Gestão e Estratégia
O que é plano de negócios e como fazer? Confira dicas e saiba criar um para sua empresa
Se você é empreendedor, precisa saber disso: o plano de negócios é uma ferramenta essencial para toda empresa, seja ela de pequeno ou grande porte, nova ou consolidada.
Esse documento tem uma função muito importante, que é auxiliar os próprios gestores das empresas a definirem objetivos, metas, estratégias e ações para o negócio. Este artigo do Central Empreendedor irá explorar como os planos de negócios contribuem para o trabalho dos empreendedores.
O que é plano de negócios
Recapitulando o que já foi dito antes, plano de negócios é um documento que descreve os objetivos de um negócio, além de servir de orientação para quais ações devem ser tomadas para alcançar esses objetivos. Mas claro que, para isso, esse documento precisa ser completo, apresentando informações relevantes, incluindo:
- dados do mercado,
- público-alvo,
- concorrentes,
- produto ou serviço,
- estratégias de marketing, e
- estratégias financeiras.
Razões para fazer um plano de negócios
Um bom plano de negócios contribui para evitar erros que possam custar caro para a empresa, mostrando para o empreendedor como cuidar cuidadosamente do seu negócio, e identificando potenciais riscos e oportunidades. No momento de procurar investidores e outros interessados, por exemplo, esse plano bem elaborado fará a diferença, demonstrando que a empresa trabalha sobre uma base sólida e está pronta para o sucesso.
Com essa melhora da comunicação, aumentam-se as chances de fechar parcerias e vendas, fornecendo um roteiro para o empreendedor seguir, tomando decisões sempre mais informadas. O plano também contribui para apresentar a visão do negócio para os funcionários, garantindo que todos estejam na mesma página e trabalhando em direção aos mesmos objetivos.
Quais os principais tipos de planos de negócios
Antes de tudo, você precisa saber que existem diferentes modelos de planos de negócios. Indicamos que busque conhecer suas diferenças para escolher o ideal para seu negócio.
Tenha em mente que o melhor plano será aquele adaptado às necessidades e objetivos específicos da sua empresa.
São os principais modelos de planos de negócios:
- Tradicional: para empresas tradicionais, mais comum e completo, cobrindo todos os aspectos importantes do negócio.
- Resumido: mais curto e conciso, ideal para empresas em estágio inicial ou empresas que precisam de um plano para fins específicos.
- Operacional: como o nome diz, concentra aspectos operacionais do negócio, como produção, logística e gestão de recursos humanos.
- Estratégico: se concentra nos objetivos e estratégias de longo prazo do negócio.
- Estruturado: o modelo mais usado, servindo para reestruturar ou reorganizar um negócio existente.
Como fazer um plano de negócios
Como explicado anteriormente, existem vários modelos de planos de negócios. Mas, no geral, sua construção segue as mesmas etapas básicas.
Definição dos objetivos
A primeira etapa da construção do plano de negócios é responder quais os objetivos traçados para a empresa. Afinal, o que você deseja alcançar com o seu negócio?
Pesquisa de mercado
Esta etapa é de estudo do público-alvo, concorrentes e tendências em alta. Tal pesquisa ajuda a entender qual o potencial do seu modelo de negócio perante o mercado atual.
Análise SWOT
O modelo de análise SWOT é usado como ferramenta para identificar os pontos fortes e fracos de uma empresa, ou seja, vantagem competitiva, taxas de fidelização de clientes e estruturas de custos. Além disso, possíveis oportunidades e riscos para o negócio diante o crescimento no mercado, mudanças nas regulamentações vigentes, surgimento de novos concorrentes, mudanças nas preferências dos consumidores, e mais.
Descrição do produto ou serviço
Neste ponto da elaboração do plano de negócios, você já deve dominar suas metas e a situação do mercado. Agora, enfim, deve definir o que irá oferecer no seu negócio. O momento é para descrever o produto ou serviço, incluindo as características, benefícios e, por fim, diferenciais.
