024
Imagem de rawpixel.com em Freepik

O fator humano

Sim, essa é uma tendência para 2024. Estamos falando da transformação digital, que vai muito além das tecnologias. 

Em suma, é importante uma educação que permita que as pessoas consigam aproveitar da melhor maneira essa interação entre humanos e máquinas, uma colaboração que se espera para a inovação e criação de valor nas organizações em 2024. Por causa disso, pode ser interessante você, empreendedor, investir em treinamento e desenvolvimento dos seus funcionários, para que eles possam aproveitar as oportunidades oferecidas pelas tecnologias.

Sustentabilidade

A sustentabilidade será uma das principais tendências empresariais para o próximo ano. Isso porque os consumidores estão mais conscientes da importância de apoiar as empresas que adotam práticas sustentáveis. O que nos leva a dizer que você, empreendedor, querendo destacar seu negócio em 2024, deve investir em práticas como uso de energias renováveis, economia circular, e responsabilidade social corporativa.

Adotar práticas sustentáveis não só é bom para o meio ambiente, mas também pode ser benéfico para os resultados das empresas, reduzindo custos operacionais e atraindo clientes conscientes.

tendências empresariais 2024
Imagem de DCStudio em Freepik

Diversidade e inclusão

Os clientes também estão valorizando mais as empresas que demonstram que pensam e se preocupam em atender bem os mais diversos perfis de clientes. Portanto, em 2024, as empresas precisam definir seu papel na luta pela diversidade e inclusão, principalmente se desejam ganhar relevância neste mercado diversificado. Aliás, geralmente as empresas que cultivam ambientes de trabalho inclusivos e diversos são mais propensas a ações criativas e inovadoras.

Big Data

Como dissemos antes, com as novas tecnologias, podemos coletar, analisar e aplicar técnicas e materiais de maneira mais eficaz em nossos projetos. Nesta era da informação, uma das grandes tendências empresariais é o uso estratégico de Big Data. Dentro das empresas, isso ajuda na obtenção de insights para tomada de decisões, otimização de operações, compreensão de comportamento de clientes, previsão de mercados, etc.

tendências  2024
Imagem de Karolina Grabowska em Pexels

Como se adaptar às tendências empresariais de 2024

Resumindo, são tendências empresariais para 2024 um mercado repleto de inovações, que valoriza sustentabilidade, diversidade e inclusão. E você, empreendedor, já pode começar a se preparar para estas tendências desde já e, assim, prosperar no futuro. Recapitulando nossas dicas:

  • Faça pesquisas e esteja atento às mudanças do mercado.
  • Invista em treinamento e desenvolvimento de seus funcionários.
  • Adote práticas sustentáveis.
  • Promova a diversidade e a inclusão.
  • Invista em big data.
tendências empresariais 2024
Imagem de Rachel Claire em Pexels

São exemplos de como aproveitar as tendências empresariais para obter sucesso no mercado de 2024:

  • Desenvolvimento de um novo software de IA para automatizar tarefas administrativas.
  • Lançamento de uma nova plataforma de e-commerce com foco na experiência do cliente.
  • Desenvolvimento de um programa de treinamento para capacitar funcionários para trabalhar com novas tecnologias.
  • Lançamento de um novo programa de mentoria para ajudar seus funcionários a desenvolver suas carreiras.
  • Adoção de práticas de agricultura sustentável, como o uso de energia solar e a compostagem.
  • Utilização de materiais reciclados em produtos no ramo da moda.
  • Lançamento de um programa de diversidade e inclusão para promover a contratação e o desenvolvimento de profissionais de diferentes origens e grupos sociais.
  • Oferta de treinamentos sobre diversidade e inclusão para funcionários.
  • Marketing que utiliza big data para entender o comportamento de seus clientes e personalizar suas campanhas.
  • E utilização de big data para identificar tendências de doenças e desenvolver novos tratamentos em empresas de saúde.

Ao seguir essas dicas, você estará no caminho certo para se manter à frente da curva e prosperar no mercado de 2024.

Leia Também: Como transformar sua carreira em 2024: novas perspectivas para os empreendedores


Fontes: SEBRAE.

