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Carreira

O poder da Marca Pessoal: como ela afeta o sucesso dos empreendedores

Central Empreendedor

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Personal Branding ou Marca Pessoal

De acordo com uma pesquisa conduzida pela Universidade de Albert Ludwigs, na Alemanha, somos capazes de formar opiniões e julgamentos sobre outras pessoas em questão de segundos. No entanto, o mesmo pode acontecer conosco. Jeff Bezos, fundador da Amazon, uma vez afirmou que nossa “Marca Pessoal” é como somos percebidos pelos outros quando não estamos presentes. Mas podemos controlar a maneira como nos apresentamos em determinados ambientes e contextos, o que é conhecido como “primeira impressão”.

O que é Personal Branding ou Marca Pessoal?

“Marca Pessoal” é um processo que envolve a construção de uma reputação positiva. No entanto, é importante destacar que isso não se trata apenas de se os outros nos veem como líderes. Na verdade, a construção de uma marca pessoal envolve a compreensão de nossa própria identidade e dos valores que orientam nossas decisões. É um processo natural que deve ocorrer sem o desejo de autopromoção excessiva.

Uma Marca Pessoal forte é a ferramenta ideal para empreendedores que desejam atrair oportunidades de negócios autênticas e, ao mesmo tempo, fornecer valor agregado ao seu público-alvo.

Como uma Marca Pessoal pode atrair oportunidades de sucesso?

Segundo especialistas, a construção de uma Marca Pessoal pode ter um impacto significativo nas relações interpessoais e profissionais, resultando em oportunidades de sucesso. 

No mundo do empreendedorismo, isso se traduz em uma realidade inegável: as pessoas preferem fazer negócios com outras pessoas, e não apenas com empresas. Isso ocorre porque, além das transações comerciais, a confiança e a empatia desempenham um papel fundamental na construção de relacionamentos sólidos e duradouros. E é exatamente isso que uma marca pessoal forte pode proporcionar: a possibilidade de criar conexões significativas que vão além das transações comerciais.

Mesmo que um empreendedor nunca tenha considerado a importância de uma Marca Pessoal, é importante saber que ele já possui uma, consciente ou inconscientemente. A partir de agora, é fundamental começar a trabalhar de forma intencional essa marca. Tal estratégia pode ser altamente eficaz para melhorar a posição no mercado e fornecer aos clientes uma compreensão clara de quem é o empreendedor e o que sua empresa tem a oferecer. Ao reforçar positivamente a percepção do seu negócio, é possível aumentar a fidelidade dos clientes e construir uma base sólida para o sucesso futuro.

Como criar uma Marca Pessoal poderosa?

Embora possa parecer fácil, criar uma marca pessoal para empreendedores requer uma abordagem cuidadosa e intencional. 

Em primeiro lugar, é preciso reconhecer que o produto é o próprio empreendedor. E a única forma de ter controle sobre isso é através do autoconhecimento e análise, que constituem a etapa mais importante do processo de Personal Branding. Além disso, é crucial ser autêntico e aperfeiçoar os atributos naturais, como inteligência emocional e habilidades de comunicação. Somente assim será possível construir uma marca pessoal forte e impactante, capaz de atrair oportunidades significativas e desenvolver relações duradouras com os clientes.

Personal Branding ou Marca Pessoal
Imagem de stockking em Freepik

Os especialistas em marketing garantem que uma Marca Pessoal eficaz geralmente apresenta cinco características-chave, que são a autenticidade, proposta de valor, visibilidade, consistência e planejamento. E para alcançar essas características, é necessário seguir um caminho estruturado, que pode ser dividido nas etapas a seguir:

“O que”

É comum que muitas outras pessoas ofereçam os mesmos serviços ou produtos, ou falem sobre os mesmos tópicos. Essas são as habilidades e competências da pessoa. No entanto, para se destacar no mercado, é preciso identificar os fatores que vão além das habilidades e competências e que tornam a pessoa única. São esses fatores que atraem o público certo para a pessoa e ajudam a construir uma marca pessoal forte e duradoura.

“Como”

O “como” de uma pessoa é o que a torna única. Trata-se de seus valores, modo de trabalhar, visão de mundo e personalidade – tudo o que a define. Cada pessoa aborda os assuntos de maneira diferente e se comunica de forma única. Essa individualidade não se trata de inventar uma personalidade, mas sim de uma mudança na percepção de si mesmo.