Estratégias de marketing e finanças
O plano de negócio pode ser expandido, detalhando as estratégias de marketing a serem desenvolvidas para alcançar o público-alvo e gerar vendas, como fazer uso de ferramentas digitais, redes sociais, publicidade offline e marketing de conteúdo. Ademais, estratégias financeiras para garantir a sustentabilidade do negócio, como eventuais reduções de custos, renegociação de contratos e otimização de processos.
Dicas para fazer um plano de negócios eficiente
Ao elaborar um plano de negócios, é importante você seguir algumas dicas para garantir que o documento seja eficiente:
- Seja realista: O plano de negócios deve ser realista e baseado em informações confiáveis.
- Seja específico: O plano de negócios deve ser específico e fornecer informações detalhadas sobre os objetivos, metas e estratégias do negócio.
- Seja claro: O plano de negócios deve ser claro e fácil de entender.
- Seja atualizado: O plano de negócios deve ser atualizado regularmente para refletir as mudanças no mercado e no negócio.
Leia Também: Estratégias de Marketing de Baixo Custo para o Empreendedor Inteligente
Fontes: SEBRAE, Contabilizei, Estadão.
Empreendedorismo
Principais tendências empresariais a serem observadas em 2024: fique à frente da curva
O ano de 2024 promete começar já com grandes oportunidades. Os especialistas já preveem novas tendências empresariais que devem impactar diversos setores da economia brasileira. Pensando nisso, o Central Empreendedor trouxe um compilado de informações para ajudar você, empreendedor, a ficar por dentro dessas tendências e, assim, manter seu negócio sempre competitivo e próspero no mercado. Explore as dicas a seguir e se prepare para o novo ano!
Inovação contínua
O mercado, assim como a vida, está em constante transformação. E o empreendedor também precisa se preparar bem para tais mudanças. Ao mesmo tempo, deve saber quando mudar para se manter em alta no mercado, saindo na frente e assumindo uma vantagem competitiva. Pode-se dizer que este é um dos grandes segredos do sucesso empresarial!
Você, como empreendedor, não deve temer essas transformações. Na verdade, deve abraçar as novas tecnologias e os novos modelos de negócios ao máximo e assim que possível – claro que no momento adequado para sua empresa. Ou, no mínimo, se manter disposto a sair da ‘zona de conforto’ e experimentar novas abordagens. Pois um exemplo é o uso de Inteligência Artificial (IA) na automatização de tarefas, ou dos chatbots para melhorar a experiência dos clientes.
O fator humano
Sim, essa é uma tendência para 2024. Estamos falando da transformação digital, que vai muito além das tecnologias.
Em suma, é importante uma educação que permita que as pessoas consigam aproveitar da melhor maneira essa interação entre humanos e máquinas, uma colaboração que se espera para a inovação e criação de valor nas organizações em 2024. Por causa disso, pode ser interessante você, empreendedor, investir em treinamento e desenvolvimento dos seus funcionários, para que eles possam aproveitar as oportunidades oferecidas pelas tecnologias.
Sustentabilidade
A sustentabilidade será uma das principais tendências empresariais para o próximo ano. Isso porque os consumidores estão mais conscientes da importância de apoiar as empresas que adotam práticas sustentáveis. O que nos leva a dizer que você, empreendedor, querendo destacar seu negócio em 2024, deve investir em práticas como uso de energias renováveis, economia circular, e responsabilidade social corporativa.
Adotar práticas sustentáveis não só é bom para o meio ambiente, mas também pode ser benéfico para os resultados das empresas, reduzindo custos operacionais e atraindo clientes conscientes.
Diversidade e inclusão
Os clientes também estão valorizando mais as empresas que demonstram que pensam e se preocupam em atender bem os mais diversos perfis de clientes. Portanto, em 2024, as empresas precisam definir seu papel na luta pela diversidade e inclusão, principalmente se desejam ganhar relevância neste mercado diversificado. Aliás, geralmente as empresas que cultivam ambientes de trabalho inclusivos e diversos são mais propensas a ações criativas e inovadoras.