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Empreendedorismo

6 Formas Simples de Maximizar Seu Potencial de Receita com a Inteligência Artificial

Central Empreendedor

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em

inteligência artificial

No momento, a indústria global está passando por uma transformação bastante agressiva. Com a chegada no mercado dos diferentes modelos de Inteligência Artificial, certamente aqueles empreendedores despreocupados com o avanço das novas tecnologias podem ficar para trás. Por isso, é crucial buscar mais capacitação para conduzir negócios por meio dessas ferramentas.

As IAs devem ser vistas como aliadas poderosas dos empreendedores na geração de renda e oportunidades de desenvolvimento de projetos. Estamos, enfim, numa fase em que é necessário mudar o modo como coletamos dados e os utilizamos na geração de soluções valiosas para atender os clientes. Portanto, mude também a sua perspectiva em relação a esses desafios!

O Central Empreendedor apresenta a seguir um panorama completo de como as novas soluções técnicas baseadas em Inteligência Artificial podem trazer oportunidades financeiras lucrativas para você, empreendedor. Confira seis formas de maximizar o potencial de receita do seu negócio!

inteligência artificial
Imagem de Tara Winstead em Pexels

1. Comercialização de Conteúdo Gerado por IA

Começamos esta lista citando como a Engenharia foi impactada pela chegada da Inteligência Artificial. Isso permitiu, por exemplo, a criação de sistemas de chatbots que geram uma melhor descrição de produtos e artigos. Além disso, outras operações, simples e complexas, puderam ser automatizadas; e, nesse cenário, a geração de conteúdo está em alta.

Além de oferecer serviços de conteúdo gerado por IA, criar plataformas próprias para essa finalidade pode ser uma oportunidade lucrativa.

2. Consultoria Especializada em IA para Empresas

As IAs vêm sendo aprimoradas já faz tempo. Porém, para nós, o acesso a elas – inclusive de modo gratuito – veio muito rápido, praticamente como um tsunami avassalador entre os anos de 2022 e 2023. Muitos empresários nem mesmo tiveram tempo para se preparar adequadamente para essa transformação de mercado. Por isso, quem está se saindo bem no momento são os consultores especialistas em IA para empresas.

A necessidade de incorporar a Inteligência Artificial nas operações das empresas só deve aumentar cada vez mais daqui para frente. Portanto, se você, empreendedor, ainda não domina bem as IAs, pode contar com profissionais no assunto, que sabem como aplicar as funcionalidades das novas ferramentas de maneira eficaz em diferentes setores.

3. Desenvolvimento de Aplicativos Potencializados por IA

Se deseja atingir melhor seu público-alvo ou facilitar para ele operações de comunicação, de compra e mais via plataformas da sua empresa, as IAs podem ajudar nisso. Essa tecnologia tem sido fundamental no desenvolvimento de aplicativos inovadores, capazes de atender demandas específicas do mercado.

Por exemplo, soluções para análise de dados e assistentes virtuais para setores especializados da economia. Aplicativos que integram IA para análise de capital têm facilitado muito as empresas, apontando soluções de gestão e mais para gerar renda significativa. São mesmo muitas oportunidades!

inteligência artificial
Imagem de Tung Nguyen por Pixabay

4. Arte Gerada por Inteligência Artificial

Várias empresas dependiam de profissionais terceirizados para geração de imagens para ilustrar seus produtos – incluindo conteúdo para web. Agora, o mercado se vê num novo momento, onde a arte é impulsionada por IA. Esse movimento tem crescido exponencialmente nos últimos tempos. Destaca-se que não está necessariamente tirando empregos, mas dando chances para profissionais criativos gerarem e comercializarem suas obras de arte criadas por IA.

Exemplos de negócios nessa linha são os serviços especializados de engenheiros de prompt, para criação de design de logotipos e gráficos utilizando Inteligência Artificial.

