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Empreendedorismo

Implicações de ser empreendedor informal vs formal no Brasil: O que você precisa saber

Central Empreendedor

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em

empreendedor informal e formal

Empreendedorismo é a prática de identificar oportunidades, criar algo novo e valioso a partir delas. Além disso, enfrentar desafios e assumir responsabilidades para alcançar sucesso e lucratividade, ao mesmo tempo, em que tem um impacto positivo na sociedade. No entanto, é importante distinguir entre empreendedorismo formal e informal.

Embora a informalidade possa parecer atraente por ser mais simples e menos onerosa, ela pode trazer riscos para o empreendedor. Por isso, é importante compreender as diferenças entre os dois tipos de empreendedorismo para decidir qual é a melhor opção para cada caso. O Central Empreendedor traz esclarecimentos importantes no texto a seguir. Confira!

Qual a diferença entre empreendedor informal e empreendedor formal?

A principal diferença entre empreendedor informal e empreendedor formal é a legalização do negócio. O empreendedor formal é aquele que possui registro legal e segue as normas estabelecidas pelo governo. Enquanto o empreendedor informal não possui registro e não segue todas as regras.

empreendedor informal e formal
Imagem de freepik

Empreendedor formal

O empreendedor formal é registrado como MEI (Microempreendedor Individual), ME (Microempresa), EPP (Empresa de Pequeno Porte) ou outro tipo de empresa, dependendo do porte e das atividades que realiza. Ele precisa pagar impostos, cumprir obrigações fiscais e trabalhistas, e pode acessar benefícios como linhas de crédito e previdência social. 

Além disso, ele é visto como mais confiável pelos clientes, fornecedores e investidores.

Empreendedor Informal

O empreendedor informal não possui registro. Portanto, não paga impostos, não cumpre todas as obrigações fiscais e trabalhistas. Também não tem acesso a benefícios como previdência social ou linhas de crédito especiais. Apesar disso, muitos empreendedores informais conseguem sobreviver e ter sucesso em seus negócios, principalmente por trabalharem em atividades de baixo custo ou em nichos de mercado pouco explorados.

empreendedor informal e formal
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A saber, no Brasil, de acordo com Estudo Sobre o Empreendedorismo Informal, realizado pelo SEBRAE no ano de 2018, 71% das pessoas que se dizem “donas do seu negócio” não possuem Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Esta pesquisa considerou empregadores, pessoas que exploram o próprio empreendimento com pelo menos um funcionário ou sozinhos, com sócio ou auxílio de familiares.

No entanto, é importante ressaltar que a informalidade pode trazer riscos para o empreendedor. Por exemplo, a possibilidade de ser multado ou ter o negócio fechado por não cumprir as leis e regulamentos estabelecidos. Sem contar que o empreendedor informal não possui proteção legal em casos de conflitos com clientes, fornecedores ou concorrentes.

Quais os riscos que os empreendedores informais correm?

Os empreendedores informais correm diversos riscos, uma vez que não possuem registro legal e não cumprem todas as regras e obrigações estabelecidas pelo governo. Dentre os principais riscos, podemos citar:

  • Penalizações legais: Empreendedores informais estão sujeitos a penalidades e multas por não cumprir as leis, o que pode levar ao fechamento do negócio.
  • Falta de segurança jurídica: Empreendedores informais não têm proteção legal, o que significa que podem enfrentar problemas legais e litígios com clientes, fornecedores e outros parceiros comerciais.
  • Restrições de mercado: Muitas empresas formais só fazem negócios com outras empresas formais, o que significa que empreendedores informais podem ter dificuldades em estabelecer parcerias ou contratos com essas empresas.
  • Dificuldade em obter crédito: Os empreendedores informais não têm acesso a linhas de crédito especiais e outras formas de financiamento, o que pode dificultar o crescimento do negócio.
  • Falta de segurança social: Os empreendedores informais não têm acesso a benefícios como previdência social e seguro desemprego, o que significa que podem enfrentar dificuldades financeiras em caso de doença, acidente ou desemprego.

