Carreira

Descubra os empregos verdes: o que são e como encontrar oportunidades de trabalho

Publicado

em

A economia global está passando neste momento por um importante processo de transição, impulsionada principalmente pela necessidade de combater as mudanças climáticas. E, por incrível que pareça, este cenário tem impulsionado a criação de milhões de empregos, empregos verdes, voltados à realização de atividades de proteção do meio ambiente, minimizando impactos das ações humanas sobre a saúde do planeta.

Imagem de Pixabay

O que são empregos verdes?

Existe uma urgência pela aceleração da transição da economia tradicional, na qual se baseia a gestão de muitos países e empresas, para uma economia descarbonizada e ecológica. E essa ideia tem sido convertida em um motor de crescimento, gerando os tais empregos verdes em vários setores. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), esses trabalhos são:

“(…) os trabalhos de agricultura, atividades de fabricação, pesquisa e desenvolvimento, administração e serviço que contribuem de forma considerável para preservar ou restaurar a qualidade do meio ambiente.”

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) define empregos verdes como:

“(…) aqueles trabalhos que reduzem o impacto ambiental de empresas e de setores econômicos para níveis que sejam pelo menos sustentáveis.”

Quais os benefícios dos empregos verdes?

De acordo com a OIT, os empregos verdes serviriam para orientar a nossa sociedade a:

  • proteger os ecossistema, e a biodiversidade,
  • aumentar a eficiência do consumo de energia e das matérias-primas,
  • reduzem o consumo de água através de estratégias de elevada eficiência,
  • limitar as emissões de gases de efeito estufa,
  • minimizar os resíduos e a poluição,
  • proteger e restaurar os ecossistemas,
  • e contribuir para a adaptação às mudanças climáticas.
Imagem de Pixabay

Quais as carreiras verdes mais populares atualmente?

Um dos primeiros exemplos de carreiras verdes que podemos destacar são aquelas que fazem parte da economia circular, base da economia verde. Ou seja, que se propõem a reutilizar, reparar ou reciclar objetos, aumentando a produção e o consumo sustentável, ao mesmo tempo em que ajuda a reduzir os resíduos que causam danos e poluem o ar, o solo e a água. 

Claro que os empregos verdes podem ser encontrados em todos os setores e empresas, em áreas urbanas ou rurais, do trabalho manual ao trabalho qualificado e em todos os países, independentemente do seu nível de desenvolvimento. Inclusive, aqui vai um dado importante! De acordo com pesquisa do LinkedIn, vagas de empregos verdes tem crescido bastante nos últimos cinco anos, sobretudo em áreas como:

  • gerência de sustentabilidade,
  • técnico de turbinas eólicas,
  • consultoria solar,
  • ecologia,
  • saúde e segurança ambiental,
  • física,
  • geografia,
  • engenharia.
Imagem de Pixabay

Empregos verdes no mercado brasileiro

O surgimento de empregos verdes está, sem dúvidas, mexendo com toda a economia global. Sobretudo, levando a criação de postos de trabalho em países emergentes e em desenvolvimento, juntamente com a mudança na produção e no uso da energia. Aliás, o próprio LinkedIn indicou em relatório recente que a participação desses talentos verdes na força de trabalho aumentou quase 50% desde 2015. Claro que isso exige dos candidatos mais “habilidade verde”.

Possíveis medidas a serem adotadas pelo governo

O lado positivo é que o Brasil tem muito disso. O país tem uma economia própria substancial – uma das maiores do mundo. E dentro do seu território há ecossistemas importantes para o planeta, ricos em recursos e biodiversidade. Mas, por outro lado, é preciso que o governo:

  • crie políticas e regulamentações, como de incentivos fiscais e financeiros para empresas que adotam práticas verdes e criam empregos verdes, além de padrões de sustentabilidade para empresas e indústrias, como normas de emissões de gases de efeito estufa;
  • invista em infraestrutura verde, como transporte público eficiente em termos de energia;
  • invista em melhores processos produtivos ligados à descarbonização e à sustentabilidade;
  • promova o comércio de produtos e serviços verdes, através de programas de certificação verde e iniciativas de marca verde;
  • promova a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias verdes, como de  armazenamento de carbono;
  • promova o uso de energias renováveis, como eólica e solar;
  • incentive a formação de profissionais mais qualificados e a abertura de vagas de estágios e empregos verdes;
  • incentive o consumo responsável, como programas de reciclagem e incentivo à compra de produtos sustentáveis;
  • etc.

Essa expansão é mais sentida na agricultura, embora ainda em velocidade muito lenta. Mas precisamos lembrar que a responsabilidade de mudar esta realidade não é só do governo, mas de toda a sociedade. Todos podem contribuir para um futuro mais sustentável e próspero!

Imagem de Pixabay

Quais as carreiras verdes mais populares?

Engenheiro de Energia

A situação econômica atual tem afetado o volume e a estrutura de demanda de energia, pressionando as cadeias de abastecimento. E foi nesse cenário que o interesse pelas tecnologias de energia renovável cresceu.

Agrônomo

Também nos últimos anos, aumentou o interesse pelos alimentos e bebidas orgânicas.

Designer

Muitos países estão criando taxas de reciclagem e estabelecendo critérios de design ecológico. E muitos consumidores estão buscando mais por ecodesign, desde embalagens a edifícios, incluindo casas ecológicas, inteligentes e sustentáveis.

Turismólogo

Há, hoje, uma busca maior por experiências de viagens para destinos como trilhas em montanhas, ecovilas e áreas rurais em revitalização, por exemplo.

Engenheiro de transportes

Para frear as emissões de CO2 neste setor, muitos países estão estimulando a criação de oportunidades de trabalho nos setores de veículos elétricos, assim como também transporte público e transporte de mercadorias em trens eletrificados.

Imagem de Pixabay

Biólogo

Este profissional pode monitorar biomas, proteger a natureza ou controlar áreas de preservação.

Engenheiro florestal

Já este profissional deve trabalhar no cuidado do reflorestamento ou manuseio sustentável de florestas.

Quais os desafios dos empregos verdes?

Selecionamos uma fala de especialista para dar uma dimensão dos desafios que o mercado tem pela frente para a criação de empregos verdes. Confira!

“A escala de mudança necessária para alcançar uma economia verde e cumprir as metas ambiciosas de mudança climática global significa que precisamos pensar em habilidades sustentáveis em todos os empregos e em todos os setores.”

– Sue Duke, chefe de políticas públicas globais do LinkedIn, em relatório especial.

Veja Também: Quais são os tipos de empreendedores?


Fontes: UOL, Revista Exame, Catho Empregos, CNN Brasil, NETZERO.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Sair da versão mobile