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Marketing

Tecnologias para aumentar vendas: Veja quais são elas!

Na era digital e da tecnologia, não há como tentar ter bom desempenho e ótimos resultados sem o uso dessas ferramentas imprescindíveis.

Central Empreendedor

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As empresas precisam investir nas tecnologias para aumentar vendas se desejam ter melhores resultados no mercado.

Na era digital e da tecnologia, não há como tentar ter bom desempenho e ótimos resultados sem o uso dessas ferramentas imprescindíveis.

Por meio dela, é possível para a empresa aumentar a geração de leads e tornar mais fácil as conversões, de modo a manter-se competitivo no mercado.

Não deixe de acompanhar este conteúdo até o final para conhecer as melhores tecnologias para aumentar vendas.

Big Data

A primeira tecnologia para aumentar vendas é o Big Data, afinal, para que uma empresa possa ter vantagem competitiva no mercado é fundamental captar, fazer a gestão e a análise de muitos dados de maneira eficiente.

É por meio desse processo que a empresa irá conseguir obter informações a respeito do comportamento dos clientes e dos seus hábitos de compra, para que possa trabalhar melhor com eles.

As ferramentas digitais que fazem análise de big data ajudam na melhor gestão da prospecção de leads, que é uma das principais etapas dentro do processo das vendas.

Antigamente, todo o processo de análise de dados era demorado e nem sempre eficiente, mas atualmente é realizado de maneira ágil e permite identificar facilmente os clientes em potencial.

Com isso, ferramentas para realizar a análise de Big Data auxilia bastante as empresas a concentrar a maioria dos seus esforços para vendas nos clientes potenciais e nas atividades mais lucrativas, evitando desperdícios.

ERP

Uma outra importante tecnologia para aumentar vendas é a ERP, sigla para Planejamento de Recursos da Empresa.

Este tipo de ferramenta ajuda muito na melhoria da eficiência para a empresa e traz bons resultados em relação à receita do negócio.

A solução tecnológica ERP é responsável pela otimização e automatização dos processos diversos em um só local, ajudando na economia de tempo e de custos para uma empresa.

Por exemplo, através dessa ferramenta é possível fazer uma gestão de fluxo de caixa mais eficaz e segura, com todos os dados reunidos em um único sistema.

Todos na empresa terão à disposição dados e informações gerais muito mais precisas e sempre atualizadas em tempo real, o que ajuda também na tomada de decisão.

A própria comunicação na empresa entre todos os colaboradores têm melhorias com este software, ainda que eles façam parte de setores distintos.

IoT

O termo IoT significa “mercado de internet das coisas” e é cada vez mais comum aqui no país, por isso que as empresas que desejam usar tecnologia para aumentar vendas e atingir as suas metas não podem deixar de utilizá-la.

Com este tipo de ferramenta, é possível fazer o pré-lançamento dos serviços da empresa e receber avaliações dos clientes após a venda, com tudo sendo registrado e disponível para acesso quando necessário.

Nesta ferramenta, o cliente envolve-se diretamente nos negócios através de diversas atividades, e isso permite que a equipe de vendas para conectar-se e interagir com os potenciais compradores em tempo real.

CRM

O CRM é um tipo de software que permite à empresa fazer a gestão de relacionamento com seu cliente de uma maneira mais próxima e eficaz para aumentar as vendas.

Através da ferramenta, a empresa pode fazer o registro e gestão do perfil de seus clientes, e a reunião dessas informações aumentará o conhecimento sobre o público, permitirá personalizar as ofertas e as estratégias de marketing para ele.

Fora isso, esta tecnologia para aumentar vendas permite que os gestores possam acessar os dados, os relatórios e realizar uma gestão financeira mais eficaz.

Deste modo, fica fácil identificar possíveis oportunidades que não foram exploradas ainda e revisar possíveis metas de vendas para ter melhores resultados.

A ferramenta CRM permite que a empresa possa criar e manter um relacionamento mais próximo com o seu cliente, por exemplo, ao mandar mensagens em datas especiais, como aniversário.

Chatbot

A última tecnologia para aumentar vendas que toda empresa deve utilizar é o chatbot, sendo que o objetivo principal é promover uma comunicação rápida e eficaz com o cliente.

O uso deste app permite que a empresa possa conversar de forma simultânea com vários potenciais clientes e clientes sem problemas.

Este tipo de software que funciona com inteligência artificial permite a compreensão das intenções de perguntas recebidas dos usuários.

Desta maneira, eles podem trazer a informação mais exata possível e tirar a dúvida do usuário na hora certa.

