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Gestão e Estratégia

Como a Inteligência Artificial pode moldar o Futuro do Varejo Brasileiro?

Central Empreendedor

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varejo brasileiro

Dentro ou fora do varejo brasileiro, sabemos que os consumidores estão muito mais exigentes e ativos, sobretudo dentro das mídias sociais e redes de mensagens, explorando esse novo mundo dos aplicativos de e-commerce. Inclusive, uma pesquisa recente da empresa americana de software on demand Salesforce revelou que os consumidores brasileiros adotaram muito bem a digitalização nestes últimos anos – mais até do que a média global – o que elevou as compras via Internet.

Então, podemos afirmar que o comportamento do mercado mudou com todas essas mudanças de hábitos de consumo. E, olhando para isso, também destacar a influência já significativa da Inteligência Artificial (IA) sobre, por exemplo, a geração de estratégias para melhorar a qualidade dos serviços. Por isso, é interessante o empreendedor varejista aproveitar os insights que essas novas tecnologias podem proporcionar.

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Imagem pressahotkey em Freepik

Como a Inteligência Artificial está pronta para transformar o cenário do varejo brasileiro?

Antes de tudo, queremos destacar como a Google, a poderosa empresa multinacional de softwares e serviços online, está atenta a esse potencial da Inteligência Artificial (IA). Ela lançou recentemente o Duet AI, que poderia automatizar tarefas diversas, visto que desde criação de documentos até reuniões virtuais, códigos de segurança e mais. Aliás, o mesmo tem integração com outros serviços Google, como o Google Workspace, Google Meet e Google Cloud. É uma verdadeira revolução para a produtividade para o ambiente corporativo!

Então, como percebemos, a IA está pronta para melhorar a experiência do cliente e otimizar operações. E muitas pesquisas recentes apontam que os empresários brasileiros estão de cabeça aberta, facilmente tornando-se adeptos ao uso de IA generativa, especialmente para oferecer aos clientes inspiração em compras. Por certo, eles perceberam como isso impacta suas decisões de compra.

No varejo brasileiro, atualmente, os principais usos da IA pelos varejistas incluem pacotes personalizados, assistentes de compras e recomendações de produtos. Em resumo, a tecnologia é vista como um bom investimento para automatização de projetos, melhoramento de suporte e personalização de projetos de vendas.

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Imagem rawpixel.com em Freepik

Como as ferramentas de IA podem melhorar a qualidade do serviço no varejo?

Existem sistemas de IA desenvolvidos. Por exemplo, para estimular o engajamento dos clientes no varejo, especialmente em um cenário econômico tão desafiador como estamos vendo desde a chegada da pandemia de 2019. Com a Inteligência Artificial, os empreendedores, incluindo do varejo brasileiro, podem se preparar melhor para momentos onde há necessidade de ajuste das ofertas de produtos e estratégias de Marketing, até mesmo antecipando crises.

Exemplos de uso de IA no varejo

Pensando no varejo brasileiro, podemos citar alguns exemplos de aplicações da Inteligência Artificial para melhorar a qualidade dos serviços e aprimorar a experiência do cliente.

  • Recomendações de Produtos Personalizadas: IA voltada à análise do histórico de compras e o comportamento dos clientes. Lançando recomendação de produtos que sejam relevantes para cada indivíduo.
  • Chatbots e Assistência Virtual: Para que sejam oferecidos suportes 24 horas, respondendo perguntas frequentes dos clientes. Auxiliando na finalização de pedidos e oferecendo informações sobre produtos.
  • Análise de Sentimento nas Mídias Sociais: Para o monitoramento de buscas e menções à marca – análise de sentimento. Identificando mais rapidamente problemas, reclamações e geração de tendências.
  • Previsão de Demanda e Estoque: IA voltada à análise de dados históricos de vendas, condições climáticas e eventos sazonais, prevendo demandas futuras.
  • Personalização de Promoções e Descontos: Aliada a softwares que permitiam a personalização de ofertas.
  • Otimização da Experiência do Cliente na Loja Física: Câmeras e sensores alimentados por IA para rastrear o movimento dos clientes nas lojas físicas.
  • Automatização da Logística e Entrega: IA para estudar e otimizar rotas de entrega, gerenciar inventários e prever atrasos na entrega.
  • Prevenção de Fraudes: Algoritmos de IA para detectar atividades fraudulentas, como transações de cartão de crédito suspeitas, protegendo o varejista e seus clientes contra fraudes.
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Imagem rawpixel.com em Freepik