5. Marketing de Afiliados com IA para Empreendedores

Marketing de Afiliados é um tipo de estratégia de mercado bastante lucrativa, sobretudo para empreendedores que buscam monetizar seus blogs ou sites. Nesse caso, as IAs podem ajudar na identificação de palavras-chave de alto desempenho e, além disso, na seleção de produtos afiliados mais rentáveis. Ferramentas como Scaleo, ao incorporar IA, otimizam campanhas de afiliados, impulsionando as conversões e aumentando a receita.

inteligência artificial
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

6. Educação em Inteligência Artificial para Empreendedores

Para finalizar, é importante lembrar dos negócios gerados pensando nesse novo momento, onde muitos empreendedores buscam por uma educação em Inteligência Artificial. Precisa-se de profissionais que possam elaborar os conteúdos educacionais, ministrar aulas, apresentar workshops, palestras e mais. E até eles podem se valer das IAs, como uma forma de demonstrar, na prática, as vantagens do uso da tecnologia.

O uso da própria IA para criar recursos visuais e gerar ideias de conteúdo torna esse campo não apenas promissor, mas também acessível para os entusiastas da tecnologia.

Conclusão

Desejamos terminar este artigo reforçando a mensagem de que a Inteligência Artificial é hoje não apenas uma ferramenta, mas uma fonte robusta de oportunidades de negócios. Relembrando o que foi citado anteriormente: criação de conteúdo, consultoria e educação em IA. E esse campo vasto a ser explorado está se expandindo cada vez mais. Se você busca maximizar sua renda e explorar novas possibilidades, não fique de fora dessa tendência.

Aproveitar essas estratégias inteligentes e inovadoras não apenas gera lucro, mas também estabelece uma posição sólida em um mercado dinâmico e em constante evolução.

Leia Também: Como a Inteligência Artificial pode moldar o Futuro do Varejo Brasileiro?


Fontes: Meu Valor Digital, Meu Valor Digital 2.

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Gestão e Estratégia

Gamificação nos Negócios: O Caminho Divertido para o Sucesso Financeiro e Empresarial

Central Empreendedor

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Gamificação nos Negócios

O Central Empreendedor sempre trouxe para seus leitores dicas de oportunidades de negócios, sobretudo para novos empreendedores. Mas achamos interessante, neste momento, falar sobre uma tendência atual que é a gamificação ou “ludificação”, que pode impactar o aprendizado dos empreendedores e, ao mesmo tempo, engajamento através do entretenimento.

A técnica da gamificação se vale dos elementos de design de jogos, colocados em diferentes contextos teste, para simular atividades consideradas não divertidas pelos trabalhadores. No fim, o que se consegue é o estímulo máximo para que as pessoas possam atingir os seus objetivos, dando a elas uma sensação de gratificação de comprimento de tarefas à medida que avançam de fase em um jogo.

Aplicação da gamificação em diferentes áreas

A gamificação encontra aplicação em várias áreas, incluindo finanças pessoais, investimentos e negócios, onde pode ajudar a tornar temas complexos mais acessíveis e prazerosos.

Gamificação nos Negócios
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Tentando trazer o conceito mais para a nossa realidade, no contexto dos empreendedores, a gamificação pode ser uma ferramenta valiosa para o engajamento de equipes, o cumprimento de metas e até mesmo em treinamentos. Ela oferece a oportunidade de criar experiências envolventes que motivam as pessoas a alcançar seus objetivos, transformando tarefas aparentemente desafiadoras em atividades agradáveis e promovendo a construção de comunidades colaborativas. 

A gamificação se apresenta como uma abordagem versátil e eficaz para melhorar a experiência em diversos aspectos da vida e do trabalho.

Passos importantes para utilizar a gamificação de forma efetiva

É claro que a gamificação não é uma coisa tão simples de se aplicar quanto parece, mesmo contando com recursos tecnológicos poderosos. Para usá-la de forma realmente eficaz, o empreendedor deve seguir certo passo a passo. O Central Empreendedor apresenta isso em forma de resumo para você!