Quais as vantagens de ter CNPJ e formalizar a sua empresa?

No Brasil, formalizar a empresa e ter um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) oferece diversas vantagens, tais como: 

  • maior credibilidade, acesso a crédito e linhas de financiamento, possibilidade de emitir notas fiscais, benefícios fiscais, direitos trabalhistas, proteção legal, acesso a benefícios sociais, entre outros.

Em resumo, ao formalizar sua empresa e obter um CNPJ, você pode transmitir uma imagem mais profissional e confiável para o mercado, o que pode ajudar a conquistar novos clientes e parcerias. Além disso, empresas formais têm mais segurança jurídica e podem recorrer ao sistema judiciário em caso de problemas legais ou litígios. Outra vantagem importante é a possibilidade de aderir ao Simples Nacional, um regime tributário simplificado que pode reduzir a carga de impostos para empresas de pequeno porte.

Ou seja, formalizar a empresa e obter um CNPJ é fundamental para o sucesso do negócio e para garantir sua sobrevivência no mercado a longo prazo!

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Imagem de freepik

Quais impostos um empreendedor formal paga no Brasil?

Um empreendedor formal no Brasil é obrigado a pagar uma série de impostos e contribuições. Entre os principais tributos, podemos citar:

  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS): cobrado pelos estados sobre a venda de produtos ou serviços;
  • Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS): cobrado pelos municípios sobre a prestação de serviços;
  • Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ): imposto federal que incide sobre o lucro das empresas;
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL): outra contribuição federal incidente sobre o lucro das empresas;
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins): contribuição federal que incide sobre o faturamento das empresas;
  • Programa de Integração Social (PIS): contribuição federal que incide sobre o faturamento das empresas;
  • Contribuição Previdenciária Patronal (CPP): contribuição federal que incide sobre a folha de pagamento das empresas.

Vale lembrar que as alíquotas e regras de cada um desses tributos podem variar de acordo com o porte e atividade da empresa, bem como do regime tributário escolhido. Por isso, é importante que o empreendedor se informe e esteja em dia com suas obrigações fiscais para evitar multas e sanções.

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Como funciona o regime Simples Nacional para empresas?

O Simples Nacional é um regime tributário simplificado que foi criado no Brasil para facilitar o pagamento de impostos por parte das micro e pequenas empresas. Ele unifica oito tributos em uma única guia de recolhimento, simplificando a burocracia e reduzindo a carga tributária para as empresas que se enquadram em seu perfil.

Podem aderir ao Simples Nacional empresas MEI ou ME com faturamento de até R $360.000 por ano (dados de 2023) e EPP com faturamento de até R $4,8 milhões por ano, desde que atendam a alguns critérios, como não ter débitos com a Receita Federal ou outras esferas governamentais, e não atuar em atividades proibidas pelo regime. O regime também é restrito a algumas atividades.

As empresas que optam pelo Simples Nacional pagam uma alíquota única, progressiva, que varia de acordo com a faixa de faturamento. Além disso, há outras obrigações acessórias, como a entrega de declarações e o cumprimento das obrigações trabalhistas.

Outra vantagem do Simples Nacional é que as empresas não precisam recolher alguns tributos federais, como a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Além disso, as empresas do regime também pagam menos Imposto de Renda.


Fontes: Contabilizei.

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Empreendedorismo

Principais tendências empresariais a serem observadas em 2024: fique à frente da curva

Central Empreendedor

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tendências empresariais 2024

O ano de 2024 promete começar já com grandes oportunidades. Os especialistas já preveem novas tendências empresariais que devem impactar diversos setores da economia brasileira. Pensando nisso, o Central Empreendedor trouxe um compilado de informações para ajudar você, empreendedor, a ficar por dentro dessas tendências e, assim, manter seu negócio sempre competitivo e próspero no mercado. Explore as dicas a seguir e se prepare para o novo ano!