E por falar em novas tecnologias e pagamentos no varejo, devemos mencionar a recém-lançada tecnologia “Tap to Pay no iPhone”, impactando os pagamentos, sendo oferecida no mercado brasileiro. A mesma oferece vantagens, como a validação de cartões, registro de compras sem cobrança, leitura de cartões de fidelidade, e não requer terminais de pagamento adicionais. Os dados dos clientes são seguros, com transações criptografadas e a integração envolve a conexão com um provedor de serviços de pagamento compatível. 

No Brasil, o sistema “Tap to Pay no iPhone” cresce em popularidade, com várias empresas envolvidas na implementação. É, portanto, uma tendência global em crescimento, representando um avanço significativo no setor de pagamentos digitais.


Fontes: Contábeis, Mercado e Consumo.

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Gestão e Estratégia

O que é plano de negócios e como fazer? Confira dicas e saiba criar um para sua empresa

Central Empreendedor

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plano de negócios

Se você é empreendedor, precisa saber disso: o plano de negócios é uma ferramenta essencial para toda empresa, seja ela de pequeno ou grande porte, nova ou consolidada. 

Esse documento tem uma função muito importante, que é auxiliar os próprios gestores das empresas a definirem objetivos, metas, estratégias e ações para o negócio. Este artigo do Central Empreendedor irá explorar como os planos de negócios contribuem para o trabalho dos empreendedores.

plano de negócios
Imagemd e Andrea Piacquadio em Pexels

O que é plano de negócios

Recapitulando o que já foi dito antes, plano de negócios é um documento que descreve os objetivos de um negócio, além de servir de orientação para quais ações devem ser tomadas para alcançar esses objetivos. Mas claro que, para isso, esse documento precisa ser completo, apresentando informações relevantes, incluindo:

  • dados do mercado, 
  • público-alvo, 
  • concorrentes, 
  • produto ou serviço, 
  • estratégias de marketing, e 
  • estratégias financeiras.

Razões para fazer um plano de negócios

Um bom plano de negócios contribui para evitar erros que possam custar caro para a empresa, mostrando para o empreendedor como cuidar cuidadosamente do seu negócio, e identificando potenciais riscos e oportunidades. No momento de procurar investidores e outros interessados, por exemplo, esse plano bem elaborado fará a diferença, demonstrando que a empresa trabalha sobre uma base sólida e está pronta para o sucesso.

Com essa melhora da comunicação, aumentam-se as chances de fechar parcerias e vendas, fornecendo um roteiro para o empreendedor seguir, tomando decisões sempre mais informadas. O plano também contribui para apresentar a visão do negócio para os funcionários, garantindo que todos estejam na mesma página e trabalhando em direção aos mesmos objetivos.

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Imagem de RDNE Stock project em Pexels

Quais os principais tipos de planos de negócios

Antes de tudo, você precisa saber que existem diferentes modelos de planos de negócios. Indicamos que busque conhecer suas diferenças para escolher o ideal para seu negócio.

Tenha em mente que o melhor plano será aquele adaptado às necessidades e objetivos específicos da sua empresa.

São os principais modelos de planos de negócios:

  • Tradicional: para empresas tradicionais, mais comum e completo, cobrindo todos os aspectos importantes do negócio.
  • Resumido: mais curto e conciso, ideal para empresas em estágio inicial ou empresas que precisam de um plano para fins específicos.
  • Operacional: como o nome diz, concentra aspectos operacionais do negócio, como  produção, logística e gestão de recursos humanos.
  • Estratégico: se concentra nos objetivos e estratégias de longo prazo do negócio.
  • Estruturado: o modelo mais usado, servindo para reestruturar ou reorganizar um negócio existente.
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Imagem de Anastasia Shuraeva em Pexels

Como fazer um plano de negócios

Como explicado anteriormente, existem vários modelos de planos de negócios. Mas, no geral, sua construção segue as mesmas etapas básicas.

