Empreendedorismo
Por que o Brasil ainda é um bom lugar para empreendedores investirem? Descubra aqui
Os empreendedores são personagens de grande importância no cenário econômico brasileiro. São pessoas que decidem trabalhar com negócio próprio – muitas vezes começando do zero -, por necessidade ou oportunidade do mercado. O problema é que, pelas crises nacionais ou internacionais, muitas vezes o cenário não lhe sparece favorável. Então, podem desistir de empreender.
Quem aposta no empreendedorismo, apesar de saber que está assumindo riscos, não deseja perder dinheiro em investimentos ou modelos de aquisição de renda que venham a trazer prejuízos. Seu foco está, é claro, nos bons resultados para crescer economicamente. E, justamente por isso, precisa agir de modo muito bem pensado, apostando não apenas na sua habilidade, mas também em um profundo estudo de mercado, resultado de um pensamento estratégico.
O texto a seguir apresenta um quadro geral do empreendedorismo no Brasil e aponta um possível caminho de atuação que você pode adotar. Confira!
Como anda o empreendedorismo no Brasil?
O Brasil sempre foi um grande exemplo de empreendedorismo por conta da sua população ser bastante criativa – de jovens a profissionais de carreira . O setor de franquias ainda é o de maior destaque entre os levantamentos de faturamento. Mas, de qualquer maneira, todas as linhas de iniciativa desse segmento do mercado são igualmente responsáveis por uma grande geração de vagas de emprego no país, mesmo em períodos de crises econômicas e até políticas.
Por outro lado, de acordo com dados de Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo, que são publicados periodicamente pelo IBGE, inúmeras empresas fecham em até dois anos de atividades. Diversos são os motivos que levam à sua falência, como falta de conhecimento do próprio mercado – incluindo da concorrência, da clientela e do produto vendido -, além do não comprometimento combinado à má gestão.
Um empreendimento de sucesso precisa criar um diferencial no mercado!
Quanto ainda vale empreender no Brasil?
Apesar das dificuldades enfrentadas nos últimos anos, ainda vale a pena abrir um negócio próprio no Brasil. Pequenos e médios empreendedores vão encontrar grande incentivo, através do Governo Federal, em criações e manutenções de diferentes políticas. Isso inclui a Lei do Microempreendedor Individual (MEI) e o programa de tributação pelo Simples Nacional, além do sistema Startup Brasil. Isso vem tirando muitos trabalhadores da informalidade, permitindo ainda o desenvolvimento de várias boas soluções em vários setores do país.
Vale lembrar que o crescimento do empreendedorismo em nossa economia é de interesse dos governantes brasileiros. Porque isso resulta em grandes oportunidades abertas no mercado nacional. E, como sabemos, essa valorização favorece o país no cenário econômico global. Assim, através das ações dos empreendedores, podemos provar ao mundo que podemos resolver nossos problemas, enfrentar desafios, propor ideias e soluções, criar demandas e outras possibilidades de negócios.
Quais oportunidades os empreendedores podem encontrar no Brasil?
A Internet também vem favorecendo o empreendedorismo digital no Brasil. Então, pessoas que se encontram em situação de desemprego, por exemplo, mesmo estando em um país tão burocrático quanto o nosso, podem se valer desse canal de comunicação para ganhar dinheiro e continuar ativo no mercado de trabalho. Mas, mesmo assim, devemos enfatizar que todo empreendedor só alcança o sucesso com um plano estratégico muito bem elaborado.
É através de bons métodos de inovação e de divulgação de negócios que estão focadas as maiores ações de crescimento econômico do Brasil, pensando no estímulo de geração de empregos e outras oportunidades – como pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. Não à toa, existem diversas políticas públicas voltadas para empresários em nosso país. E um perfil empreendedor é bem valorizado e até “caçado” por grandes empresas e instituições de ensino, à procura de especialistas.
O que ainda precisa melhorar no cenário brasileiro?
Os empreendedores podem encontrar, em alguns períodos, certa dificuldade de atuar no Brasil, sobretudo em meio a crises econômicas e políticas. Algumas categorias podem esbarrar em muitas burocracias para abrir sua empresa; diversas leis de incentivo simplesmente não são divulgadas; e muitos acabam desconhecendo suas obrigações legais para manter seus negócios funcionando. Tudo isso acaba desencorajando a condução de inúmeros projetos.
Por parte dos empreendedores, falta muita qualificação e dedicação ao aperfeiçoamento. Isso os impede de conseguir competir com igualdade, acabando por perder espaço dentro de um contexto de alta competitividade e modernidade. Mas quem atua de modo diferente tem mais chances de obter sucesso no Brasil.
Nossa economia ainda é bastante sólida, com grandes oportunidades e com lugar para todos com vontade de lutar!
Como se preparar para empreender no Brasil?
Antes de tentar empreender, você precisa tomar consciência do que é ser empreendedor e qual o passo a passo para ser um empreendedor de sucesso no Brasil. Afinal, esta será a sua mais nova fonte de renda! Eis como se preparar melhor para essa grande empreitada:
- Defina um objetivo: “Por que você quer ser empreendedor?”.
- Conheça seus limites financeiros, bem como possíveis ganhos e gastos.
- Busque formas de atualizar seu conhecimento – seja com cursos online, workshops, intercâmbios de trabalho e além.
- Estude como resolver seus problemas; e como contribuir para resolver, de forma precisa e ágil, problemas de um público específico.
Fontes: Blog Local Web, Check Registros.