“Por que”

Compreender o propósito é fundamental para entender o motivo pelo qual se faz o que se faz, o que torna o trabalho significativo e o que motiva a persistir nos momentos difíceis.

“Quem”

Ao buscar a construção de relacionamentos, é importante ter em mente que o objetivo deve ser a construção de relacionamentos verdadeiros, baseados em qualidade e não em quantidade.

É importante considerar as características das pessoas com as quais se busca se conectar, como, por exemplo, se são empreendedores ou estudantes. É claro que esse foco pode mudar ao longo do tempo, de acordo com a evolução da atuação no mercado e os serviços oferecidos, mas é fundamental ter em mente quem é a pessoa com quem se quer se conectar.

“Canais”

Ao considerar a comunicação, é importante decidir a plataforma que melhor atende às suas necessidades. Ao mesmo tempo, é importante escolher um formato com o qual você se sinta confortável e possa gradualmente desenvolver habilidades adicionais para expandir seu alcance. Assim, você decidirá onde deseja se comunicar, seja nas redes sociais, um canal no YouTube, um blog ou um podcast.

“Conteúdo”

A relação entre o Branding e o Marketing de Conteúdo é estreita, já que é por meio do conteúdo produzido que se constrói a credibilidade de uma marca. O conteúdo deve comunicar a identidade, expertise e a capacidade da empresa em ajudar as pessoas. 

É importante evitar imitar outras marcas e se concentrar em ser autêntico e verdadeiro. Muitas pessoas podem sentir-se intimidadas na hora de criar seu próprio material de propaganda, porém é essencial manter-se fiel a si mesmo e criar conteúdo de forma natural, seja em formato de vídeo, texto ou áudio. Enfim, é importante agir como se estivesse conversando pessoalmente com alguém que precisa de ajuda.


Fontes: Revista Exame

Carreira

Como transformar sua carreira em 2024: novas perspectivas para os empreendedores

Central Empreendedor

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sucesso na carreira em 2024

O Central Empreendedor apresenta uma proposta para você: aproveite esses períodos das festas para fazer um balanço da sua trajetória de carreira, traçando novos objetivos no mercado e considerando suas metas para o futuro.

Um ano está acabando e outro começando; é como dizer que uma porta se fecha e outra se abre, cheia de novas perspectivas e chances de recomeçar. Aliás, 2024 pode ser o ano certo para você empreender!

sucesso na carreira em 2024
Imagem de Alexander Suhorucov em Pexels

Elaboramos uma lista de dicas que podem ajudar a transformar sua carreira em 2024. Confira!

1. Comece o próprio negócio

Especialistas de mercado apontam que o ano de 2024 pode ser muito favorável para quem deseja começar um novo negócio. Tem uma ideia inovadora que deseja tirar do papel? Agora é a hora! Mas lembre-se que empreender pode ser tarefa desafiadora. Então, acredite no seu potencial, trabalhe duro, assuma riscos e prepare-se para lidar com os obstáculos.

2. Invista em si

Independente de você ser um empreendedor ou prestar serviços para uma empresa, é importante investir em si. Estamos falando, portanto, em se manter sempre atualizado, realizando cursos, participar de eventos, ler livros e artigos, conversar com colegas de profissão, e mais. Além disso, vale desenvolver ou aprender habilidades e competências profissionais (soft skills e hard skills), desde comunicação à empatia, paciência e inteligência emocional.

3. Faça networking de forma estratégica

Networking é um jeito estratégico de criar uma rede de contatos, incluindo possíveis clientes, parceiros, investidores e colegas de profissão que possam lhe ajudar a alcançar mais sucesso no mercado. Essas pessoas podem lhe oferecer o suporte necessário para crescer na carreira; além disso, oportunidades e construir relacionamentos que podem te ajudar a alcançar seus objetivos. Mas para fazer networking, é preciso ir aos lugares certos, como feiras e eventos, e se manter ativo nas redes sociais.

sucesso na carreira em 2024
Imagem de Alexander Suhorucov em Pexels

4. Busque um mentor para sua carreira

Buscar orientação de um mentor experiente também pode ser uma excelente ideia. Um mentor é alguém que oferece valiosos conselhos, auxiliando no desenvolvimento das suas habilidades. Além disso, essa figura pode direcionar você para oportunidades que impulsionarão seu crescimento profissional.

5. Exija reconhecimento

Você, como prestador de serviços, se está se esforçando, cumprindo com as suas obrigações da melhor maneira possível, não tenha vergonha de exigir reconhecimento pelo bom trabalho. Inclusive, em momento oportuno, também peça um aumento ou promoção.

