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Tecnologia

Tecnologia ChatGPT para empreendedores: como maximizar seus resultados

Central Empreendedor

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ChatGPT

Durante o Fórum Econômico Mundial de 2023, em Davos, na Suíça, o presidente executivo da empresa Palantir Technologies, Alex Karp, afirmou que a Inteligência Artificial pode trazer recursos interessantes para várias áreas do mercado, até mesmo militar. Ele ainda acrescentou que o país que investir primeiro nisso irá se sobressair da concorrência e pode “definir a lei” de uso desta tecnologia. Nesta linha, vale você, empreendedor, já ir se habituando a temas como Inteligência Artificial (IA) e chatbots, como o ChatGPT.

O que é ChatGPT

ChatGPT
Imagem reproduzida de openai.com

O ChatGPT é uma tecnologia incrível – e, ao mesmo tempo, assustadora . Ela tem ganhado muito espaço nas mídias, com especialistas de todas as áreas usando seu exemplo para avaliar o impacto do uso da Inteligência Artificial em nosso cotidiano. Em menos de uma semana após o seu lançamento, já havia um milhão de usuários inscritos. E chegou a representar uma ameaça ao sistema do Google, ganhando a atenção de muitos investidores ao redor do mundo.

Enquanto este lançamento encantou, a novidade também fez algumas pessoas refletirem sobre como podem se beneficiar da criação de textos e outros conteúdos através de softwares.

A saber, o ChatGPT é um chatbot, programado para simular a conversação humana usando tecnologia de linguagem GPT-3.5. Ele foi desenvolvido pela OpenAi, treinando uma enorme quantidade de dados de texto de várias fontes. E funciona como um diálogo, onde o usuário lança questões e obtém respostas através de uma conversa por texto.

Exemplo de caso

O ChatGPT consegue fazer responder aos usuários recorrendo ao vasto banco de textos na Internet – incluindo publicações em redes sociais, blogs, artigos e portais. Então, o que o usuário precisa fazer é “jogar” para o software as perguntas certas. Ao perguntar a mesma coisa de jeitos diferentes, será possível obter respostas variadas. Aliás, que não se tratam de cópias de trechos de textos prontos na Internet, mas parágrafos elaborados com autenticidade com base neles.

O designer norte-americano Anmaar Reshi fez um teste. Ele “conversou” com o ChatGPT. E, assim, conseguiu “escrever” em 3 dias ou 72 horas um livro infantil contando a história de uma garota e seu amigo robô Sparkle. Para ilustrar o trabalho de peça literária, ele utilizou o software Midjourney, que é um criador de artes automáticas. Mas o resultado foi mal avaliado. Alguns leitores deram o feedback de que a escrita do livro parecia rígida e vazia, com ilustrações sem sentido, aleatórias e com vários erros.

Vantagens e desvantagem do ChatGPT

ChatGPT
Imagem reproduzida de openai.com

O caminho é este! A ideia dos criadores do ChatGPT é aprimorar essa tecnologia para que ela fique cada vez mais rápida, precisa e inteligente. Desse jeito nós poderíamos a integrar a sistemas de outras empresas, como Alexa ou Siri, por exemplo.

O legal é que este chatbot tem potencial para criar um grande volume de textos coerentes, semelhantes aos escritos por humanos, algo útil para tarefas como redação de conteúdo, design de diálogo e tradução automática.

Nesse sentido, o ChatGPT pode ser personalizado para atender as necessidades das empresas, como para atendimento aos clientes, geração de conteúdo, gestão de dados, e mais.

O problema é que seus textos, baseados em dados estatísticos, ainda não são sempre perfeitos. O sistema da OpenAI ainda pode ter dificuldade para lidar com certos tópicos ou informações que não fazem parte de seu conjunto de dados de treinamento. Inclusive, há uma dependência de dados de treinamento de qualidade para o fornecimento de respostas precisas.