Definição dos objetivos

A primeira etapa da construção do plano de negócios é responder quais os objetivos traçados para a empresa. Afinal, o que você deseja alcançar com o seu negócio?

Pesquisa de mercado

Esta etapa é de estudo do público-alvo, concorrentes e tendências em alta. Tal pesquisa ajuda a entender qual o potencial do seu modelo de negócio perante o mercado atual.

Análise SWOT

O modelo de análise SWOT é usado como ferramenta para identificar os pontos fortes e fracos de uma empresa, ou seja, vantagem competitiva, taxas de fidelização de clientes e estruturas de custos. Além disso, possíveis oportunidades e riscos para o negócio diante o crescimento no mercado, mudanças nas regulamentações vigentes, surgimento de novos concorrentes, mudanças nas preferências dos consumidores, e mais.

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Imagem de Artem Podrez em Pexels

Descrição do produto ou serviço

Neste ponto da elaboração do plano de negócios, você já deve dominar suas metas e a situação do mercado. Agora, enfim, deve definir o que irá oferecer no seu negócio. O momento é para descrever o produto ou serviço, incluindo as características, benefícios e, por fim, diferenciais.

Estratégias de marketing e finanças

O plano de negócio pode ser expandido, detalhando as estratégias de marketing a serem desenvolvidas para alcançar o público-alvo e gerar vendas, como fazer uso de ferramentas digitais, redes sociais, publicidade offline e marketing de conteúdo. Ademais, estratégias financeiras para garantir a sustentabilidade do negócio, como eventuais reduções de custos, renegociação de contratos e otimização de processos.

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Imagem de usuário Lukas em Pexels

Dicas para fazer um plano de negócios eficiente

Ao elaborar um plano de negócios, é importante você seguir algumas dicas para garantir que o documento seja eficiente:

  • Seja realista: O plano de negócios deve ser realista e baseado em informações confiáveis.
  • Seja específico: O plano de negócios deve ser específico e fornecer informações detalhadas sobre os objetivos, metas e estratégias do negócio.
  • Seja claro: O plano de negócios deve ser claro e fácil de entender.
  • Seja atualizado: O plano de negócios deve ser atualizado regularmente para refletir as mudanças no mercado e no negócio.

Leia Também: Estratégias de Marketing de Baixo Custo para o Empreendedor Inteligente


Fontes: SEBRAE, Contabilizei, Estadão.

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Empreendedorismo

Principais tendências empresariais a serem observadas em 2024: fique à frente da curva

Central Empreendedor

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tendências empresariais 2024

O ano de 2024 promete começar já com grandes oportunidades. Os especialistas já preveem novas tendências empresariais que devem impactar diversos setores da economia brasileira. Pensando nisso, o Central Empreendedor trouxe um compilado de informações para ajudar você, empreendedor, a ficar por dentro dessas tendências e, assim, manter seu negócio sempre competitivo e próspero no mercado. Explore as dicas a seguir e se prepare para o novo ano!

Inovação contínua

O mercado, assim como a vida, está em constante transformação. E o empreendedor também precisa se preparar bem para tais mudanças. Ao mesmo tempo, deve saber quando mudar para se manter em alta no mercado, saindo na frente e assumindo uma vantagem competitiva. Pode-se dizer que este é um dos grandes segredos do sucesso empresarial! 

Você, como empreendedor, não deve temer essas transformações. Na verdade, deve abraçar as novas tecnologias e os novos modelos de negócios ao máximo e assim que possível – claro que no momento adequado para sua empresa. Ou, no mínimo, se manter disposto a sair da ‘zona de conforto’ e experimentar novas abordagens. Pois um exemplo é o uso de Inteligência Artificial (IA) na automatização de tarefas, ou dos chatbots para melhorar a experiência dos clientes.

tendências empresariais 2024
Imagem de rawpixel.com em Freepik

O fator humano

Sim, essa é uma tendência para 2024. Estamos falando da transformação digital, que vai muito além das tecnologias. 