A ferramenta garante que todos que visitam o seu site possam ser atendidos prontamente e reduz o risco de perder potenciais clientes, além de armazenar muitas informações importantes dos contatos no momento da visita deles.

Conclusão

Como visto, não há como uma empresa estabelecer a meta de crescer no mercado sem fazer uso das tecnologias para aumentar vendas.

Neste conteúdo, você viu várias dessas tecnologias que são fundamentais para aumentar a geração de leads e as conversões da empresa no mercado.

O que achou do artigo sobre quais as principais tecnologias para aumentar vendas?

Inspire-se

Tendências do Marketing Digital para 2024: como se adaptar às mudanças

Central Empreendedor

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Tendências do Marketing Digital

Um dos setores do mercado empreendedor com maior evolução registrada nos últimos anos é o de Marketing Digital. Olhando para 2024, os especialistas apontam para tendências de lançamentos de produtos e serviços mais bem personalizados, eficientes e envolventes. E você, como empreendedor, precisa estar atento a essas tendências para se destacar perante à concorrência, adaptando suas estratégias de acordo com elas.

Ficou curioso sobre o tema? Então, confira este artigo do Central Empreendedor que explora as principais tendências do Mercado Digital para 2024!

Tendências do Marketing Digital
Imagem de Ksenia Chernaya de Pexels

Inteligência Artificial

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) deu um grande salto em 2023, sobretudo com o lançamento de chatbots como o Google Gemini. Para o próximo ano, podemos esperar um Marketing Digital que explore ainda mais as inteligências visando a automatização de tarefas, personalização de campanhas, e geração de insights sobre os clientes. A ideia é criar um modelo de Marketing mais personalizado e eficiente para atender os objetivos e metas.

Com ajuda das IAs, os empreendedores podem segmentar sua cartela de clientes com base em seus interesses e comportamentos, levando à criação de campanhas mais relevantes e eficazes. Uma das tarefas que pode ser automatizada via Inteligência Artificial é o gerenciamento de redes sociais. Além disso, também pode-se automatizar análise de dados e atendimento ao cliente, liberando os empregados para realizar outras tarefas mais complexas.

Realidade Aumentada e Virtual

Seguindo a evolução tecnológica testemunhada nos últimos anos, outra grande tendência para 2024 é o marketing voltado ao encantamento dos consumidores. Usando Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV), as marcas poderiam oferecer aos clientes grandes e divertidas experiências imersivas. Por exemplo, experimentar produtos e serviços de forma virtual. Além disso, permitir que as pessoas criem suas próprias experiências em um mundo no ciberespaço.

Podemos apresentar algumas ideias. Uma empresa de móveis usando a Realidade Aumentada para mostrar aos consumidores como ficariam os móveis à venda nos ambientes decorados de sua casa. Ou ainda uma empresa de turismo, que programa viagens a destinos exóticos, apresentando em Realidade Virtual exemplos de paisagens que os clientes poderão experimentar num possível passeio.

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Imagem de Eren Li de Pexels

Privacidade de Dados

Em 2024, as empresas que trabalham com Internet precisam se adaptar às novas regulamentações quanto à privacidade de dados que estão sendo promulgadas por governos do mundo todo. Esta é uma grande preocupação dos consumidores, apontada como tendência também no próximo ano. O objetivo é garantir uma melhor proteção de dados pessoais das empresas, bem como dos seus funcionários e clientes.

Você, empreendedor brasileiro, precisa ficar atento ao que diz a nossa Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em agosto de 2020.

Essa lei estabelece regras para a coleta, armazenamento e uso de dados pessoais por empresas e organizações. E para adaptar seu negócio na Internet às novas regulamentações, é preciso, portanto, rever suas políticas e práticas de coleta e uso de dados. Por fim, também poderá ser necessário treinar ou atualizar seus funcionários quanto às regras.

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Imagem de Antoni Shkraba de Pexels

Marketing Multicanal

Marketing multicanal tem a ver com utilizar vários canais de comunicação e plataformas digitais para interagir com os clientes. Isso inclui, por exemplo, lançar anúncios online, marcar eventos virtuais, divulgar produtos em lojas online, entre outras ações. O objetivo é envolver o público-alvo de modo coordenado, criando experiências consistentes.

Com esse modelo de marketing você, empreendedor, pode atrair a atenção do consumidor a partir de muitas fontes. Com isso, alcançar suas metas mais rápido, contando com o engajamento do público em diferentes momentos e contextos. E com as pessoas cada vez mais conectadas à Internet, certamente fica fácil.