Profissões que podem usar o ChatGPT

ChatGPT
Imagem de Pixabay
  • Atendimento ao cliente: ChatGPT pode ser usado para criar assistentes virtuais automatizados que podem responder perguntas comuns dos clientes e solucionar problemas.
  • Redação de conteúdo: ChatGPT pode ser usado para gerar textos automatizados, como artigos de notícias, descrições de produtos e postagens de blogs.
  • Design de diálogo: ChatGPT pode ser usado para desenhar e desenvolver diálogos para jogos, aplicativos de conversação e assistentes virtuais.
  • Tradução automática: ChatGPT pode ser usado para traduzir textos de uma língua para outra de forma automática.
  • Psicologia e comportamento humano: ChatGPT pode ser usado para modelar e simular conversas humanas para estudar comportamento humano em comunicação.

Empreendimentos x ChatGPT

  • Atendimento ao cliente automatizado: ChatGPT usado para responder perguntas comuns dos clientes e solucionar problemas, liberando os funcionários para se concentrar em tarefas mais importantes.
  • Geração de conteúdo: ChatGPT usado para gerar textos automatizados, como descrições de produtos, postagens de blogs e artigos de notícias, o que pode ajudar a economizar tempo e esforço.
  • Design de diálogo: ChatGPT usado para desenhar e desenvolver diálogos para jogos, aplicativos de conversação e assistentes virtuais, o que pode ajudar a melhorar a interação com os clientes e aumentar a satisfação do cliente.
  • Análise de dados: ChatGPT usado para analisar dados de conversação, como sentimento, tendências e comportamento do cliente, o que pode ajudar a identificar oportunidades de negócios e melhorar a tomada de decisão.
  • Tradução automática: ChatGPT usado para traduzir textos de uma língua para outra de forma automática, o que pode ajudar a expandir o alcance do negócio para novos mercados.

Discussões no Fórum Econômico Mundial

De fato, pela lista apresentada anteriormente, pode-se prever que o ChatGPT tem um grande potencial de mercado. Inclusive, a tecnologia chegou a ser citada em discussões entre governantes e representantes de grandes empresas no Fórum Econômico Mundial de 2023, conforme foi relatado em matéria da Reuters. A agência de notícias destacou, por exemplo, a palestra sobre ferramentas de IA do CEO da Microsoft, que também investe nos produtos da Redmond.

Na conclusão deste texto, vamos tomar a Microsoft como outro exemplo de caso. Ela investe neste tipo de tecnologia visando utilizar as soluções da OpenAI, incluindo o ChatGPT, para melhorar o mecanismo de busca para poder concorrer com o Google. Já outra empresa, a Cloudflare, distribuidora de conteúdo, serviços de segurança da Internet e serviços de servidor de nome de domínio distribuído, deseja usar o recurso como programador júnior, para escrever código na plataforma Workers e quer aproveitar as capacidades do chatbot no atendimento aos clientes.


Fontes: O Estadão, Edital Concursos Brasil, TecnoMundo, Engenharia 360.

Empreendedorismo

Principais tendências empresariais a serem observadas em 2024: fique à frente da curva

Central Empreendedor

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tendências empresariais 2024

O ano de 2024 promete começar já com grandes oportunidades. Os especialistas já preveem novas tendências empresariais que devem impactar diversos setores da economia brasileira. Pensando nisso, o Central Empreendedor trouxe um compilado de informações para ajudar você, empreendedor, a ficar por dentro dessas tendências e, assim, manter seu negócio sempre competitivo e próspero no mercado. Explore as dicas a seguir e se prepare para o novo ano!

Inovação contínua

O mercado, assim como a vida, está em constante transformação. E o empreendedor também precisa se preparar bem para tais mudanças. Ao mesmo tempo, deve saber quando mudar para se manter em alta no mercado, saindo na frente e assumindo uma vantagem competitiva. Pode-se dizer que este é um dos grandes segredos do sucesso empresarial! 

Você, como empreendedor, não deve temer essas transformações. Na verdade, deve abraçar as novas tecnologias e os novos modelos de negócios ao máximo e assim que possível – claro que no momento adequado para sua empresa. Ou, no mínimo, se manter disposto a sair da ‘zona de conforto’ e experimentar novas abordagens. Pois um exemplo é o uso de Inteligência Artificial (IA) na automatização de tarefas, ou dos chatbots para melhorar a experiência dos clientes.

tendências empresariais 2024
Imagem de rawpixel.com em Freepik

O fator humano

Sim, essa é uma tendência para 2024. Estamos falando da transformação digital, que vai muito além das tecnologias. 

