Gestão e Estratégia
Quando é importante fazer o rebranding para sua marca?
Aqui neste conteúdo você vai entender quando é que se faz importante realizar o rebranding para a sua marca.
O rebranding se mostra necessário para qualquer marca, que não importa quando seja o momento, irá precisar reposicionar-se dentro do mercado se deseja crescer e continuar a obter bons resultados.
O reposicionamento poderá ocorrer por vários motivos, tais como uma mudança no público-alvo, pela necessidade de lançar novos produtos no mercado, entre outros.
Apesar de muito importante, nem toda empresa conhece o que é o rebranding e isso pode colocar em risco as chances da sua marca ter maior visibilidade e sucesso no mercado.
Por isso, aqui neste conteúdo você vai entender quando é que se faz importante realizar o rebranding para a sua marca. Acompanhe!
Rebranding: Saiba o que significa!
O rebranding pode ser explicado, em termos gerais, como uma ressignificação da imagem que o público possui de uma determinada empresa ou de um produto.
Para que isso aconteça, as marcas podem realizar mudanças em seu nome ou slogan, no seu logotipo ou na sua identidade visual, ou ainda optar por transformações de outros elementos.
Com isso, a marca pode alterar a maneira como ela é percebida pelo público dentro do mercado no qual atua.
O rebranding pode ser dividido por tipos, sendo que os principais são o parcial e o total.
Rebranding parcial
O primeiro tipo de rebranding que você precisa conhecer é o parcial, ou seja, aquele que é realizado apenas com alguns ajustes pequenos feitos na marca.
O objetivo dele é adaptar a marca em pontos específicos, aqueles que acabaram por ficar desalinhados junto ao seu público.
Esta costuma ser uma estratégia mais recomendada para grandes marcas, que possuem uma maior solidez no mercado e que encontram-se presente na mente do público-alvo.
Nesse caso, estas marcas podem fazer algum tipo de alteração pequena na sua logotipo, deixando-a mais moderna e alinhada ao público, sem que haja qualquer risco para ela no mercado.
Rebranding total
Por outro lado, nós temos também o rebranding total, no qual é se faz uma modificação total da marca, incluindo mesmo a mudança de nome, o que pode ser necessário em algumas situações.
Este tipo de modificação é muito comum, por exemplo, quando duas marcas fundem-se e vão formar uma nova empresa, sendo necessário modificar tudo a respeito de cada uma delas para formar uma terceira.
Por que o rebranding é tão importante?
O rebranding tem a sua importância para as empresas justamente por permitir que atualizações parciais ou totais da marca sejam feitas ao longo do tempo, para permitir uma recolocação no mercado para melhorar os resultados.
Existem muitos motivos que explicam o porquê de fazer o reposicionamento de marca e a seguir você irá conhecer os principais!
Alcançar um novo público
O primeiro motivo pelo qual é importante realizar o rebranding é para alcançar um novo público no mercado.
Sempre que uma marca surge no mercado, ela já conta com um público-alvo específico para o qual a mesma foi pensada para atender.
Entretanto, à medida que o tempo passa e com os resultados obtidos a cada nova campanha de marketing realizada, pode ficar claro que há certos grupos de potenciais clientes que a empresa antes não enxergava.
Dessa forma, ao perceber esse novo grupo potencial, é possível fazer mudanças e reposicionar a marca para que seja possível atendê-lo também.
Incluir novos produtos no mercado
Um outro motivo pelo qual o rebranding é importante diz respeito à expansão da marca em relação aos produtos que deseja começar a comercializar.
Muitas vezes, a empresa começa focando em apenas um produto quando iniciam no mercado, mas logo percebem que podem trabalhar com outras linhas que também fazem sentido para o seu mercado consumidor.
Desta forma, é importante realizar o reposicionamento da marca para conseguir abranger mais produtos e atingir melhor o seu público-alvo.
Aumentar a consciência de marca
A consciência de marca é a tradução do termo em inglês Brand Awareness e serve como uma espécie de métrica que irá avaliar qual é o nível de reconhecimento e da reputação de uma marca em seu mercado de atuação.
Se você percebe que a sua marca tem um brand awareness muito mais baixo do que se espera, então é preciso avaliar as melhores estratégias para melhorar este resultado, sendo que uma das principais é justamente o rebranding.
Isso porque se você percebe que a sua marca não está conseguindo passar ao mercado a mensagem principal, fica claro que o seu branding apresenta alguma falha que deve ser corrigida.
Manter a relevância da sua marca junto ao público
Um último entre os principais motivos pelos quais vale a pena realizar o rebranding é quando você deseja manter a relevância de sua marca junto ao mercado.
Muitas marcas percebem que estão desatualizadas e que isso faz com que elas tornem-se menos relevantes no mercado para seus atuais clientes e para potenciais novos clientes.
Não à toa, constantemente vemos grandes marcas realizando mudanças para que possam manter-se atualizadas e relevantes junto a um público que está mais exigente e que também vai transformando-se com o tempo.
Como fazer o rebranding?
Para finalizar, nada melhor do que falar sobre como é possível fazer esse reposicionamento de marca da sua empresa.
Uma estratégia comum que muitas empresas colocam em prática é realizar uma atualização em sua logo, então caso você perceba que essa mudança é necessária para acompanhar de perto as tendências do mercado, vale a pena aplicá-la.
Entretanto, essa atualização em sua logo pode também ser indicada sempre que a empresa apresenta mudanças pequenas em relação aos seus objetivos e metas no mercado.
Em alguns casos, pode ser que você queira recomeçar do zero com a sua marca, então nessa situação é possível realizar as mudanças no nome da empresa, na sua logo e mesmo no tom de voz com o qual comunica-se com seu público.
É importante ressaltar que esta forma total de rebranding, no qual você vai começar do zero, é indicada para quando se deseja reinventar por completo a empresa.
Isso significa que ela não poderá ter qualquer conexão com a marca anterior, se o seu objetivo é melhorar os resultados e ter uma nova marca.
Mudar a marca por completo, incluindo nome e logotipo, pode ser necessário em situações como:
- A marca expandiu-se para um outro setor existente no mercado e é necessário realizar alterações nela
- Houve uma mudança com relação à posição de liderança dentro da empresa
- Houve alterações nos produtos ou serviços oferecidos ao público
- A marca já não consegue conectar-se diretamente com o público, afetando seu potencial
Com isso, criar a nova marca do zero poderá tornar mais fácil o restabelecimento da imagem junto ao mercado, criando uma nova conexão com ele e obtendo resultados positivos.
Conclusão
Como visto aqui, o rebranding é uma estratégia muito importante dentro do mercado e há empresas que podem beneficiar-se bastante dela, seja de maneira parcial ou total.
Porém, uma grande parte dos empreendedores não conhece nada sobre esta estratégia e, por conta disso, nós trouxemos este conteúdo para explicar o que é o reposicionamento de marca, como fazer e o porquê dele ser importante.
O que achou deste texto sobre quando é importante fazer o rebranding para sua marca?