Claro que empreendedores não têm chefes. Portanto, nesse caso, o reconhecimento precisa vir de você mesmo. Como forma de recompensa, permita-se, por exemplo, fazer pequenas pausas ou adquirir algo que você aprecie, respeitando seu orçamento. Além disso, é essencial valorizar suas conquistas compartilhando-as em perfis como o LinkedIn.

6. Saia da sua zona de conforto

Todo empreendedor precisa, em algum momento da vida, sair da sua zona de conforto, assumindo riscos, aceitando desafios e experimentando coisas novas. Essa disposição para o desconhecido é muitas vezes um ponto crucial no caminho para o sucesso empresarial. E 2024 deve exigir isso de todos nós!

7. Busque mais

Ainda sobre essa questão de não se acomodar, de assumir riscos e estar sempre em busca de mais, o empreendedor de sucesso deve saber como se desafiar. Especialistas de mercado apontam que 2024 trará como temas a sustentabilidade, as inteligências artificiais, o metaverso, a economia de duas velocidades, e muitas outras tendências. Não deixe passar essas oportunidades profissionais ao mesmo tempo que evolui como indivíduo. 

A busca pelo crescimento é um ciclo contínuo que enriquece não só sua vida profissional, mas também sua jornada pessoal.

sucesso na carreira em 2024
Imagem de Sora Shimazaki em Pexels

8. Aceite o fracasso

Se até agora tem sido desafiador, concentre-se em 2024 em superar suas falhas. Use os erros passados como lições valiosas, mas não se permita desistir. O fracasso é uma parte natural do percurso empreendedor; encare-o como um degrau no caminho do crescimento no mercado. Aprender com as quedas é uma habilidade crucial para o sucesso a longo prazo.

Encare as falhas como oportunidades de aprendizado. Analise o que deu errado, ajuste seu caminho e siga em frente com essas lições.

9. Seja você mesmo

Pode parecer uma frase piegas, mas não tente ser alguém que você não é. Destaque-se no mercado pela sua autenticidade, suas qualidades, seus valores genuínos, sua personalidade única. Ser verdadeiro com você mesmo, honesto e humilde ajudará a ganhar respeito do mercado. Pense nisso!

sucesso na carreira em 2024
Imagem de Ketut Subiyanto em Pexels

10. Faça uma pausa

Por fim, voltando à questão de saber se valorizar, é importante cuidar de si. Coloque sua saúde física e mental em primeiro lugar antes dos negócios. Trabalhar estressado e doente não ajudará em nada. Quando estiver esgotado, descanse, relaxe, recarregue as energias. Inclusive, isso contribui para uma maior produtividade.

Como essas dicas podem ser aplicadas na prática

  • Em 2024, identifique uma ideia e elabore um plano de negócios. Pesquise o mercado, valide sua proposta e inicie gradualmente.
  • Programe-se para realizar cursos relevantes, participe de eventos da sua área, mantenha-se atualizado e trabalhe no aprimoramento das suas habilidades.
  • Programe-se para frequentar eventos do seu setor, utilize redes sociais profissionais e procure estabelecer conexões genuínas com pessoas que podem ser úteis para seu crescimento.
  • Identifique profissionais experientes que possam orientá-lo, estabeleça uma relação de aprendizado e esteja aberto a conselhos valiosos.
  • Busque feedbacks construtivos.
  • Esteja atento às tendências emergentes no mercado e esteja preparado para adaptar-se e evoluir suas estratégias conforme as demandas futuras.
  • Priorize sua saúde física e mental, estabeleça limites saudáveis entre trabalho e descanso para garantir sua produtividade e bem-estar.

Fique esperto! O mais importante é ser proativo e estar disposto a trabalhar duro. Ao seguir essas dicas, você estará no caminho certo para alcançar o sucesso profissional, transformando sua carreira em 2024.

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Fontes: Forbes.

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Carreira

Impactos da reforma tributária: Oportunidades e desafios para os empreendedores

Central Empreendedor

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Reforma tributária

Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou a reforma tributária para o Brasil. Essa medida tem como objetivo simplificar a cobrança de impostos no país, substituindo cinco tributos por dois Impostos sobre Valor Agregado (IVAs). 