  1. Identifique o problema ou objetivo que deseja resolver com a gamificação.
  2. Compreenda o comportamento do seu público-alvo para adaptar as atividades de gamificação de acordo com suas preferências.
  3. Escolha as técnicas de gamificação mais adequadas ao seu contexto e público.
  4. Certifique-se de que a atividade seja divertida e envolvente, tornando a premiação secundária.
  5. Personalize a experiência para atender às necessidades individuais dos participantes, permitindo a aprendizagem prática.
  6. Estabeleça metas e desafios claros para motivar o progresso.
  7. Promova a comunidade e o envolvimento colaborativo.
  8. Monitore o desempenho e ajuste conforme necessário.

Dizem os especialistas de mercado que o segredo para o sucesso da aplicação da gamificação está na adaptação das técnicas às necessidades específicas – que vão mudar caso a caso.

Gamificação nos Negócios
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Possíveis efeitos negativos da gamificação

No entanto, é importante destacar que a gamificação também pode ter efeitos negativos, como desmotivação entre os “perdedores” dos jogos e a perda do propósito original da atividade. Existe até mesmo o risco de criar uma dependência excessiva de recompensas externas, o que pode minar a motivação intrínseca. 

Também é importante considerar que a gamificação pode levar à alienação de alguns participantes, que podem percebê-la como uma tentativa de manipulação de seu comportamento. A desigualdade de acesso e o potencial para viciar em atividades gamificadas são outras preocupações a serem consideradas. 

Portanto, sua aplicação deve ser cuidadosamente planejada e monitorada. Deve-se ponderar cuidadosamente o design e os objetivos, a fim de minimizar esses efeitos negativos e promover uma experiência mais equilibrada e benéfica para todos os envolvidos.

Gamificação nos Negócios
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Métodos para a aplicação da gamificação nos negócios

São algumas técnicas de gamificação com explicações resumidas:

  • Storytelling Imersivo: Envolve contar uma história envolvente que incorpora elementos do jogo, como personagens, enredos e desafios, para cativar os participantes e mantê-los engajados.
  • Sistema de Pontos: Os participantes ganham pontos ao realizar tarefas ou atingir objetivos. Isso cria um senso de realização e competição saudável, incentivando o engajamento contínuo.
  • Missões ou Desafios: Os usuários são atribuídos a missões ou desafios específicos a serem cumpridos. Concluir essas tarefas recompensa os participantes e promove a participação ativa.
  • Recompensas Virtuais: Oferecer recompensas virtuais, como distintivos, troféus ou emblemas, aos usuários por suas conquistas. Isso cria um senso de realização e prestígio.
  • Níveis e Progressão: À medida que os participantes avançam, eles desbloqueiam níveis mais altos com desafios mais difíceis. Isso mantém o interesse e motivação, promovendo a progressão.
  • Elementos de Competição: Adicionar elementos de competição, como corridas ou concursos, para criar emoção e desafio.
  • Feedback Social: Compartilhar conquistas e atividades dos participantes nas redes sociais, permitindo que eles mostrem suas realizações aos amigos e incentivem outros a participar.
  • Economia Virtual: Introduzir moedas virtuais ou outros tipos de economia dentro do jogo para comprar itens ou atualizações, aumentando o interesse a longo prazo.

Exemplos de empresas que utilizam a gamificação

Olhando para a situação do mercado atual, a gamificação pode ser essencial para o sucesso dos negócios. Além dos métodos tradicionais para promover o engajamento, muitas empresas já adotam treinamentos por aplicativos, por exemplo. São empresas que já estão colhendo benefícios pela gamificação:

  • Gerdau: Utilizou realidade virtual para treinamentos em segurança, envolvendo 2.500 funcionários em uma competição lúdica e educativa.
  • Banco Santander: Usou o aplicativo BRAVI/quiz para capacitar equipes de vendas, proporcionando aprendizado divertido e eficiente.
  • Todeschini: Implementou a gamificação para impulsionar pedidos de orçamentos, resultando em um aumento de 18% nas solicitações.
  • Ford Motor: Utilizou jogos para treinar equipes de vendas, aumentando o uso dos portais em 417% e melhorando as vendas.
  • Walmart: Treinou funcionários com realidade virtual para avaliar a assimilação do conteúdo e o desempenho em situações reais.

Fontes: O Estadão.

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