Gestão e Estratégia

Relatórios de marketing: O que você precisa saber sobre eles!

Conhecer os relatórios de marketing é muito importante para toda empresa que quer monitorar adequadamente as métricas destas estratégias e acompanhar de perto o desempenho que elas estão tendo.

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Foto: Envato

Conhecer os relatórios de marketing é muito importante para toda empresa que quer monitorar adequadamente as métricas destas estratégias e acompanhar de perto o desempenho que elas estão tendo.

A criação dos relatórios faz toda a diferença para que a empresa possa orientar corretamente as suas decisões estratégicas de marketing e ter a comprovação de que elas estão sendo realmente eficazes.

Mas quais são os tipos de relatórios de marketing? Por que eles são tão importantes?

Para saber tudo sobre o tema, não deixe de acompanhar este artigo completo!

Entendendo os relatórios de marketing

Os relatórios de marketing tratam-se de documentos nos quais estão reunidos os dados e as informações a respeito do desempenho de estratégias e ações de marketing realizadas pela empresa.

Estas ferramentas permitem fazer avaliações destas estratégias e são usadas dentro da gestão da empresa com a finalidade de fazer uma análise de todos os resultados alcançados com o marketing.

Desta forma, fica mais fácil ter uma base concreta para tomar as decisões neste setor da empresa no futuro.

Para as agências de marketing, estes relatórios ainda são importantes porque permitem que elas apresentem os resultados obtidos com as campanhas aos seus clientes.

Uma outra questão é que é possível mostrar de maneira periódica como as campanhas estão performando, de acordo com qual tenha sido o modo de contratação junto à agência.

Em relação ao meio interno das agências, estes relatórios são fundamentais porque ajudam a informar as equipes a respeito de como tem sido a performance de todas as estratégias.

Assim, fica muito mais fácil entender o que está certo e o que deu errado, para melhorar a campanha e tomar decisões melhores nas ações futuras.

Entenda a importância dos relatórios de marketing

Os relatórios de marketing podem ser descritos como a base deste setor porque ajudam a entender como as ações e estratégias estão caminhando em tempo real ou após a finalização delas.

Além disso, este tipo de relatório ainda permite possíveis insights em outros setores da empresa, então ele possui importância em toda a estrutura do negócio.

Sem esses relatórios, a empresa não tem a menor noção de como suas estratégias e ações de marketing estão performando, ou como foi o desempenho daquelas feitas anteriormente.

Para fica mais claro qual a importância dos relatórios de marketing, veja a seguir as maiores vantagens para a empresa que os utiliza:

  • Permite o acompanhamento dos resultados: a vantagem principal desta estratégia é que ela permite fazer o acompanhamento dos resultados obtidos com as estratégias
  • Permite identificar quais os melhores canais para trabalhar no marketing: ao contrário do que muitos acham, não são todos os canais com os quais vale a pena trabalhar. Os relatórios, portanto, permitem identificar quais são aqueles mais positivos para atuar de acordo com seu público-alvo
  • Permite um maior conhecimento sobre a persona: com esses relatórios, você pode saber mais a respeito da persona com a qual está trabalhando, pois eles trazem dados que falam desta audiência específica
  • Permite comprovar qual é a eficiência das estratégias de marketing: por fim, temos o benefício deste relatório é comprovar se as estratégias e ações de marketing realmente são eficazes, e se estão trazendo o retorno esperado

Relatórios de marketing: Saiba quais os tipos principais

Depois de todas as informações anteriores, agora é o momento de verificar quais são os tipos de relatórios de marketing.

Os principais são:

  • Relatórios periódicos ou por periodicidade: estes relatórios são produzidos a cada período de tempo, como por dia, por semana, por mês ou por ano. Se a campanha de marketing é referente a um período específico, como o Natal e dia das mães, a periodicidade é bem mais curta
  • Relatórios de SEO: este tipo de relatório é aquele no qual o foco principal é a busca orgânica dentro do Google. É possível, neste relatório, obter dados referentes ao tráfego orgânico, à autoridade de domínio, à posição de páginas dentro do ranking do Google, às conversões geradas pela busca orgânica, etc.
  • Relatórios de Mídia e Tráfego: estes relatórios têm como foco avaliar a geração da demanda de tráfego para a empresa. Eles apresentam os resultados referentes às campanhas pagas ou de tráfego pago em plataformas como Google Ads, Facebook Ads, e outras ferramentas. Além disso, elas evidenciam qual a eficiência que estas mídias possuem em conduzir os visitantes ao seu site e qual o ROI (retorno sobre o investimento) gerado

Conclusão

Como visto, os relatórios de marketing são ferramentas imprescindíveis para qualquer empresa que deseja acompanhar o desempenho de suas ações e estratégias neste setor.

Neste conteúdo, foi possível conhecer o que são esses relatórios, porque eles são importantes e ainda ver quais os tipos principais.

O que achou do texto sobre o que são relatórios de marketing?

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