A reforma chega com o intuito de reduzir a burocracia e os custos para os empresários, beneficiando empreendedores com menos impostos a serem pagos. Porém, o período de transição está previsto para ocorrer entre 2026 e 2032. Nesse hiato do processo legislativo da reforma, detalhes como a alíquota e outras questões serão discutidas e estabelecidas. Confira mais informações sobre o tema no texto a seguir, do Central Empreendedor!

Reforma tributária
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Como as mudanças propostas pela reforma tributária afetarão os empreendedores?

Antes de tudo, vale dizer que a reforma afetará diretamente as empresas de médio porte, enquanto as micro e pequenas empresas, que se enquadram no Simples Nacional, não serão obrigadas a aderir às mudanças, mas podem ser impactadas indiretamente.

Mas, no geral, a reforma pode beneficiar os empreendedores, pois, com menos impostos, eles gastarão menos tempo e dinheiro para cumprir suas obrigações fiscais. Além disso, a eliminação da “bitributação” permitirá que as empresas descontem o valor já pago em etapas anteriores da cadeia produtiva. Finalmente, isso poderia atrair os empreendedores do Simples Nacional que obtenham descontos significativos justamente nesse imposto pago em etapas anteriores.

Ao mesmo tempo, quanto aos negócios de médio porte, o que acontece é que tais empresas, que estão no meio da cadeia produtiva, como pequenas indústrias e comércios de atacado que atendem pessoas jurídicas, podem não ver tanta vantagem na mudança para o IVA. Por exemplo, os prestadores de serviços podem não obter vantagens significativas, uma vez que seus maiores gastos não dependem de uma cadeia de produção.

Reforma tributária
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Quais tributos serão substituídos pela proposta de dois Impostos sobre Valor Agregado (IVAs)?

Atualmente, a bitributação é um problema que ocorre quando uma mesma atividade econômica é tributada mais de uma vez pelos impostos. Nesse sentido, a nova reforma tributária busca tratar esse problema por meio da unificação de cinco tributos em dois Impostos sobre Valor Agregado (IVAs), com gestão compartilhada entre a União e estados/municípios. 

Dessa maneira, essa unificação elimina a cobrança repetida de impostos ao longo da cadeia produtiva, permitindo que as empresas deduzam o valor já pago em etapas anteriores.

Seja como for, é importante destacar que a alíquota do IVA ainda não foi definida. De fato, durante o período de transição, serão necessárias ainda muitas discussões e definições do processo legislativo. Por hora, em resumo, os tributos que serão substituídos pela proposta de dois IVAs são:

  • PIS (Programa de Integração Social), 
  • Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), 
  • IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), 
  • ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) estadual, e
  • ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) municipal.

Com efeito, a gestão compartilhada dos Impostos sobre Valor Agregado (IVAs) será feita pela União e pelos estados/municípios.

Leia Também: Implicações de ser empreendedor informal vs formal no Brasil: O que você precisa saber

Quais são os critérios para as empresas permanecerem no regime do Simples Nacional?

Como já explicado, a adesão ao Imposto sobre Valor Agregado (IVA) pode atrair empreendedores do Simples Nacional devido à redução da burocracia e possíveis benefícios fiscais.

A princípio, a possibilidade de descontar o valor já pago em etapas anteriores da cadeia produtiva pode atrair aqueles que buscam aumentar sua competitividade. No entanto, a decisão de migrar para o IVA dependerá da atividade da empresa e de sua capacidade de obter descontos significativos.

Os critérios para as empresas permanecerem no Simples Nacional são baseado, por certo, em limites de faturamento anual, sendo as que podem aderir ou permanecer no regime:

  • Microempreendedores Individuais (MEI) com faturamento de até R$ 81 mil,
  • Transportadores autônomos de cargas com faturamento de até R$ 251,6 mil,
  • Microempresas com faturamento de até R$ 360 mil,
  • Empresas de pequeno porte com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.

Todavia, isso dependerá da atividade da empresa. Só que ainda há mais incertezas do que certezas com relação a todos os impactos diretos e indiretos sobre empreendedores. Por isso, calma!

Nós, do Central Empreendedor, continuaremos atentos às notícias e logo traremos mais atualizações para compartilhar com vocês!

Reforma tributária
Imagem de pressfoto em Freepik

Fontes: G1, Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, Poder 360, SC Todo Dia.