Em suma, é importante uma educação que permita que as pessoas consigam aproveitar da melhor maneira essa interação entre humanos e máquinas, uma colaboração que se espera para a inovação e criação de valor nas organizações em 2024. Por causa disso, pode ser interessante você, empreendedor, investir em treinamento e desenvolvimento dos seus funcionários, para que eles possam aproveitar as oportunidades oferecidas pelas tecnologias.

Sustentabilidade

A sustentabilidade será uma das principais tendências empresariais para o próximo ano. Isso porque os consumidores estão mais conscientes da importância de apoiar as empresas que adotam práticas sustentáveis. O que nos leva a dizer que você, empreendedor, querendo destacar seu negócio em 2024, deve investir em práticas como uso de energias renováveis, economia circular, e responsabilidade social corporativa.

Adotar práticas sustentáveis não só é bom para o meio ambiente, mas também pode ser benéfico para os resultados das empresas, reduzindo custos operacionais e atraindo clientes conscientes.

tendências empresariais 2024
Imagem de DCStudio em Freepik

Diversidade e inclusão

Os clientes também estão valorizando mais as empresas que demonstram que pensam e se preocupam em atender bem os mais diversos perfis de clientes. Portanto, em 2024, as empresas precisam definir seu papel na luta pela diversidade e inclusão, principalmente se desejam ganhar relevância neste mercado diversificado. Aliás, geralmente as empresas que cultivam ambientes de trabalho inclusivos e diversos são mais propensas a ações criativas e inovadoras.

Big Data

Como dissemos antes, com as novas tecnologias, podemos coletar, analisar e aplicar técnicas e materiais de maneira mais eficaz em nossos projetos. Nesta era da informação, uma das grandes tendências empresariais é o uso estratégico de Big Data. Dentro das empresas, isso ajuda na obtenção de insights para tomada de decisões, otimização de operações, compreensão de comportamento de clientes, previsão de mercados, etc.

tendências  2024
Imagem de Karolina Grabowska em Pexels

Como se adaptar às tendências empresariais de 2024

Resumindo, são tendências empresariais para 2024 um mercado repleto de inovações, que valoriza sustentabilidade, diversidade e inclusão. E você, empreendedor, já pode começar a se preparar para estas tendências desde já e, assim, prosperar no futuro. Recapitulando nossas dicas:

  • Faça pesquisas e esteja atento às mudanças do mercado.
  • Invista em treinamento e desenvolvimento de seus funcionários.
  • Adote práticas sustentáveis.
  • Promova a diversidade e a inclusão.
  • Invista em big data.
tendências empresariais 2024
Imagem de Rachel Claire em Pexels

São exemplos de como aproveitar as tendências empresariais para obter sucesso no mercado de 2024:

  • Desenvolvimento de um novo software de IA para automatizar tarefas administrativas.
  • Lançamento de uma nova plataforma de e-commerce com foco na experiência do cliente.
  • Desenvolvimento de um programa de treinamento para capacitar funcionários para trabalhar com novas tecnologias.
  • Lançamento de um novo programa de mentoria para ajudar seus funcionários a desenvolver suas carreiras.
  • Adoção de práticas de agricultura sustentável, como o uso de energia solar e a compostagem.
  • Utilização de materiais reciclados em produtos no ramo da moda.
  • Lançamento de um programa de diversidade e inclusão para promover a contratação e o desenvolvimento de profissionais de diferentes origens e grupos sociais.
  • Oferta de treinamentos sobre diversidade e inclusão para funcionários.
  • Marketing que utiliza big data para entender o comportamento de seus clientes e personalizar suas campanhas.
  • E utilização de big data para identificar tendências de doenças e desenvolver novos tratamentos em empresas de saúde.

Ao seguir essas dicas, você estará no caminho certo para se manter à frente da curva e prosperar no mercado de 2024.

