Carreira

Quanto é o salário médio de um Empreendedor e Empreendedor Digital no Brasil?

Publicado

em

A era digital tem revolucionado a forma como as pessoas trabalham e empreendem, oferecendo novas oportunidades e possibilidades de negócios. Se tornar um empreendedor ou empreendedor digital no Brasil tem se tornado cada vez mais atrativo, especialmente por permitir iniciar um negócio com investimento baixo. No entanto, é preciso considerar que esse mercado também apresenta desafios. Um ponto de interesse é saber sobre a remuneração desses profissionais. 

O salário de um empreendedor e empreendedor digital no Brasil é variável, mas há possibilidades de altos ganhos com o sucesso do negócio. Saiba mais no texto a seguir!

Imagem de 8photo em freepik

O que significa ser empreendedor?

Vamos começar este texto esclarecendo o que é empreender. Pois bem, esta é uma atividade sistêmica que requer planejamento, disciplina e resiliência. E saiba que a mesma, embora possa ser desafiadora, pode ser muito recompensadora também.

Anota aí: é importante você entender sua posição no negócio e ter uma formação para delegar tarefas e potencializar o trabalho em equipe. Enfim, pode ser que sua remuneração faça justamente uma relação com o estágio de seu negócio. Por isso, vale tentar construir uma visão completa de suas habilidades e atuação.

Áreas de atuação de um empreendedor tradicional

Ser um empreendedor significa administrar, e é necessário ter habilidades polivalentes, incluindo desenvolvimento de produtos e vendas. 

A saber, um profissional de empreendedorismo pode acabar abraçando funções de gerenciamento, planejamento, negociação e alocação de recursos. Inclusive, um empreendedor tradicional pode atuar em várias áreas, incluindo:

  • Varejo – abrindo uma loja física ou vendendo produtos pela internet.
  • Serviços – criando uma empresa de serviços, como uma agência de viagens, consultoria, limpeza, entre outros.
  • Indústria – fabricando e vendendo produtos em massa.
  • Alimentação – abrindo um restaurante, lanchonete ou food truck.
  • Saúde – criando uma clínica, consultório ou laboratório.
  • Tecnologia – desenvolvendo e vendendo software, hardware ou aplicativos.
  • Comércio Exterior – importando e exportando produtos para outros países.
  • Agropecuária – cultivando e vendendo produtos agrícolas e animais.
  • Transporte – oferecendo serviços de transporte de pessoas ou cargas.
  • Turismo – criando empresas de passeios, viagens ou hospedagem.

Estas são apenas algumas das possíveis áreas de atuação de um empreendedor tradicional. Mas é claro que muitas outras possibilidades podem surgir conforme a criatividade e habilidade do empreendedor.

Qual é o salário de um empreendedor tradicional?

Imagem de freepik em freepik

Comentamos antes aqui, no Central Empreendedor, que não existem formações específicas para formar empreendedores. Contudo, já existem alguns cursos técnicos, graduações e sobretudo cursos livres em áreas que podem agregar conhecimento para aquilo que os empreendedores necessitam. O problema é não haver legislação estabelecendo o piso salarial mínimo. Isso faz o salário médio desse tipo de profissional no Brasil variar demais.

De acordo com dados do Conselho Federal de Administração (CFA), a média salarial para recém-formados – entre 2021 e 2023 – é de R $2.500, enquanto profissionais com pelo menos dois anos de experiência podem ganhar em média R $6.000. Agora, já conforme o site VAGAS, a média salarial para um Empreendedor Individual (EI) no país é de R $2.377. 

No entanto, estes números são só uma referência. É importante lembrar que a remuneração pode variar dependendo do sucesso do negócio!

O que significa ser empreendedor digital?

Existe também outra forma de fazer negócio, sendo o empreendedorismo digital. Ela se baseia na utilização da Internet para criar infoprodutos ou oferecer serviços, com todas as etapas, como divulgação e venda, realizadas no digital. Esse modelo é escalável, pois permite que pessoas de diferentes locais tenham acesso ao infoproduto.

Áreas de atuação do empreendedor digital

Há inúmeras áreas em que os empreendedores digitais podem atuar. Como dito antes, a Internet é fundamental neste modelo de negócio, já que todas as transações ocorrem por meio dela e este mercado está em constante crescimento. E sabe por que tantos se sentem atraídos por este modelo de negócio? Porque tornar-se um empreendedor digital não requer grandes investimentos, sendo possível iniciar um negócio bem-sucedido com pouco dinheiro.

O empreendedor digital pode atuar em áreas como: e-commerce, produção de conteúdo, criação de cursos ou mentoria online, serviços de consultoria online, dropshipping, e programas de afiliados. 

Na produção de conteúdo, por exemplo, o objetivo é desenvolver conteúdos relevantes para uma audiência específica. Na criação de cursos online, o empreendedor pode transformar cursos presenciais em formato digital para atingir um público maior. O dropshipping funciona como um modelo de e-commerce, onde o empreendedor é responsável pela divulgação e venda, enquanto o armazenamento e envio ficam por conta do fornecedor. Por fim, um programa de afiliados permite que o empreendedor divulgue produtos e serviços de terceiros com um link exclusivo e seja remunerado por comissões.

Qual é o salário de um empreendedor tradicional?

Imagem de wirestock em freepik

Ser um empreendedor digital pode parecer mais ou menos atrativo do que ser um empreendedor tradicional, dependendo do ponto de vista. Aliás, melhor dizendo, dependendo do nicho e do tipo de negócio que você for desenvolver e das estratégias que irá adotar para atrair o seu público-alvo.

É possível que um empreendedor digital afiliado ganhe, por exemplo, entre R $3.000 e mais de R $25.000 por mês. Mas isso vai depender do produto escolhido e da taxa de comissão. Além disso, o empreendedorismo digital oferece vantagens como flexibilidade, autonomia e escalabilidade, além da possibilidade de automatização de processos, devendo pesar demais nessa avaliação.

Com base nas informações fornecidas, você já decidiu se quer seguir a carreira de empreendedor? E como tal, considera se tornar um empreendedor digital? Deixe sua mensagem na seção de comentários logo abaixo!


Fontes: EAD, Herons Park

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Sair da versão mobile