Em suma, é importante uma educação que permita que as pessoas consigam aproveitar da melhor maneira essa interação entre humanos e máquinas, uma colaboração que se espera para a inovação e criação de valor nas organizações em 2024. Por causa disso, pode ser interessante você, empreendedor, investir em treinamento e desenvolvimento dos seus funcionários, para que eles possam aproveitar as oportunidades oferecidas pelas tecnologias.

Sustentabilidade

A sustentabilidade será uma das principais tendências empresariais para o próximo ano. Isso porque os consumidores estão mais conscientes da importância de apoiar as empresas que adotam práticas sustentáveis. O que nos leva a dizer que você, empreendedor, querendo destacar seu negócio em 2024, deve investir em práticas como uso de energias renováveis, economia circular, e responsabilidade social corporativa.

Adotar práticas sustentáveis não só é bom para o meio ambiente, mas também pode ser benéfico para os resultados das empresas, reduzindo custos operacionais e atraindo clientes conscientes.

tendências empresariais 2024
Imagem de DCStudio em Freepik

Diversidade e inclusão

Os clientes também estão valorizando mais as empresas que demonstram que pensam e se preocupam em atender bem os mais diversos perfis de clientes. Portanto, em 2024, as empresas precisam definir seu papel na luta pela diversidade e inclusão, principalmente se desejam ganhar relevância neste mercado diversificado. Aliás, geralmente as empresas que cultivam ambientes de trabalho inclusivos e diversos são mais propensas a ações criativas e inovadoras.

Big Data

Como dissemos antes, com as novas tecnologias, podemos coletar, analisar e aplicar técnicas e materiais de maneira mais eficaz em nossos projetos. Nesta era da informação, uma das grandes tendências empresariais é o uso estratégico de Big Data. Dentro das empresas, isso ajuda na obtenção de insights para tomada de decisões, otimização de operações, compreensão de comportamento de clientes, previsão de mercados, etc.

tendências  2024
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Como se adaptar às tendências empresariais de 2024

Resumindo, são tendências empresariais para 2024 um mercado repleto de inovações, que valoriza sustentabilidade, diversidade e inclusão. E você, empreendedor, já pode começar a se preparar para estas tendências desde já e, assim, prosperar no futuro. Recapitulando nossas dicas:

  • Faça pesquisas e esteja atento às mudanças do mercado.
  • Invista em treinamento e desenvolvimento de seus funcionários.
  • Adote práticas sustentáveis.
  • Promova a diversidade e a inclusão.
  • Invista em big data.
tendências empresariais 2024
Imagem de Rachel Claire em Pexels

São exemplos de como aproveitar as tendências empresariais para obter sucesso no mercado de 2024:

  • Desenvolvimento de um novo software de IA para automatizar tarefas administrativas.
  • Lançamento de uma nova plataforma de e-commerce com foco na experiência do cliente.
  • Desenvolvimento de um programa de treinamento para capacitar funcionários para trabalhar com novas tecnologias.
  • Lançamento de um novo programa de mentoria para ajudar seus funcionários a desenvolver suas carreiras.
  • Adoção de práticas de agricultura sustentável, como o uso de energia solar e a compostagem.
  • Utilização de materiais reciclados em produtos no ramo da moda.
  • Lançamento de um programa de diversidade e inclusão para promover a contratação e o desenvolvimento de profissionais de diferentes origens e grupos sociais.
  • Oferta de treinamentos sobre diversidade e inclusão para funcionários.
  • Marketing que utiliza big data para entender o comportamento de seus clientes e personalizar suas campanhas.
  • E utilização de big data para identificar tendências de doenças e desenvolver novos tratamentos em empresas de saúde.

Ao seguir essas dicas, você estará no caminho certo para se manter à frente da curva e prosperar no mercado de 2024.

Leia Também: Como transformar sua carreira em 2024: novas perspectivas para os empreendedores


Fontes: SEBRAE.