Pensando em 2024, uma tendência que pode surgir com mais força é das empresas oferecendo mais experiências personalizadas nos canais em que estão presentes. Ou melhor, nos canais onde estão mais propensas a fechar negócios, construindo relacionamentos fortes com seus clientes.

Comunicação Inclusiva

A questão da inclusão ganhou muita importância no mundo do Marketing. Finalmente as empresas reconheceram a importância de criar mensagens que “conversem” com todas as camadas da sociedade, com pessoas de diferentes gêneros, raças, idades, vivências e aprendizados. Esses conteúdos devem ser compreensíveis, acolhedores e respeitar as leis.

Os clientes desejam uma troca de informações mais franca e honesta. Preconceitos não serão aceitos! As peças publicitárias e produtos apresentados devem demonstrar a preocupação da empresa com representatividade, diversidade da sociedade, sustentabilidade e impacto ambiental. O discurso precisa ser maduro! E, por fim, os serviços devem atender às diferentes necessidades e expectativas do público.

Observação: Nada disso será possível sem investimento em treinamento de funcionários, para poderem criar mensagens que sejam inclusivas e respeitosas.

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Imagem de fauxels de Pexels

Conteúdo gerado pelo usuário

Para finalizar, uma tendência nova. O marketing digital baseado no conteúdo gerado pelo usuário ou CGU vem crescendo nos últimos anos. A ideia é a empresa explorar o que os próprios consumidores podem oferecer para construir ou melhorar sua relação de confiança e impressão credibilidade no mercado. Por exemplo, agindo para mudar com base em avaliações, depoimentos, feedbacks, fotos, vídeos e mais.

O CGU pode ajudar as empresas também na geração de leads – potenciais clientes – e vendas.

A parte mais difícil é descobrir como incentivar seus potenciais clientes e usuários a criar conteúdo. Para isso, poderá ser preciso investir em ferramentas e recursos para geração de conteúdo.

Tendências do Marketing Digital
Imagem de Tima Miroshnichenko de Pexels

Como se adaptar às tendências de Marketing Digital de 2024?

Aqui estão algumas dicas para as empresas que desejam se adaptar às tendências do marketing digital para 2024:

  • Implementar chatbots para atendimento ao cliente automatizado, oferecendo respostas rápidas e personalizadas.
  • Utilizar sistemas de recomendação baseados em IA para sugerir produtos ou serviços com base no histórico de compras do cliente.
  • Criar campanhas de e-mail marketing personalizadas usando algoritmos de IA para segmentação mais precisa do público-alvo.
  • Realizar auditorias de dados para garantir conformidade com as regulamentações locais e internacionais, como GDPR e LGPD.
  • Atualizar políticas de privacidade e obter consentimento explícito dos usuários para coleta e uso de dados.
  • Criar aplicativos móveis com recursos de RA para permitir que os clientes visualizem produtos em seus espaços antes da compra.
  • Desenvolver experiências de RV para eventos virtuais, permitindo que os clientes experimentem produtos ou serviços de forma imersiva.
  • Criar conteúdo em diferentes idiomas e considerar a inclusão de legendas ou áudio descrição para atender a uma audiência diversificada.
  • Evitar linguagem exclusiva ou estereotipada e promover a diversidade em todas as campanhas de marketing.
  • Garantir que a mensagem da marca seja consistente em redes sociais, site, aplicativos móveis e outras plataformas.
  • Integrar estratégias de marketing omnicanal para oferecer uma experiência contínua ao cliente, independentemente do canal utilizado.
  • Criar hashtags exclusivas para os clientes compartilharem suas experiências com o produto ou serviço nas redes sociais.
  • Apresentar depoimentos de clientes em seu site ou em campanhas de marketing para construir confiança e credibilidade.

Leia Também: Como transformar sua carreira em 2024: novas perspectivas para os empreendedores


Fontes: Jornal Contábil.

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Marketing

Como Usar o Google Trends para Impulsionar seu Negócio

Central Empreendedor

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Você já explorou bem as ferramentas disponibilizadas pela Google? Por exemplo, a Google Trends é gratuita e pode ajudar demais os empreendedores, apontando tendências de pesquisas e termos mais buscados. Por exemplo, na semana da Black Friday, ela indica em que dia da semana os consumidores realizam mais pesquisas na Internet e que produtos mais procuraram. Aliás, a título de curiosidade, em 2023, a Google Trends apontou que as respostas eram, respectivamente, quinta-feira e cerveja.