Inovação contínua

O mercado, assim como a vida, está em constante transformação. E o empreendedor também precisa se preparar bem para tais mudanças. Ao mesmo tempo, deve saber quando mudar para se manter em alta no mercado, saindo na frente e assumindo uma vantagem competitiva. Pode-se dizer que este é um dos grandes segredos do sucesso empresarial! 

Você, como empreendedor, não deve temer essas transformações. Na verdade, deve abraçar as novas tecnologias e os novos modelos de negócios ao máximo e assim que possível – claro que no momento adequado para sua empresa. Ou, no mínimo, se manter disposto a sair da ‘zona de conforto’ e experimentar novas abordagens. Pois um exemplo é o uso de Inteligência Artificial (IA) na automatização de tarefas, ou dos chatbots para melhorar a experiência dos clientes.

tendências empresariais 2024
Imagem de rawpixel.com em Freepik

O fator humano

Sim, essa é uma tendência para 2024. Estamos falando da transformação digital, que vai muito além das tecnologias. 

Em suma, é importante uma educação que permita que as pessoas consigam aproveitar da melhor maneira essa interação entre humanos e máquinas, uma colaboração que se espera para a inovação e criação de valor nas organizações em 2024. Por causa disso, pode ser interessante você, empreendedor, investir em treinamento e desenvolvimento dos seus funcionários, para que eles possam aproveitar as oportunidades oferecidas pelas tecnologias.

Sustentabilidade

A sustentabilidade será uma das principais tendências empresariais para o próximo ano. Isso porque os consumidores estão mais conscientes da importância de apoiar as empresas que adotam práticas sustentáveis. O que nos leva a dizer que você, empreendedor, querendo destacar seu negócio em 2024, deve investir em práticas como uso de energias renováveis, economia circular, e responsabilidade social corporativa.

Adotar práticas sustentáveis não só é bom para o meio ambiente, mas também pode ser benéfico para os resultados das empresas, reduzindo custos operacionais e atraindo clientes conscientes.

tendências empresariais 2024
Imagem de DCStudio em Freepik

Diversidade e inclusão

Os clientes também estão valorizando mais as empresas que demonstram que pensam e se preocupam em atender bem os mais diversos perfis de clientes. Portanto, em 2024, as empresas precisam definir seu papel na luta pela diversidade e inclusão, principalmente se desejam ganhar relevância neste mercado diversificado. Aliás, geralmente as empresas que cultivam ambientes de trabalho inclusivos e diversos são mais propensas a ações criativas e inovadoras.

Big Data

Como dissemos antes, com as novas tecnologias, podemos coletar, analisar e aplicar técnicas e materiais de maneira mais eficaz em nossos projetos. Nesta era da informação, uma das grandes tendências empresariais é o uso estratégico de Big Data. Dentro das empresas, isso ajuda na obtenção de insights para tomada de decisões, otimização de operações, compreensão de comportamento de clientes, previsão de mercados, etc.

tendências  2024
Imagem de Karolina Grabowska em Pexels

Como se adaptar às tendências empresariais de 2024

Resumindo, são tendências empresariais para 2024 um mercado repleto de inovações, que valoriza sustentabilidade, diversidade e inclusão. E você, empreendedor, já pode começar a se preparar para estas tendências desde já e, assim, prosperar no futuro. Recapitulando nossas dicas:

  • Faça pesquisas e esteja atento às mudanças do mercado.
  • Invista em treinamento e desenvolvimento de seus funcionários.
  • Adote práticas sustentáveis.
  • Promova a diversidade e a inclusão.
  • Invista em big data.
tendências empresariais 2024
Imagem de Rachel Claire em Pexels

São exemplos de como aproveitar as tendências empresariais para obter sucesso no mercado de 2024:

  • Desenvolvimento de um novo software de IA para automatizar tarefas administrativas.
  • Lançamento de uma nova plataforma de e-commerce com foco na experiência do cliente.
  • Desenvolvimento de um programa de treinamento para capacitar funcionários para trabalhar com novas tecnologias.
  • Lançamento de um novo programa de mentoria para ajudar seus funcionários a desenvolver suas carreiras.
  • Adoção de práticas de agricultura sustentável, como o uso de energia solar e a compostagem.
  • Utilização de materiais reciclados em produtos no ramo da moda.
  • Lançamento de um programa de diversidade e inclusão para promover a contratação e o desenvolvimento de profissionais de diferentes origens e grupos sociais.
  • Oferta de treinamentos sobre diversidade e inclusão para funcionários.
  • Marketing que utiliza big data para entender o comportamento de seus clientes e personalizar suas campanhas.
  • E utilização de big data para identificar tendências de doenças e desenvolver novos tratamentos em empresas de saúde.

Ao seguir essas dicas, você estará no caminho certo para se manter à frente da curva e prosperar no mercado de 2024.

Leia Também: Como transformar sua carreira em 2024: novas perspectivas para os empreendedores


Fontes: SEBRAE.

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Empreendedorismo

Da ideia à realidade: o guia passo a passo para iniciar seu próprio negócio

Central Empreendedor

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Iniciar um negócio do zero é algo bastante desafiador para todo e qualquer empreendedor, mesmo que experiente. Por outro lado, também pode ser gratificante, sendo uma boa chance de transformar uma ideia em realidade. Claro que isso deve exigir planejamento meticuloso, pesquisa, e ação estratégica.

Pensando em lhe ajudar a enfrentar essa jornada complexa, o Central Empreendedor resolveu montar esse guia com passo a passo repleto de dicas de como transformar aspirações em um negócio próspero. Confira!

Passo 1: Pesquisa e Planejamento

Toda boa ideia é resultado de uma longa pesquisa. Então, o primeiro passo, antes de iniciar seu negócio, é investigar o mercado. Afinal, que tipo de empreitada você deseja começar? Será que não seria uma melhor estratégia investir numa franquia? Pode usar a Internet mesmo como fonte de pesquisa. O importante é coletar neste estágio o máximo de informações.

Informação é chave para embasar as melhores decisões.

iniciar seu negócio
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Passo 2: Plano de Negócios

O documento ‘Plano de Negócios’ é o produto dessa pesquisa inicial, somado às metas do empreendedor. Pode-se usar modelos de instituições como o SEBRAE como base para montar tal plano. E vale dizer aqui que são as respostas a perguntas cruciais apresentadas em suas páginas que sustentará o lançamento do empreendimento.

Passo 3: Teste sua Ideia

Você já selecionou uma ideia de produto ou serviço para empreender, pesquisou o mercado, e traçou um plano de negócios. A fase três é procurar potenciais clientes que se enquadrem no perfil do seu público-alvo e testar a ideia. Peça que essas pessoas façam uma avaliação sincera e deem seu feedback. Isso pode fornecer insights valiosos sobre quais os ajustes necessários para deixar o produto final conforme o esperado, podendo ser realmente bem-aceito pelo mercado.

Passo 4: Estabeleça sua Presença

Enfim, o plano-piloto está pronto para sair do papel e ser colocado para produção em maior escala! Traduzindo, é nesta fase que o empreendedor dá o passo para a realidade. Esse já pode ser o momento certo de ter um espaço físico e virtual para ofertar os produtos ou serviços da sua empresa – tudo alinhado ao plano inicial, claro. E, ao mesmo tempo, pode ser necessário investir em Marketing para apresentar sua marca ao mercado.

iniciar seu negócio
Imagem de fauxels em Pexels

Passo 5: Formalização e Estruturação

O passo a passo para iniciar seu negócio está quase chegando ao fim. A fase cinco é de organização de documentos; abertura da empresa seguindo as normas estabelecidas; se necessário, contratação de funcionários; e realização de mais ajustes para que a empresa esteja em conformidade com as regulamentações.