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Empreendedorismo

Da ideia à realidade: o guia passo a passo para iniciar seu próprio negócio

Central Empreendedor

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Iniciar um negócio do zero é algo bastante desafiador para todo e qualquer empreendedor, mesmo que experiente. Por outro lado, também pode ser gratificante, sendo uma boa chance de transformar uma ideia em realidade. Claro que isso deve exigir planejamento meticuloso, pesquisa, e ação estratégica.

Pensando em lhe ajudar a enfrentar essa jornada complexa, o Central Empreendedor resolveu montar esse guia com passo a passo repleto de dicas de como transformar aspirações em um negócio próspero. Confira!

Passo 1: Pesquisa e Planejamento

Toda boa ideia é resultado de uma longa pesquisa. Então, o primeiro passo, antes de iniciar seu negócio, é investigar o mercado. Afinal, que tipo de empreitada você deseja começar? Será que não seria uma melhor estratégia investir numa franquia? Pode usar a Internet mesmo como fonte de pesquisa. O importante é coletar neste estágio o máximo de informações.

Informação é chave para embasar as melhores decisões.

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Passo 2: Plano de Negócios

O documento ‘Plano de Negócios’ é o produto dessa pesquisa inicial, somado às metas do empreendedor. Pode-se usar modelos de instituições como o SEBRAE como base para montar tal plano. E vale dizer aqui que são as respostas a perguntas cruciais apresentadas em suas páginas que sustentará o lançamento do empreendimento.

Passo 3: Teste sua Ideia

Você já selecionou uma ideia de produto ou serviço para empreender, pesquisou o mercado, e traçou um plano de negócios. A fase três é procurar potenciais clientes que se enquadrem no perfil do seu público-alvo e testar a ideia. Peça que essas pessoas façam uma avaliação sincera e deem seu feedback. Isso pode fornecer insights valiosos sobre quais os ajustes necessários para deixar o produto final conforme o esperado, podendo ser realmente bem-aceito pelo mercado.

Passo 4: Estabeleça sua Presença

Enfim, o plano-piloto está pronto para sair do papel e ser colocado para produção em maior escala! Traduzindo, é nesta fase que o empreendedor dá o passo para a realidade. Esse já pode ser o momento certo de ter um espaço físico e virtual para ofertar os produtos ou serviços da sua empresa – tudo alinhado ao plano inicial, claro. E, ao mesmo tempo, pode ser necessário investir em Marketing para apresentar sua marca ao mercado.

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Imagem de fauxels em Pexels

Passo 5: Formalização e Estruturação

O passo a passo para iniciar seu negócio está quase chegando ao fim. A fase cinco é de organização de documentos; abertura da empresa seguindo as normas estabelecidas; se necessário, contratação de funcionários; e realização de mais ajustes para que a empresa esteja em conformidade com as regulamentações.

Passo 6: Crescimento e Aprendizado Contínuo

As portas para o sucesso estão finalmente se abrindo para você, empreendedor. Porém, é preciso destacar que o processo não termina assim. Saiba que a administração de um novo negócio requer habilidades contínuas.

Compreenda o mercado, conheça seu público e continue inovando!

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Imagem de RF._.studio em Pexels

Bônus | Dicas de Empreendedores Experientes

Entendemos que começar com recursos limitados pode ser desafiador. Aprendizados valiosos podem ser extraídos das experiências de empreendedores que iniciaram com pouco e alcançaram sucesso. Aqui estão algumas dicas:

  • Forme uma equipe multidisciplinar.
  • Faça um plano de negócios sólido.
  • Tenha o apoio da família.
  • Conheça profundamente sua área.
  • Seja corajoso e proativo.
  • Foque nas vendas desde o início.
  • Interaja com seu público-alvo.
  • Teste e adapte rapidamente.
  • Estabeleça metas iniciais claras.

Em resumo, para iniciar seu negócio de sucesso, siga um roteiro bem definido. Se conseguir combinar seu conhecimento com as dicas que apresentamos neste texto, você certamente estará muito bem preparado para enfrentar desafios diversos desse mercado competitivo e em constante transformação.

Da concepção à realização, cada passo é uma oportunidade para aprender, crescer e transformar sua visão em um negócio de sucesso.


Fontes: Contabilizei.

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