Tecnologia

Tecnologia ChatGPT para empreendedores: como maximizar seus resultados

Publicado

em

Durante o Fórum Econômico Mundial de 2023, em Davos, na Suíça, o presidente executivo da empresa Palantir Technologies, Alex Karp, afirmou que a Inteligência Artificial pode trazer recursos interessantes para várias áreas do mercado, até mesmo militar. Ele ainda acrescentou que o país que investir primeiro nisso irá se sobressair da concorrência e pode “definir a lei” de uso desta tecnologia. Nesta linha, vale você, empreendedor, já ir se habituando a temas como Inteligência Artificial (IA) e chatbots, como o ChatGPT.

O que é ChatGPT

Imagem reproduzida de openai.com

O ChatGPT é uma tecnologia incrível – e, ao mesmo tempo, assustadora . Ela tem ganhado muito espaço nas mídias, com especialistas de todas as áreas usando seu exemplo para avaliar o impacto do uso da Inteligência Artificial em nosso cotidiano. Em menos de uma semana após o seu lançamento, já havia um milhão de usuários inscritos. E chegou a representar uma ameaça ao sistema do Google, ganhando a atenção de muitos investidores ao redor do mundo.

Enquanto este lançamento encantou, a novidade também fez algumas pessoas refletirem sobre como podem se beneficiar da criação de textos e outros conteúdos através de softwares.

A saber, o ChatGPT é um chatbot, programado para simular a conversação humana usando tecnologia de linguagem GPT-3.5. Ele foi desenvolvido pela OpenAi, treinando uma enorme quantidade de dados de texto de várias fontes. E funciona como um diálogo, onde o usuário lança questões e obtém respostas através de uma conversa por texto.

Exemplo de caso

O ChatGPT consegue fazer responder aos usuários recorrendo ao vasto banco de textos na Internet – incluindo publicações em redes sociais, blogs, artigos e portais. Então, o que o usuário precisa fazer é “jogar” para o software as perguntas certas. Ao perguntar a mesma coisa de jeitos diferentes, será possível obter respostas variadas. Aliás, que não se tratam de cópias de trechos de textos prontos na Internet, mas parágrafos elaborados com autenticidade com base neles.

O designer norte-americano Anmaar Reshi fez um teste. Ele “conversou” com o ChatGPT. E, assim, conseguiu “escrever” em 3 dias ou 72 horas um livro infantil contando a história de uma garota e seu amigo robô Sparkle. Para ilustrar o trabalho de peça literária, ele utilizou o software Midjourney, que é um criador de artes automáticas. Mas o resultado foi mal avaliado. Alguns leitores deram o feedback de que a escrita do livro parecia rígida e vazia, com ilustrações sem sentido, aleatórias e com vários erros.

Vantagens e desvantagem do ChatGPT

Imagem reproduzida de openai.com

O caminho é este! A ideia dos criadores do ChatGPT é aprimorar essa tecnologia para que ela fique cada vez mais rápida, precisa e inteligente. Desse jeito nós poderíamos a integrar a sistemas de outras empresas, como Alexa ou Siri, por exemplo.

O legal é que este chatbot tem potencial para criar um grande volume de textos coerentes, semelhantes aos escritos por humanos, algo útil para tarefas como redação de conteúdo, design de diálogo e tradução automática.

Nesse sentido, o ChatGPT pode ser personalizado para atender as necessidades das empresas, como para atendimento aos clientes, geração de conteúdo, gestão de dados, e mais.

O problema é que seus textos, baseados em dados estatísticos, ainda não são sempre perfeitos. O sistema da OpenAI ainda pode ter dificuldade para lidar com certos tópicos ou informações que não fazem parte de seu conjunto de dados de treinamento. Inclusive, há uma dependência de dados de treinamento de qualidade para o fornecimento de respostas precisas.

Profissões que podem usar o ChatGPT

Imagem de Pixabay
  • Atendimento ao cliente: ChatGPT pode ser usado para criar assistentes virtuais automatizados que podem responder perguntas comuns dos clientes e solucionar problemas.
  • Redação de conteúdo: ChatGPT pode ser usado para gerar textos automatizados, como artigos de notícias, descrições de produtos e postagens de blogs.
  • Design de diálogo: ChatGPT pode ser usado para desenhar e desenvolver diálogos para jogos, aplicativos de conversação e assistentes virtuais.
  • Tradução automática: ChatGPT pode ser usado para traduzir textos de uma língua para outra de forma automática.
  • Psicologia e comportamento humano: ChatGPT pode ser usado para modelar e simular conversas humanas para estudar comportamento humano em comunicação.

Empreendimentos x ChatGPT

  • Atendimento ao cliente automatizado: ChatGPT usado para responder perguntas comuns dos clientes e solucionar problemas, liberando os funcionários para se concentrar em tarefas mais importantes.
  • Geração de conteúdo: ChatGPT usado para gerar textos automatizados, como descrições de produtos, postagens de blogs e artigos de notícias, o que pode ajudar a economizar tempo e esforço.
  • Design de diálogo: ChatGPT usado para desenhar e desenvolver diálogos para jogos, aplicativos de conversação e assistentes virtuais, o que pode ajudar a melhorar a interação com os clientes e aumentar a satisfação do cliente.
  • Análise de dados: ChatGPT usado para analisar dados de conversação, como sentimento, tendências e comportamento do cliente, o que pode ajudar a identificar oportunidades de negócios e melhorar a tomada de decisão.
  • Tradução automática: ChatGPT usado para traduzir textos de uma língua para outra de forma automática, o que pode ajudar a expandir o alcance do negócio para novos mercados.

Discussões no Fórum Econômico Mundial

De fato, pela lista apresentada anteriormente, pode-se prever que o ChatGPT tem um grande potencial de mercado. Inclusive, a tecnologia chegou a ser citada em discussões entre governantes e representantes de grandes empresas no Fórum Econômico Mundial de 2023, conforme foi relatado em matéria da Reuters. A agência de notícias destacou, por exemplo, a palestra sobre ferramentas de IA do CEO da Microsoft, que também investe nos produtos da Redmond.

Na conclusão deste texto, vamos tomar a Microsoft como outro exemplo de caso. Ela investe neste tipo de tecnologia visando utilizar as soluções da OpenAI, incluindo o ChatGPT, para melhorar o mecanismo de busca para poder concorrer com o Google. Já outra empresa, a Cloudflare, distribuidora de conteúdo, serviços de segurança da Internet e serviços de servidor de nome de domínio distribuído, deseja usar o recurso como programador júnior, para escrever código na plataforma Workers e quer aproveitar as capacidades do chatbot no atendimento aos clientes.


Fontes: O Estadão, Edital Concursos Brasil, TecnoMundo, Engenharia 360.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Sair da versão mobile