Passo 6: Crescimento e Aprendizado Contínuo

As portas para o sucesso estão finalmente se abrindo para você, empreendedor. Porém, é preciso destacar que o processo não termina assim. Saiba que a administração de um novo negócio requer habilidades contínuas.

Compreenda o mercado, conheça seu público e continue inovando!

iniciar seu negócio
Imagem de RF._.studio em Pexels

Bônus | Dicas de Empreendedores Experientes

Entendemos que começar com recursos limitados pode ser desafiador. Aprendizados valiosos podem ser extraídos das experiências de empreendedores que iniciaram com pouco e alcançaram sucesso. Aqui estão algumas dicas:

  • Forme uma equipe multidisciplinar.
  • Faça um plano de negócios sólido.
  • Tenha o apoio da família.
  • Conheça profundamente sua área.
  • Seja corajoso e proativo.
  • Foque nas vendas desde o início.
  • Interaja com seu público-alvo.
  • Teste e adapte rapidamente.
  • Estabeleça metas iniciais claras.

Em resumo, para iniciar seu negócio de sucesso, siga um roteiro bem definido. Se conseguir combinar seu conhecimento com as dicas que apresentamos neste texto, você certamente estará muito bem preparado para enfrentar desafios diversos desse mercado competitivo e em constante transformação.

Da concepção à realização, cada passo é uma oportunidade para aprender, crescer e transformar sua visão em um negócio de sucesso.


Fontes: Contabilizei.

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Empreendedorismo

10 habilidades essenciais que todo empreendedor deve dominar

Central Empreendedor

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Trilhar o caminho do empreendedorismo não é tarefa fácil. Isso exige muitas habilidades e grande sagacidade para alcançar as metas. As ideias mais diferentes podem ser transformadas em negócios de sucesso. Porém, para tanto, será necessária muita compreensão desde comunicação até construção de relacionamentos sólidos. Dito isso, o Central Empreendedor listou algumas habilidades essenciais que todo empreendedor deve dominar para se destacar no mercado altamente competitivo de hoje. Confira!

Comunicação Persuasiva

Essa é uma das principais marcas dos grandes líderes empresariais!

Um empreendedor precisa saber se comunicar de forma clara e cativante para poder transmitir aos clientes e possíveis parceiros ou investidores as suas ideias, fortalecendo a marca. Agora, vale destacar que saber se comunicar vai muito além das palavras. Também é preciso saber como apresentar da forma mais adequada o seu plano (seja por slides, gráficos, infográficos, vídeos e mais). Em resumo, é conseguir transformar conceitos em realidade. Aliás, quem sabia fazer isso muito bem era o lendário Steve Jobs.

Empatia e Conexão Humana

Aqui estamos falando do empreendedor que busca entender as necessidades e desejos dos outros. Afinal, o que seus clientes querem? Do que precisam? Quais as suas dores? E, nesse caso, conta muito uma postura empática, compreensiva. Mostrar um genuíno interesse pelas preocupações e experiência dessas pessoas, criando laços significativos que podem levar a uma base sólida de relacionamentos, gerando mais lucros à empresa.

As informações coletadas através de conversas e pesquisas podem fornecer os melhores insights, essenciais para a geração de soluções mais eficazes – tanto para produção de produtos quanto para oferta de serviços.

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Imagem de Kampus Production em Pexels

Curiosidade e Inovação Constante

Se o empreendedor conseguir o passo anterior, de criar essa conexão humana, obtendo respostas sobre as necessidades e desejos dos outros, é porque ele tem interesse, porque tem curiosidade. Essa atitude geralmente leva todo empreendedor ao sucesso. Seu espírito inovador o guiará a explorar novos horizontes, em busca de soluções criativas, de verdades não percebidas, desafiando o status quo e mantendo sua empresa sempre relevante no mercado.

