Gestão e Estratégia

O que é plano de negócios e como fazer? Confira dicas e saiba criar um para sua empresa

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Se você é empreendedor, precisa saber disso: o plano de negócios é uma ferramenta essencial para toda empresa, seja ela de pequeno ou grande porte, nova ou consolidada. 

Esse documento tem uma função muito importante, que é auxiliar os próprios gestores das empresas a definirem objetivos, metas, estratégias e ações para o negócio. Este artigo do Central Empreendedor irá explorar como os planos de negócios contribuem para o trabalho dos empreendedores.

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O que é plano de negócios

Recapitulando o que já foi dito antes, plano de negócios é um documento que descreve os objetivos de um negócio, além de servir de orientação para quais ações devem ser tomadas para alcançar esses objetivos. Mas claro que, para isso, esse documento precisa ser completo, apresentando informações relevantes, incluindo:

  • dados do mercado, 
  • público-alvo, 
  • concorrentes, 
  • produto ou serviço, 
  • estratégias de marketing, e 
  • estratégias financeiras.

Razões para fazer um plano de negócios

Um bom plano de negócios contribui para evitar erros que possam custar caro para a empresa, mostrando para o empreendedor como cuidar cuidadosamente do seu negócio, e identificando potenciais riscos e oportunidades. No momento de procurar investidores e outros interessados, por exemplo, esse plano bem elaborado fará a diferença, demonstrando que a empresa trabalha sobre uma base sólida e está pronta para o sucesso.

Com essa melhora da comunicação, aumentam-se as chances de fechar parcerias e vendas, fornecendo um roteiro para o empreendedor seguir, tomando decisões sempre mais informadas. O plano também contribui para apresentar a visão do negócio para os funcionários, garantindo que todos estejam na mesma página e trabalhando em direção aos mesmos objetivos.

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Quais os principais tipos de planos de negócios

Antes de tudo, você precisa saber que existem diferentes modelos de planos de negócios. Indicamos que busque conhecer suas diferenças para escolher o ideal para seu negócio.

Tenha em mente que o melhor plano será aquele adaptado às necessidades e objetivos específicos da sua empresa.

São os principais modelos de planos de negócios:

  • Tradicional: para empresas tradicionais, mais comum e completo, cobrindo todos os aspectos importantes do negócio.
  • Resumido: mais curto e conciso, ideal para empresas em estágio inicial ou empresas que precisam de um plano para fins específicos.
  • Operacional: como o nome diz, concentra aspectos operacionais do negócio, como  produção, logística e gestão de recursos humanos.
  • Estratégico: se concentra nos objetivos e estratégias de longo prazo do negócio.
  • Estruturado: o modelo mais usado, servindo para reestruturar ou reorganizar um negócio existente.
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Como fazer um plano de negócios

Como explicado anteriormente, existem vários modelos de planos de negócios. Mas, no geral, sua construção segue as mesmas etapas básicas.

Definição dos objetivos

A primeira etapa da construção do plano de negócios é responder quais os objetivos traçados para a empresa. Afinal, o que você deseja alcançar com o seu negócio?

Pesquisa de mercado

Esta etapa é de estudo do público-alvo, concorrentes e tendências em alta. Tal pesquisa ajuda a entender qual o potencial do seu modelo de negócio perante o mercado atual.

Análise SWOT

O modelo de análise SWOT é usado como ferramenta para identificar os pontos fortes e fracos de uma empresa, ou seja, vantagem competitiva, taxas de fidelização de clientes e estruturas de custos. Além disso, possíveis oportunidades e riscos para o negócio diante o crescimento no mercado, mudanças nas regulamentações vigentes, surgimento de novos concorrentes, mudanças nas preferências dos consumidores, e mais.

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Descrição do produto ou serviço

Neste ponto da elaboração do plano de negócios, você já deve dominar suas metas e a situação do mercado. Agora, enfim, deve definir o que irá oferecer no seu negócio. O momento é para descrever o produto ou serviço, incluindo as características, benefícios e, por fim, diferenciais.

Estratégias de marketing e finanças

O plano de negócio pode ser expandido, detalhando as estratégias de marketing a serem desenvolvidas para alcançar o público-alvo e gerar vendas, como fazer uso de ferramentas digitais, redes sociais, publicidade offline e marketing de conteúdo. Ademais, estratégias financeiras para garantir a sustentabilidade do negócio, como eventuais reduções de custos, renegociação de contratos e otimização de processos.

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Dicas para fazer um plano de negócios eficiente

Ao elaborar um plano de negócios, é importante você seguir algumas dicas para garantir que o documento seja eficiente:

  • Seja realista: O plano de negócios deve ser realista e baseado em informações confiáveis.
  • Seja específico: O plano de negócios deve ser específico e fornecer informações detalhadas sobre os objetivos, metas e estratégias do negócio.
  • Seja claro: O plano de negócios deve ser claro e fácil de entender.
  • Seja atualizado: O plano de negócios deve ser atualizado regularmente para refletir as mudanças no mercado e no negócio.

Leia Também: Estratégias de Marketing de Baixo Custo para o Empreendedor Inteligente


Fontes: SEBRAE, Contabilizei, Estadão.

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