Leia Também: Como transformar sua carreira em 2024: novas perspectivas para os empreendedores


Fontes: SEBRAE.

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Empreendedorismo

6 Formas Simples de Maximizar Seu Potencial de Receita com a Inteligência Artificial

Central Empreendedor

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inteligência artificial

No momento, a indústria global está passando por uma transformação bastante agressiva. Com a chegada no mercado dos diferentes modelos de Inteligência Artificial, certamente aqueles empreendedores despreocupados com o avanço das novas tecnologias podem ficar para trás. Por isso, é crucial buscar mais capacitação para conduzir negócios por meio dessas ferramentas.

As IAs devem ser vistas como aliadas poderosas dos empreendedores na geração de renda e oportunidades de desenvolvimento de projetos. Estamos, enfim, numa fase em que é necessário mudar o modo como coletamos dados e os utilizamos na geração de soluções valiosas para atender os clientes. Portanto, mude também a sua perspectiva em relação a esses desafios!

O Central Empreendedor apresenta a seguir um panorama completo de como as novas soluções técnicas baseadas em Inteligência Artificial podem trazer oportunidades financeiras lucrativas para você, empreendedor. Confira seis formas de maximizar o potencial de receita do seu negócio!

inteligência artificial
Imagem de Tara Winstead em Pexels

1. Comercialização de Conteúdo Gerado por IA

Começamos esta lista citando como a Engenharia foi impactada pela chegada da Inteligência Artificial. Isso permitiu, por exemplo, a criação de sistemas de chatbots que geram uma melhor descrição de produtos e artigos. Além disso, outras operações, simples e complexas, puderam ser automatizadas; e, nesse cenário, a geração de conteúdo está em alta.

Além de oferecer serviços de conteúdo gerado por IA, criar plataformas próprias para essa finalidade pode ser uma oportunidade lucrativa.

2. Consultoria Especializada em IA para Empresas

As IAs vêm sendo aprimoradas já faz tempo. Porém, para nós, o acesso a elas – inclusive de modo gratuito – veio muito rápido, praticamente como um tsunami avassalador entre os anos de 2022 e 2023. Muitos empresários nem mesmo tiveram tempo para se preparar adequadamente para essa transformação de mercado. Por isso, quem está se saindo bem no momento são os consultores especialistas em IA para empresas.

A necessidade de incorporar a Inteligência Artificial nas operações das empresas só deve aumentar cada vez mais daqui para frente. Portanto, se você, empreendedor, ainda não domina bem as IAs, pode contar com profissionais no assunto, que sabem como aplicar as funcionalidades das novas ferramentas de maneira eficaz em diferentes setores.

3. Desenvolvimento de Aplicativos Potencializados por IA

Se deseja atingir melhor seu público-alvo ou facilitar para ele operações de comunicação, de compra e mais via plataformas da sua empresa, as IAs podem ajudar nisso. Essa tecnologia tem sido fundamental no desenvolvimento de aplicativos inovadores, capazes de atender demandas específicas do mercado.

Por exemplo, soluções para análise de dados e assistentes virtuais para setores especializados da economia. Aplicativos que integram IA para análise de capital têm facilitado muito as empresas, apontando soluções de gestão e mais para gerar renda significativa. São mesmo muitas oportunidades!

inteligência artificial
Imagem de Tung Nguyen por Pixabay

4. Arte Gerada por Inteligência Artificial

Várias empresas dependiam de profissionais terceirizados para geração de imagens para ilustrar seus produtos – incluindo conteúdo para web. Agora, o mercado se vê num novo momento, onde a arte é impulsionada por IA. Esse movimento tem crescido exponencialmente nos últimos tempos. Destaca-se que não está necessariamente tirando empregos, mas dando chances para profissionais criativos gerarem e comercializarem suas obras de arte criadas por IA.

Exemplos de negócios nessa linha são os serviços especializados de engenheiros de prompt, para criação de design de logotipos e gráficos utilizando Inteligência Artificial.