Então, a ferramenta Google Trends apresenta para o empreendedor um cenário de comportamento e buscas ao longo do tempo. Isso aponta qual o interesse das pessoas, seus comportamentos no mercado, o que precisam, as suas necessidades, as suas dores, e o que devem comprar de produtos e serviços. No fim, definir estratégias de Marketing, SEO, produção de conteúdo, desenvolvimento de produtos e além. Saiba mais no texto a seguir, do Central Empreendedor!

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Imagem de Google Trends reproduzida por Oxigenweb

Usando o Google Trends para compreender o mercado

A ideia da Google para a Google Trends é a seguinte: realizar, por meio de termos-chave, um comparativo entre os concorrentes. Pode-se encontrar variações de interesses e identificar oportunidades sazonais. Isso acontece ao revelar picos e quedas de pesquisas, usando a regionalidade para mostrar onde um termo é mais buscado. As informações demográficas são apresentadas por meio de filtros de intervalo de tempo, região e categorias específicas, oferecendo detalhes sobre interesses de pesquisa de acordo com temas e regiões.

Identificando tendências

Após realizar buscas na Google Trends, o empreendedor, ao comparar os gráficos que vem com as palavras-chave, consegue insights sobre as tendências de busca de produtos ou categorias de mercado em alta. É assim, os termos mais buscados antecipam quais as demandas e as áreas do mercado em crescimento. Essa informação deve guiar as estratégias para a expansão dos negócios.

A sazonalidade e ciclos, o que está ganhando ou perdendo popularidade, podem ser identificados por busca por períodos – de horas, dias, meses. Essa é uma das maneiras mais inteligentes hoje do mercado de validar tendências, e dos empreendedores de tomar decisões futuras numa linha crescente ou mais estável em determinado nicho.

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Imagem de Hc6db via Wikipédia – https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Google_Trend.png

Exemplo de caso

Um empreendedor que está no ramo da moda e acessórios pode usar a Google Trends para expandir seus negócios. Digamos que ele queira saber sobre as novas tendências relacionadas a óculos de sol. Ele escreve na aba de pesquisa os termos “óculos de sol modernos”, “tendências em óculos de sol” e “estilos de óculos de sol” para entender as buscas relacionadas a esse produto.

Analisando os gráficos e comparando os termos de busca ao longo de um período, ele percebe que nos últimos meses houve um aumento significativo no interesse por “óculos de sol com design geométrico” e “óculos de sol retrô”. Além disso, ao ajustar a visualização para períodos sazonais, ele nota que o interesse por “óculos de sol com design geométrico” teve um aumento notável durante os meses de verão nos últimos dois anos. A indicação é de uma demanda sazonal por esse estilo específico de óculos de sol.

Por fim, com base nesses insights, o empreendedor decide em que concentrar os seus esforços, como na criação de uma nova coleção de óculos de sol que combine com elementos geométricos e retrô nos meses antes do próximo verão. Nesse cenário, em que ele consegue atender melhor às demandas do mercado em crescimento, suas chances de sucesso são maiores.

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Imagem de rawpixel.com em Freepik

Benefícios de usar o Google Trends para o Marketing

Se sabemos quais as tendências em alta no mercado, podemos criar campanhas de publicidade mais bem direcionadas. Porém, vale dizer aqui que esse aperfeiçoamento do SEO precisa ser constante. Isso porque as palavras-chaves pontadas como de maior visibilidade nos mecanismos de busca mudam a todo momento, segundo as mudanças de interesse da sociedade.

Quanto mais as campanhas de Marketing são bem direcionadas, mais os mercados podem expandir.

Produção de conteúdo para Internet

Falando especialmente em produção de conteúdo e empresas cujos negócios dependem da Internet, a ferramenta Google Trends é fundamental. Acima de tudo por essa capacidade relatada de revelar tendências de pesquisa através das palavras-chave. O objetivo é orientar as produções com o uso desses termos para maximizar o tráfego. 

Exemplo do caso

Uma empresa de produtos de cuidados com a pele que esteja planejando uma campanha para promover seus produtos online pode utilizar a Google Trends. Ela observa um aumento nas buscas por “rotina de skincare para pele sensível” pensando na criação de uma série de vídeos e artigos detalhados sobre cuidados com a pele sensível.

O que se faz, na sequência, é usar palavras-chave específicas identificadas no Trends, como “melhores produtos para pele sensível” e “dicas para reduzir a irritação na pele”. As informações coletadas ajudam a alinhar sua produção de conteúdo com as tendências em alta no mercado. Nisso, a empresa experimenta um aumento no tráfego do site e uma maior visibilidade para seus produtos. Porque, enfim, ela atende melhor à demanda atual e direcionando melhor seus esforços de marketing online.


Fontes: Americanas.

