Carreira

Descubra como as qualificações profissionais podem moldar um empreendedor de sucesso

Publicado

em

Um erro muito comum que muitos empreendedores cometem é não buscar qualificação.  Não podemos ficar simplesmente parados no conformismo, sem acompanhar o mercado, que está em constante transformação. Tal conduta pode, por conseguinte, pouco a pouco, impactar o andamento dos seus negócios, e até ser fatal para a sua empresa.

É preciso que você domine o máximo de operações de vendas, finanças, gestão, networking e marketing possível. Além disso, ou pelo menos, demonstrar o interesse, tendo a consciência de que, na falta de domínio, você deve buscar pelo auxílio de uma equipe qualificada que colabore, dando orientação e suporte, para a condução e até expansão dos seus negócios. Adicionalmente, isso vale para desde o momento de abertura do seu empreendimento até a obtenção de crédito para financiamento de projetos, por exemplo.

Imagem de Pixabay

Capacitação para empresas e funcionários

De fato, para que uma empresa esteja bem preparada para enfrentar e resistir a competitividade do mercado, ela precisa investir em capacitação de seu pessoal. Só isso mesmo vai permitir a melhoria de ofertas de serviços e produtos, levando a resultados mais consistentes.

Lembrando que ‘pessoas’ são o ativo mais valioso de qualquer empresa, pois sua a conduta e capacidade pode mudar como o mercado enxerga o próprio conceito da marca.

A capacitação desse pessoal deve começar já no momento de ingresso na empresa, nas primeiras semanas de trabalho, dando tempo para aqueles com menos experiências ou mais inseguros irem se adequando aos desafios.

É o momento de integração entre equipes! Pode-se considerar, nesta fase, o acompanhamento e apoio de funcionários mais novos por funcionários mais antigos, o que deve tornar o clima ambiente mais saudável, de profissionalismo e reconhecimento.

Haverá resistências? Sim! Mas, em contrapartida, pode-se aproveitar o momento de perceber para a seleção daqueles que demonstram interesse nas atividades e desejo de aprender, melhorar e crescer na empresa, aproveitando oportunidades como esta para se aprimorar como profissional – resumindo, uma retenção de talentos. Como agradecimento a estes funcionários, vale lançar um programa de méritos e promoções, incentivando a capacitação contínua de todos. Aí faz a diferença um trabalho intenso de gestão de pessoas!

Imagem de Pixabay

Qualificação para empreendedores

Formal

Por certo, ser dono de uma empresa vai além de cuidar dos lucros dos seus negócios. Para obter mais segurança para desenvolver estratégias, acompanhar os funcionários em suas atividades, questionar e buscar soluções para desafios, é preciso buscar qualificação. Logo, um dos caminhos é a qualificação formal, que, para um empreendedor, pode se dar por meio de cursos de formação acadêmica, ou cursos específicos para as diversas áreas que compõem sua empresa. São exemplos:

  • cursos técnicos;
  • graduações – como nas áreas de Administração, Negócios, Marketing e Gestão.

Cursos livres

Os cursos livres contemplam uma maior amplitude de áreas, desde formações mais técnicas, até as mais relacionadas às chamadas habilidades comportamentais, por exemplo:

  • Gestão Financeira, Marketing e Atendimento ao Cliente, Liderança e Negociação.

Aliás, muitos empreendedores optam pelos cursos livres pela facilidade de conduzir seus negócios e, ao mesmo tempo, acompanhar um ensino à distância. Há várias instituições de renome, como SEBRAE e USP, que oferecem cursos online – muitos deles gratuitos e com certificação. São os temas mais buscados:

  • Como abrir e gerir Micro e Pequenas Empresas,
  • Planejamento Estratégico,
  • Desenvolvimento de Produtos e Serviços,
  • Gestão de Tempo,
  • Educação e Gestão Financeira;
  • Noções Gerais de Vendas;
  • Capacitação de Recursos;
  • Melhora da Produtividade Pessoal e Profissional, 
  • Atendimento ao Cliente; e
  • Estratégia e Preços, na Prática.

Por fim, não podemos esquecer dos programas estaduais frequentemente lançados por diversas prefeituras visando capacitar empreendedores para que eles possam aumentar a produtividade e o poder de competitividade de suas empresas. São exemplos de cases de sucesso os programas São Paulo Criativo e Via Rápida.

Vale pesquisar as ofertas vigentes em seu município!

A escolha por um modelo ou outro de qualificação empreendedora deve ser feita com cuidado, levando em consideração o porte da empresa e os objetivos de aumento de produtividade e performance. Assim, é possível tornar o negócio mais competitivo no mercado.

Imagem de Pixabay

Vantagens da qualificação técnica

Investir em qualificação técnica traz inúmeros benefícios para os empreendedores, incluindo:

  • Formalização e regularização: buscando conhecimento, o empreendedor consegue descobrir os caminhos certos para sair da informalidade para a regularização e expansão dos seus negócios.
  • Aumento de produtividade: o empreendedor que busca por inovação, consegue se valer das novas tecnologias para o benefício de sua empresa.
  • Alcance de crédito: conhecendo seu negócio – que pode ser MEI, ME ou EPP -, o empreendedor pode estudar linhas de créditos ou microcréditos e como as utilizar para iniciar novos projetos e mais.
  • Acesso a novos clientes: conhecer o mundo digital também é vantajoso para explorar as possibilidades de criação de lojas virtuais, uso de plataformas para divulgação de negócios, realização de vendas on-line, entre outros.

Veja Também:


Fontes: Contabilizei, SEBRAE, Quantum.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Sair da versão mobile