Construção de Relacionamentos Duradouros

Estabelecer conexões significativas com colegas, parceiros e clientes é uma estratégia valiosa para o sucesso empresarial. Cultivar relacionamentos sólidos abre portas para oportunidades de colaboração e apoio mútuo, fortalecendo a base do negócio.

Habilidade de Vendas e Negociação

Digamos que o empreendedor já sabe em que área do mercado quer atuar e quais as carências do setor. Ele traça um plano de produção de produtos ou prestação de serviços de mão de obra. Na etapa seguinte, deve conseguir vender e negociar suas ideias. Isso é essencial para o crescimento dos negócios.

A ‘arte de vendas e negociação’ tem um papel vital na construção de parcerias sólidas e na obtenção de resultados vantajosos para todas as partes envolvidas.

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Imagem de RDNE Stock project em Pexels

Resiliência e Gestão de Adversidades

Nem sempre os planos dão certo, e é preciso ter sempre isso em mente. Desafios e fracassos fazem parte da jornada do empreendedorismo. Por isso, o empreendedor precisa estar preparado para enfrentar essas adversidades, buscar aprender com elas e seguir em frente.

A resiliência não apenas fortalece a determinação, mas também promove um aprendizado contínuo, essencial para o crescimento pessoal e empresarial.

Pensamento Analítico e Visão Estratégica

Para evitar a maioria dos problemas e erros nesse processo de empreender, é aconselhável que o profissional baseie suas decisões não em instinto, mas em dados concretos. Por isso, entra nessa lista de habilidades a capacidade de analisar informações, identificar tendências e traçar estratégias eficazes. Além do mais, a visão estratégica permite antecipar mudanças e adaptar-se às novas demandas do mercado.

Liderança Inspiradora

Todo empreendedor também precisa ser líder – líder de si, inclusive. Seu exemplo de força deve inspirar a equipe e ser o alicerce da empresa rumo ao sucesso.

Guiar equipes, definir metas claras e motivar colaboradores são atributos essenciais para direcionar o crescimento e a inovação dentro da organização.

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Imagem de RDNE Stock project em Pexels

Organização e Gerenciamento de Tempo

A organização pessoal e profissional deve ser o foco do empreendedor para conseguir realizar as tarefas necessárias e suas metas se cumpram. Aliás, vale destacar que a organização e o gerenciamento de tempo evitam sobrecarga, permitindo um equilíbrio saudável entre descanso e trabalho. Nesse caso, deve-se priorizar tarefas, criar cronogramas eficientes, etc. O segredo está em se manter disciplinado, especialmente em ambientes dinâmicos.

O equilíbrio entre vida profissional e pessoal, a gestão do estresse e a adaptabilidade são aspectos-chave para uma autogestão eficaz, garantindo uma saúde mental e física adequada em um ambiente empreendedor muitas vezes desafiador.

Bônus

Se o empreendedor consegue dominar bem essas habilidades, ele terá mais chances de se diferenciar no mercado, moldando seu sucesso e a sustentabilidade de seus negócios.

Na verdade, o empreendedor de sucesso cultiva e aprimora suas habilidades constantemente. Além de tudo que foi destacado anteriormente, existem ainda algumas dicas adicionais que podemos apresentar. Primeiro o desenvolvimento de habilidades técnicas e digitais. Pensando no mundo de hoje, é importante ter noções de marketing e análise de dados, bem como gestão de dados.

Além disso, o empreendedorismo social e ambiental está ganhando destaque. Por isso, deve-se buscar entender práticas sustentáveis e integrar a responsabilidade social nos negócios. 

Você agora está mais pronto do que nunca para empreender, sabendo enfrentar seus desafios e oportunidades com maior confiança e eficácia. Boa sorte!


Fontes: SEBRAE.

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