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Gestão e Estratégia

Descubra o Poder das Redes Sociais no Comportamento do Consumidor

Central Empreendedor

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Já parou para pensar como estamos envolvidos hoje com as redes sociais? Por esse motivo, todo empreendedor deve estar atento em como isso está afetando o comportamento do consumidor que ele mira como público-alvo.

Aliás, você sabe o que são redes sociais? Bem, são plataformas online onde as pessoas e empresas criam perfis e compartilham informações diversas relacionadas aos seus interesses. Então, isso acaba criando grupos ou comunidades com ideias e ou atividades em comum. E é óbvio que, sendo assim, transforma a relação entre as marcas e o seu público.

Esse movimento de mercado tem acontecido desde 2000. Com as redes, as empresas encontraram um webespaço gratuito para se destacar e ampliar visibilidade dos seus produtos e serviços. E é nesse mesmo espaço que se pode coletar feedbacks valiosos para que os empreendedores possam entender melhor as demandas dos seus clientes, prevendo possíveis percepções e até prejuízos por práticas relacionadas às mensagens compartilhadas nas redes sociais. Continue lendo para saber mais!

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Imagem de Firmbee por Pixabay

Como as redes sociais afetam o comportamento do consumidor?

Afinal, o que as pessoas esperam das redes sociais? Elas buscam por interatividade, engajamento e autonomia – reflexo dessa Era Digital em que vivemos. E acaba que elas até mudam sua vida cotidiana em função disso, incluindo o que compram, o que consomem. Ou seja, as redes sociais afetam o comportamento do consumidor, influenciando suas decisões de compra, percepções sobre marcas e interações com produtos e serviços.

Na prática, o que já acontece é que as pessoas usam as redes como fonte de pesquisa. E é no rodapé de fotos e vídeos que darão sua opinião (onde tem espaço de voz), ao mesmo tempo que irão confiar nas avaliações de outros usuários antes de adquirir produtos ou contratar serviços. Muitos até se tornam influenciadores, através da criação de conteúdos relevantes e interação ativa com consumidores de marcas.

Então, você, empreendedor, deve se preocupar em como essas opiniões – muitas em forma de crítica -, que podem impactar a imagem da sua empresa ou a reputação da sua marca. Isso requer gerenciamento, até para ter maior controle sobre a percepção do público. Depois, adaptação para atender às novas exigências de consumo. E, como dissemos anteriormente, vale adotar abordagens estratégias para mitigar os riscos associados a esse ambiente digital.

comportamento do consumidor
Foto de Pixabay: https://www.pexels.com/pt-br/foto/fotografia-de-primeiro-plano-fotografia-de-cones-de-plastico-amarelo-verde-vermelho-e-marrom-na-superficie-alinhada-163064/

Surgimento de novas tendências

É surpreendente como os usuários das redes sociais demonstram confiança nesses feedbacks, nessas recomendações personalizadas na Internet. Ao mesmo tempo, as redes também capacitam os consumidores, oferecendo autonomia para comparar preços, por exemplo. E o único jeito de moldar suas percepções é por meio de avaliações, publicidade direcionada – sobretudo com vídeos virais -, influenciadores, conteúdo de marca e interações diretas

O resultado disso geralmente é uma promoção de novos conceitos de estilos de vida e tendências. E essa influência pode abranger desde a descoberta inicial do produto até a consideração e a compra, demonstrando o poder das redes sociais na formação de opinião e comportamento de compra.

comportamento do consumidor
Imagem reproduzida de Freepik

Quais são as estratégias de marketing digital utilizadas nas redes sociais?

Essa interação constante dentro das plataformas digitais só reforça a ideia de que os empreendedores precisam investir em Marketing. Inclusive, estratégias de Marketing  responsáveis e adaptáveis a esse novo cenário de mercado. Um exemplo é o Marketing “Phydital”, que integra estratégias online e offline para construir e fortalecer o branding das empresas.

Traduzindo, o Marketing “Phydital” é uma abordagem multicanal para se destacar nas redes sociais. Primeiro, para construir e impulsionar o branding nas redes sociais, é essencial acompanhar ativamente as plataformas, coletar informações relevantes e realizar uma avaliação criteriosa. Depois, criar uma narrativa que se conecta com o público.

Indicamos, inclusive, que você busque mais referências em campo, se inspirando em trabalhos de marcas como a Goat, que sabem explorar bem essas estratégias para identificar oportunidades no mercado, impulsionadas por conteúdos virais e tendências nas redes sociais, adaptando bem seus produtos e serviços.


Fontes: Ideias Comm.

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