Empreendedorismo

Reinventando-se no Mercado: Descubra as Tendências e Oportunidades para Empreender

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Nestes últimos anos, com tantos altos e baixos do mercado, alguns empreendedores decidiram deixar de lado a instabilidade e insegurança e abandonar de vez os seus negócios, retornando ao mercado de trabalho. A ideia deles é ir atrás de novas oportunidades para afastar as frustrações. Só que essa escolha não deve ser carregada de culpa, mas sim encarada com muita autoconfiança e objetividade!

As razões para desistir do empreendedorismo podem incluir, por exemplo, a descoberta de maior aptidão para outras funções. Por outro lado, pode ser também insucesso nos negócios. E quando isso acontece é muito triste! Pensando nisso, o Central Empreendedor traz esta lista das melhores oportunidades e tendências de negócios. A ideia é lhe ajudar antes de desistir do seu sonho de ser empreendedor. Confira!

Novos comportamentos e percepções do consumidor

Para os empreendedores, entender os novos comportamentos e percepções do consumidor em relação aos produtos e experiências é importante por várias razões. Primeiramente, esses conhecimentos permitem que os empreendedores identifiquem oportunidades de negócio e se adaptem às mudanças do mercado, garantindo sua competitividade. Além disso, compreender as preferências e valores dos consumidores ajuda a criar produtos e serviços que atendam às suas necessidades, o que aumenta as chances de sucesso.

Nesse sentido, alguns dos valores que estão se tornando mais relevantes para os consumidores são eficiência, praticidade, transparência, inclusão, sustentabilidade e ética.

Atualmente, os consumidores estão buscando marcas proativas, que ofereçam soluções práticas e transparentes, e que estejam alinhadas com seus valores pessoais. Portanto, a busca por inclusão, sustentabilidade e ética influencia as escolhas dos consumidores, levando-os a preferir marcas que compartilhem desses mesmos valores e que busquem atender suas necessidades específicas.

Novos perfis de consumidor no mercado

Os três novos perfis de consumidor identificados pelos especialistas do mercado são:

  • Antecipadores: Esse grupo de consumidores é cauteloso e prioriza a estabilidade e segurança. Eles buscam ações otimizadas e as oportunidades de negócios para esse perfil estão principalmente no varejo. Enfim, algumas oportunidades para esse grupo incluem formas de reabastecimento na própria loja, frequência maior de lançamentos, descontos e recompensas.
  • Novos românticos: Esse perfil de consumidor surge com necessidades decorrentes de uma rotina de trabalho intensificada durante a pandemia. Eles valorizam o sossego e estão fugindo dos grandes centros urbanos. Por vezes, as oportunidades de negócios para esse grupo podem incluir investir em iniciativas com significados de sustentabilidade e experiências que ampliem o bem-estar.
  • Condutores: Os consumidores do perfil “condutores” possuem alta flexibilidade cognitiva, são multitalentosos e estão sempre dispostos a serem multitarefas. Para esse grupo, destacam-se oportunidades como aventuras virtuais, novas interações de consumo e até mesmo uma interação gamificada, em que o consumidor pode comprar, se divertir e até mesmo aprender.

Dicas e tendências de negócios destacadas

Mercado varejista

O varejo físico deve se adaptar às preferências dos consumidores, que valorizam compras próximas de casa. As oportunidades neste setor incluem a relocalização de pontos de venda, investimento em filiais próximas às rotas dos clientes e a reformulação de lojas de conveniência e minimercados.

Imagem de Pexels por Pixabay

Serviços de entrega (delivery)

Os serviços de entrega são uma forma eficiente de atender às demandas dos clientes sem comprometer a qualidade. A alta demanda por delivery cria oportunidades de negócio na logística de transporte, embalagens específicas, gestão de frota e infraestrutura para pontos de retirada e dark stores (centros de distribuição para compras online).

Imagem de Kai Pilger por Pixabay

Alimentação de qualidade

Os consumidores brasileiros estão cada vez mais interessados em alimentos orgânicos e saudáveis, o que abre oportunidades para empreender nesse segmento. Modelos de assinatura de produtos como ovos, frutas, legumes e verduras são exemplos de negócios que atendem a esse nicho. Além disso, a demanda por alimentos saudáveis também se estende ao setor pet.

Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay

Sustentabilidade

A preocupação dos consumidores com a sustentabilidade e a durabilidade afeta o setor de construção e o segmento de artigos para o lar. Há uma maior procura por móveis duráveis e produtos com certificação de origem ecológica. Isso cria oportunidades para empresas que atuam ou pretendem atuar nesse mercado.

Imagem de Freepik

Bem-estar

Para concluir, devemos lembrar que, após a pandemia, o bem-estar se tornou uma prioridade para os brasileiros. Isso pode gerar oportunidades de negócio no setor da beleza, comércio de roupas confortáveis e adequadas para uso em casa, pijamas personalizados, calçados confortáveis, velas, incensos e objetos de uso doméstico relacionados ao bem-estar.

Imagem de Freepik

É importante destacar que as oportunidades de negócios mencionadas são apenas algumas das possibilidades que podem surgir para cada perfil de consumidor, e que outras oportunidades podem se destacar dependendo do contexto e da criatividade dos empreendedores.

E aqui vai uma dica final: reflita sobre a melhor decisão para você de forma independente, desconsiderando opiniões externas.

Leia mais: Tendências de mercado para microempresas em 2023: o que você precisa saber


Fontes: Portal Correio, Terra.

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