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Carreira

Conheça 10 características fundamentais para um líder empreendedor

Central Empreendedor

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líder empreendedor

Sabia que a liderança desempenha um papel crucial no empreendedorismo? Pois, então, um líder empreendedor seria capaz de influenciar e inspirar as pessoas a alcançarem metas em comum. E como ele faz isso? Simples! Ele combina as habilidades de liderança com a mentalidade empreendedora, ao imaginar, desenvolver e realizar visões. Isso lhe permite fazer projetos crescerem e prosperarem – sempre assumindo riscos, claro.

Quais as similaridades entre o espírito de líder e espírito empreendedor?

Antes de tudo, precisamos destacar que existem aspectos similares entre liderança e empreendedorismo, começando pelas que citamos antes, como a capacidade de motivar, inspirar e influenciar os outros. Ambos envolvem assumir responsabilidade, tomar decisões e liderar equipes para alcançar objetivos.

Um líder empreendedor é capaz de identificar oportunidades, criar algo novo e transformar ideias em negócios concretos e produtivos. Essa combinação de liderança e mentalidade empreendedora forma uma parceria poderosa para o sucesso.

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Como diferenciar um líder empreendedor dos demais profissionais?

Um líder empreendedor é considerado um dos perfis de destaque na atualidade por causa da demanda por profissionais fortes, decididos e capazes de liderar em diversos setores de atuação. Além disso, o empreendedorismo está se tornando um objetivo de vida para muitas pessoas, o que ressalta a importância de líderes empreendedores. 

Em verdade, o que diferencia esse profissionais dos demais é puramente essa capacidade de inspirar e motivar as pessoas. Mas o que encanta é, de fato, saber como transformar visões em realidade.

Esses líderes combinam habilidades de motivação, comando preciso, desenvolvimento de planos e estimulam a produtividade e satisfação dos funcionários enquanto fazem crescer e prosperar um novo negócio.

Agora, tenha em mente que um líder empreendedor não apenas busca o sucesso pessoal, mas também ajuda seus funcionários a compreenderem a importância de suas próprias ações, contribuindo para o desenvolvimento da empresa e para o crescimento pessoal e profissional de cada indivíduo.

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Quais são as principais características de um líder empreendedor?

1. Respeito e empatia

A fim de conquistar a simpatia de sua equipe, um líder deve demonstrar respeito por todos os envolvidos, além de ter a capacidade de identificar emoções e se colocar no lugar dos outros.

2. Busca por conhecimento

O líder empreendedor valoriza a pesquisa e busca informações de diversas fontes, não se contentando com o conhecimento superficial.

3. Comunicação clara e eficiente

Saber se comunicar de forma clara, objetiva e eficiente é fundamental para um líder empreendedor. Dessa forma, facilita o entendimento e evita falhas na comunicação.

4. Coragem para enfrentar desafios e falhas

Um líder é corajoso e enfrenta os mais variados desafios, tomando decisões importantes e assumindo riscos necessários.

Além disso, reconhece seus erros, assume a responsabilidade por eles e transforma essas situações em aprendizado, demonstrando coragem para lidar com adversidades e crescer a partir delas.

líder empreendedor
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5. Humildade e reconhecimento

Ser humilde, acessível e reconhecer o potencial e os bons trabalhos dos funcionários são características intrínsecas dos líderes empreendedores.

6. Abertura para o diálogo

Um líder empreendedor está aberto ao diálogo e sabe ouvir diferentes perspectivas, valorizando a diversidade de opiniões e experiências.

7. Autoconfiança equilibrada

O líder possui confiança em si mesmo e em suas habilidades, transmitindo segurança e inspirando confiança em sua equipe.

8. Empatia e inteligência emocional

A capacidade de se colocar no lugar do outro e entender as emoções é fundamental para um líder empreendedor, permitindo a criação de relações respeitosas e soluções inteligentes.

9. Organização e planejamento

Ademais, um líder é organizado e possui um planejamento consistente, entendendo a importância de cada etapa e trabalhando de forma ordenada para alcançar resultados positivos.

10. Iniciativa e proatividade

Por fim, um líder empreendedor é proativo e toma a iniciativa, sendo o motor que impulsiona projetos e atividades, além de trabalhar lado a lado com sua equipe.

líder
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Lembre-se: busque autoconhecimento para identificar seus pontos fortes e áreas de melhoria. Com efeito, isso permitirá traçar um plano para se tornar um líder mais completo e preparado, capaz de inspirar e auxiliar as pessoas a alcançarem seu máximo potencial.

Leia Também: Descubra se você tem um espírito empreendedor: os sinais reveladores


Fontes: Blog Convenia, JRM Coaching Editora Aprenda Fácil, G1.

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