Finanças
Saiba qual o cenário para as PMEs no setor do e-commerce em 2023
O comércio eletrônico, virtual ou e-commerce é uma modalidade de compra e venda não presencial. Ela funciona por meio de transações via equipamentos eletrônicos, como smartphones. E é claro que os novos empreendedores, sobretudo em segmentos específicos, estão se beneficiando bastante deste modelo de negócio, inclusive se valendo de grandes plataformas digitais para oferecer atendimento mais rápido e personalizado para os seus clientes.
O Marketing nas redes sociais permite, inclusive, que pequenas e médias empresas (PMEs) do varejo eletrônico consigam, a um custo baixo, competir com as grandes redes na qualidade de serviços e não apenas na guerra dos preços. Neste caso, lançando anúncios criativos em comunidades virtuais e sites, com base em seu plano de negócios, para atrair e reter clientes. E, em resumo, o que se espera para 2023 é que diversos empreendedores lojistas deem prioridade à realização de vendas digitais!
Quais as expectativas para o fututo do e-commerce de PMEs
Olhando para o mercado interno, especialistas apontam que, em 2023, as vendas de pequenos e médios empreendedores brasileiros na Internet deva crescer, com relação ao varejo físico. Prova disso é que muitos lojistas já estão investindo agora mesmo em mais educação digital para si e para os seus funcionários, além de Marketing Digital para a sua empresa, construção de site para divulgação dos seus negócios, construção de perfil em lojas virtuais, etc.
Os planos de empreendedores para o comércio eletrônico em 2023 devem incluir:
- expansão de canais de venda ou integração de canais de venda já existentes;
- investimentos em ferramentas de automação de Marketing e atendimento;
- investimentos em sistemas mais eficientes de processamento de cartões de crédito ou pagamentos diretos para negócios eletrônicos ou varejistas on-line, facilitando boas estratégias para aumentar as taxas de conversão de vendas;
- expansão de portfólio das lojas;
- contratação de mais pessoas para os times; e
- mais profissionalização das lojas virtuais, visando um aumento de faturamento.
Como ser um empreendedor de sucesso no e-commerce
Um empreendedor no e-commerce precisa ter um comportamento diferenciado, buscando entender, o máximo que puder, de finanças, tecnologia, logística, e mais. Ou seja, tendo uma visão multidisciplinar do mercado e do seu próprio negócio.
Vale ainda explorar todas as oportunidades para divulgação de sua marca e produtos oferecidos pelos parceiros de mercado. O relacionamento com fornecedores também deve ser bem trabalhado, respeitando prazos de entrega, reduzindo custos de estoques e aumentando a qualidade dos produtos ofertados. Assim, se diz que isso seria a verdadeira “receita” para o sucesso no mundo virtual!
Quais as principais tendências para e-commerce em 2023
De acordo com um relatório especial divulgado recentemente pela Revista Exame e elaborado pela empresa Nuvemshop, dona de uma plataforma de e-commerce, 2023 será diferente para as vendas digitais. Pequenas e médias empresas (PMEs) precisam estar atentas aos principais temas que devem destacar suas estratégias de negócios digitais. Aqui está uma lista das tendências em ascensão no mercado, incluindo previsões para os próximos anos:
Live Commerce
Este tipo de comércio, combinando o poder do entretenimento com as vantagens do comércio eletrônico através de transmissões ao vivo nas redes sociais, tem ganhado cada vez mais adeptos, incluindo tanto empresas de grande porte como pequenas e médias empresas (PMEs).
Assistência Automatizada
A integração de chatbots às lojas virtuais e aos aplicativos de mensagens permite aos lojistas otimizarem o atendimento aos clientes e aumentarem a conversão de vendas. Com a avançada tecnologia de inteligência artificial, como o ChatGPT, o atendimento automatizado está se tornando uma presença cada vez mais inescapável e, portanto, fundamental para o sucesso do pequeno varejo.
Pix e Pix Parcelado
O Pix está se consolidando como um dos métodos de pagamento mais populares no e-commerce, graças ao seu crescente uso e aceitação. Por conseguinte, uma das tendências recentes é oferecer a opção de compras parceladas pelo Pix, através de colaborações com empresas especializadas na área de pagamentos eletrônicos.
Checkout facilitado
A simplificação do processo de pagamento leva a uma taxa de conversão mais alta. As soluções de pagamento mais avançadas disponíveis no mercado apresentam a conveniência de armazenar dados de compra e checkout com apenas um código de verificação, como é o caso do Nuvem Pay, da Nuvemshop.
Fulfillment
A terceirização de estoques permite a maximização do uso dos mesmos pelas lojas, delegando a tarefa de expedição a empresas parceiras. É uma boa opção para lojas com alta demanda e operações complexas. Grandes varejistas, como a Amazon, oferecem essa possibilidade para atrair pequenos vendedores em busca de vantagem competitiva.
Sistemas de Pagamento Online
Investir em uma integração eficiente é crucial para ampliar as possibilidades de pagamento, incluindo cartões, Pix, boletos e carteiras digitais. Então, escolher as melhores redes digitais com prazos de recebimento curtos e taxas de transação baixas é fundamental para o sucesso.
Enterprise Resource Planning
ERPs (Enterprise Resource Planning) centralizam as informações da empresa em um sistema único, tornando possível integrar departamentos, otimizar processos e minimizar riscos e erros em pedidos. Além disso, ao ser integrado a uma plataforma de e-commerce, um ERP permite gerenciar com precisão pedidos, compras de mercadorias e fluxo de caixa em diferentes canais de vendas.
As previsões indicam que o futuro é promissor para o e-commerce de pequenas e médias empresas (PMEs). Há muitas oportunidades para empreender em diferentes setores, mas é importante se preparar antes de começar. Considere isso ao planejar seu negócio!
Fontes: Exame, com school.