Gestão e Estratégia

Como a Inteligência Artificial pode moldar o Futuro do Varejo Brasileiro?

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Dentro ou fora do varejo brasileiro, sabemos que os consumidores estão muito mais exigentes e ativos, sobretudo dentro das mídias sociais e redes de mensagens, explorando esse novo mundo dos aplicativos de e-commerce. Inclusive, uma pesquisa recente da empresa americana de software on demand Salesforce revelou que os consumidores brasileiros adotaram muito bem a digitalização nestes últimos anos – mais até do que a média global – o que elevou as compras via Internet.

Então, podemos afirmar que o comportamento do mercado mudou com todas essas mudanças de hábitos de consumo. E, olhando para isso, também destacar a influência já significativa da Inteligência Artificial (IA) sobre, por exemplo, a geração de estratégias para melhorar a qualidade dos serviços. Por isso, é interessante o empreendedor varejista aproveitar os insights que essas novas tecnologias podem proporcionar.

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Como a Inteligência Artificial está pronta para transformar o cenário do varejo brasileiro?

Antes de tudo, queremos destacar como a Google, a poderosa empresa multinacional de softwares e serviços online, está atenta a esse potencial da Inteligência Artificial (IA). Ela lançou recentemente o Duet AI, que poderia automatizar tarefas diversas, visto que desde criação de documentos até reuniões virtuais, códigos de segurança e mais. Aliás, o mesmo tem integração com outros serviços Google, como o Google Workspace, Google Meet e Google Cloud. É uma verdadeira revolução para a produtividade para o ambiente corporativo!

Então, como percebemos, a IA está pronta para melhorar a experiência do cliente e otimizar operações. E muitas pesquisas recentes apontam que os empresários brasileiros estão de cabeça aberta, facilmente tornando-se adeptos ao uso de IA generativa, especialmente para oferecer aos clientes inspiração em compras. Por certo, eles perceberam como isso impacta suas decisões de compra.

No varejo brasileiro, atualmente, os principais usos da IA pelos varejistas incluem pacotes personalizados, assistentes de compras e recomendações de produtos. Em resumo, a tecnologia é vista como um bom investimento para automatização de projetos, melhoramento de suporte e personalização de projetos de vendas.

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Como as ferramentas de IA podem melhorar a qualidade do serviço no varejo?

Existem sistemas de IA desenvolvidos. Por exemplo, para estimular o engajamento dos clientes no varejo, especialmente em um cenário econômico tão desafiador como estamos vendo desde a chegada da pandemia de 2019. Com a Inteligência Artificial, os empreendedores, incluindo do varejo brasileiro, podem se preparar melhor para momentos onde há necessidade de ajuste das ofertas de produtos e estratégias de Marketing, até mesmo antecipando crises.

Exemplos de uso de IA no varejo

Pensando no varejo brasileiro, podemos citar alguns exemplos de aplicações da Inteligência Artificial para melhorar a qualidade dos serviços e aprimorar a experiência do cliente.

  • Recomendações de Produtos Personalizadas: IA voltada à análise do histórico de compras e o comportamento dos clientes. Lançando recomendação de produtos que sejam relevantes para cada indivíduo.
  • Chatbots e Assistência Virtual: Para que sejam oferecidos suportes 24 horas, respondendo perguntas frequentes dos clientes. Auxiliando na finalização de pedidos e oferecendo informações sobre produtos.
  • Análise de Sentimento nas Mídias Sociais: Para o monitoramento de buscas e menções à marca – análise de sentimento. Identificando mais rapidamente problemas, reclamações e geração de tendências.
  • Previsão de Demanda e Estoque: IA voltada à análise de dados históricos de vendas, condições climáticas e eventos sazonais, prevendo demandas futuras.
  • Personalização de Promoções e Descontos: Aliada a softwares que permitiam a personalização de ofertas.
  • Otimização da Experiência do Cliente na Loja Física: Câmeras e sensores alimentados por IA para rastrear o movimento dos clientes nas lojas físicas.
  • Automatização da Logística e Entrega: IA para estudar e otimizar rotas de entrega, gerenciar inventários e prever atrasos na entrega.
  • Prevenção de Fraudes: Algoritmos de IA para detectar atividades fraudulentas, como transações de cartão de crédito suspeitas, protegendo o varejista e seus clientes contra fraudes.
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E por falar em novas tecnologias e pagamentos no varejo, devemos mencionar a recém-lançada tecnologia “Tap to Pay no iPhone”, impactando os pagamentos, sendo oferecida no mercado brasileiro. A mesma oferece vantagens, como a validação de cartões, registro de compras sem cobrança, leitura de cartões de fidelidade, e não requer terminais de pagamento adicionais. Os dados dos clientes são seguros, com transações criptografadas e a integração envolve a conexão com um provedor de serviços de pagamento compatível. 

No Brasil, o sistema “Tap to Pay no iPhone” cresce em popularidade, com várias empresas envolvidas na implementação. É, portanto, uma tendência global em crescimento, representando um avanço significativo no setor de pagamentos digitais.


Fontes: Contábeis, Mercado e Consumo.

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