5. Marketing de Afiliados com IA para Empreendedores

Marketing de Afiliados é um tipo de estratégia de mercado bastante lucrativa, sobretudo para empreendedores que buscam monetizar seus blogs ou sites. Nesse caso, as IAs podem ajudar na identificação de palavras-chave de alto desempenho e, além disso, na seleção de produtos afiliados mais rentáveis. Ferramentas como Scaleo, ao incorporar IA, otimizam campanhas de afiliados, impulsionando as conversões e aumentando a receita.

inteligência artificial
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

6. Educação em Inteligência Artificial para Empreendedores

Para finalizar, é importante lembrar dos negócios gerados pensando nesse novo momento, onde muitos empreendedores buscam por uma educação em Inteligência Artificial. Precisa-se de profissionais que possam elaborar os conteúdos educacionais, ministrar aulas, apresentar workshops, palestras e mais. E até eles podem se valer das IAs, como uma forma de demonstrar, na prática, as vantagens do uso da tecnologia.

O uso da própria IA para criar recursos visuais e gerar ideias de conteúdo torna esse campo não apenas promissor, mas também acessível para os entusiastas da tecnologia.

Conclusão

Desejamos terminar este artigo reforçando a mensagem de que a Inteligência Artificial é hoje não apenas uma ferramenta, mas uma fonte robusta de oportunidades de negócios. Relembrando o que foi citado anteriormente: criação de conteúdo, consultoria e educação em IA. E esse campo vasto a ser explorado está se expandindo cada vez mais. Se você busca maximizar sua renda e explorar novas possibilidades, não fique de fora dessa tendência.

Aproveitar essas estratégias inteligentes e inovadoras não apenas gera lucro, mas também estabelece uma posição sólida em um mercado dinâmico e em constante evolução.

Leia Também: Como a Inteligência Artificial pode moldar o Futuro do Varejo Brasileiro?


Fontes: Meu Valor Digital, Meu Valor Digital 2.

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Gestão e Estratégia

Gamificação nos Negócios: O Caminho Divertido para o Sucesso Financeiro e Empresarial

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Gamificação nos Negócios

O Central Empreendedor sempre trouxe para seus leitores dicas de oportunidades de negócios, sobretudo para novos empreendedores. Mas achamos interessante, neste momento, falar sobre uma tendência atual que é a gamificação ou “ludificação”, que pode impactar o aprendizado dos empreendedores e, ao mesmo tempo, engajamento através do entretenimento.

A técnica da gamificação se vale dos elementos de design de jogos, colocados em diferentes contextos teste, para simular atividades consideradas não divertidas pelos trabalhadores. No fim, o que se consegue é o estímulo máximo para que as pessoas possam atingir os seus objetivos, dando a elas uma sensação de gratificação de comprimento de tarefas à medida que avançam de fase em um jogo.

Aplicação da gamificação em diferentes áreas

A gamificação encontra aplicação em várias áreas, incluindo finanças pessoais, investimentos e negócios, onde pode ajudar a tornar temas complexos mais acessíveis e prazerosos.

Gamificação nos Negócios
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Tentando trazer o conceito mais para a nossa realidade, no contexto dos empreendedores, a gamificação pode ser uma ferramenta valiosa para o engajamento de equipes, o cumprimento de metas e até mesmo em treinamentos. Ela oferece a oportunidade de criar experiências envolventes que motivam as pessoas a alcançar seus objetivos, transformando tarefas aparentemente desafiadoras em atividades agradáveis e promovendo a construção de comunidades colaborativas. 

A gamificação se apresenta como uma abordagem versátil e eficaz para melhorar a experiência em diversos aspectos da vida e do trabalho.

Passos importantes para utilizar a gamificação de forma efetiva

É claro que a gamificação não é uma coisa tão simples de se aplicar quanto parece, mesmo contando com recursos tecnológicos poderosos. Para usá-la de forma realmente eficaz, o empreendedor deve seguir certo passo a passo. O Central Empreendedor apresenta isso em forma de resumo para você!

  1. Identifique o problema ou objetivo que deseja resolver com a gamificação.
  2. Compreenda o comportamento do seu público-alvo para adaptar as atividades de gamificação de acordo com suas preferências.
  3. Escolha as técnicas de gamificação mais adequadas ao seu contexto e público.
  4. Certifique-se de que a atividade seja divertida e envolvente, tornando a premiação secundária.
  5. Personalize a experiência para atender às necessidades individuais dos participantes, permitindo a aprendizagem prática.
  6. Estabeleça metas e desafios claros para motivar o progresso.
  7. Promova a comunidade e o envolvimento colaborativo.
  8. Monitore o desempenho e ajuste conforme necessário.

Dizem os especialistas de mercado que o segredo para o sucesso da aplicação da gamificação está na adaptação das técnicas às necessidades específicas – que vão mudar caso a caso.

Gamificação nos Negócios
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Possíveis efeitos negativos da gamificação

No entanto, é importante destacar que a gamificação também pode ter efeitos negativos, como desmotivação entre os “perdedores” dos jogos e a perda do propósito original da atividade. Existe até mesmo o risco de criar uma dependência excessiva de recompensas externas, o que pode minar a motivação intrínseca. 

Também é importante considerar que a gamificação pode levar à alienação de alguns participantes, que podem percebê-la como uma tentativa de manipulação de seu comportamento. A desigualdade de acesso e o potencial para viciar em atividades gamificadas são outras preocupações a serem consideradas. 

Portanto, sua aplicação deve ser cuidadosamente planejada e monitorada. Deve-se ponderar cuidadosamente o design e os objetivos, a fim de minimizar esses efeitos negativos e promover uma experiência mais equilibrada e benéfica para todos os envolvidos.

Gamificação nos Negócios
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Métodos para a aplicação da gamificação nos negócios

São algumas técnicas de gamificação com explicações resumidas:

  • Storytelling Imersivo: Envolve contar uma história envolvente que incorpora elementos do jogo, como personagens, enredos e desafios, para cativar os participantes e mantê-los engajados.
  • Sistema de Pontos: Os participantes ganham pontos ao realizar tarefas ou atingir objetivos. Isso cria um senso de realização e competição saudável, incentivando o engajamento contínuo.
  • Missões ou Desafios: Os usuários são atribuídos a missões ou desafios específicos a serem cumpridos. Concluir essas tarefas recompensa os participantes e promove a participação ativa.
  • Recompensas Virtuais: Oferecer recompensas virtuais, como distintivos, troféus ou emblemas, aos usuários por suas conquistas. Isso cria um senso de realização e prestígio.
  • Níveis e Progressão: À medida que os participantes avançam, eles desbloqueiam níveis mais altos com desafios mais difíceis. Isso mantém o interesse e motivação, promovendo a progressão.
  • Elementos de Competição: Adicionar elementos de competição, como corridas ou concursos, para criar emoção e desafio.
  • Feedback Social: Compartilhar conquistas e atividades dos participantes nas redes sociais, permitindo que eles mostrem suas realizações aos amigos e incentivem outros a participar.
  • Economia Virtual: Introduzir moedas virtuais ou outros tipos de economia dentro do jogo para comprar itens ou atualizações, aumentando o interesse a longo prazo.

Exemplos de empresas que utilizam a gamificação

Olhando para a situação do mercado atual, a gamificação pode ser essencial para o sucesso dos negócios. Além dos métodos tradicionais para promover o engajamento, muitas empresas já adotam treinamentos por aplicativos, por exemplo. São empresas que já estão colhendo benefícios pela gamificação:

  • Gerdau: Utilizou realidade virtual para treinamentos em segurança, envolvendo 2.500 funcionários em uma competição lúdica e educativa.
  • Banco Santander: Usou o aplicativo BRAVI/quiz para capacitar equipes de vendas, proporcionando aprendizado divertido e eficiente.
  • Todeschini: Implementou a gamificação para impulsionar pedidos de orçamentos, resultando em um aumento de 18% nas solicitações.
  • Ford Motor: Utilizou jogos para treinar equipes de vendas, aumentando o uso dos portais em 417% e melhorando as vendas.
  • Walmart: Treinou funcionários com realidade virtual para avaliar a assimilação do conteúdo e o desempenho em situações reais.

Fontes: O Estadão.

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