Big Data
Como dissemos antes, com as novas tecnologias, podemos coletar, analisar e aplicar técnicas e materiais de maneira mais eficaz em nossos projetos. Nesta era da informação, uma das grandes tendências empresariais é o uso estratégico de Big Data. Dentro das empresas, isso ajuda na obtenção de insights para tomada de decisões, otimização de operações, compreensão de comportamento de clientes, previsão de mercados, etc.
Como se adaptar às tendências empresariais de 2024
Resumindo, são tendências empresariais para 2024 um mercado repleto de inovações, que valoriza sustentabilidade, diversidade e inclusão. E você, empreendedor, já pode começar a se preparar para estas tendências desde já e, assim, prosperar no futuro. Recapitulando nossas dicas:
- Faça pesquisas e esteja atento às mudanças do mercado.
- Invista em treinamento e desenvolvimento de seus funcionários.
- Adote práticas sustentáveis.
- Promova a diversidade e a inclusão.
- Invista em big data.
São exemplos de como aproveitar as tendências empresariais para obter sucesso no mercado de 2024:
- Desenvolvimento de um novo software de IA para automatizar tarefas administrativas.
- Lançamento de uma nova plataforma de e-commerce com foco na experiência do cliente.
- Desenvolvimento de um programa de treinamento para capacitar funcionários para trabalhar com novas tecnologias.
- Lançamento de um novo programa de mentoria para ajudar seus funcionários a desenvolver suas carreiras.
- Adoção de práticas de agricultura sustentável, como o uso de energia solar e a compostagem.
- Utilização de materiais reciclados em produtos no ramo da moda.
- Lançamento de um programa de diversidade e inclusão para promover a contratação e o desenvolvimento de profissionais de diferentes origens e grupos sociais.
- Oferta de treinamentos sobre diversidade e inclusão para funcionários.
- Marketing que utiliza big data para entender o comportamento de seus clientes e personalizar suas campanhas.
- E utilização de big data para identificar tendências de doenças e desenvolver novos tratamentos em empresas de saúde.
Ao seguir essas dicas, você estará no caminho certo para se manter à frente da curva e prosperar no mercado de 2024.
Leia Também: Como transformar sua carreira em 2024: novas perspectivas para os empreendedores
Fontes: SEBRAE.
Empreendedorismo
Da ideia à realidade: o guia passo a passo para iniciar seu próprio negócio
Iniciar um negócio do zero é algo bastante desafiador para todo e qualquer empreendedor, mesmo que experiente. Por outro lado, também pode ser gratificante, sendo uma boa chance de transformar uma ideia em realidade. Claro que isso deve exigir planejamento meticuloso, pesquisa, e ação estratégica.
Pensando em lhe ajudar a enfrentar essa jornada complexa, o Central Empreendedor resolveu montar esse guia com passo a passo repleto de dicas de como transformar aspirações em um negócio próspero. Confira!
Passo 1: Pesquisa e Planejamento
Toda boa ideia é resultado de uma longa pesquisa. Então, o primeiro passo, antes de iniciar seu negócio, é investigar o mercado. Afinal, que tipo de empreitada você deseja começar? Será que não seria uma melhor estratégia investir numa franquia? Pode usar a Internet mesmo como fonte de pesquisa. O importante é coletar neste estágio o máximo de informações.
Informação é chave para embasar as melhores decisões.
Passo 2: Plano de Negócios
O documento ‘Plano de Negócios’ é o produto dessa pesquisa inicial, somado às metas do empreendedor. Pode-se usar modelos de instituições como o SEBRAE como base para montar tal plano. E vale dizer aqui que são as respostas a perguntas cruciais apresentadas em suas páginas que sustentará o lançamento do empreendimento.
Passo 3: Teste sua Ideia
Você já selecionou uma ideia de produto ou serviço para empreender, pesquisou o mercado, e traçou um plano de negócios. A fase três é procurar potenciais clientes que se enquadrem no perfil do seu público-alvo e testar a ideia. Peça que essas pessoas façam uma avaliação sincera e deem seu feedback. Isso pode fornecer insights valiosos sobre quais os ajustes necessários para deixar o produto final conforme o esperado, podendo ser realmente bem-aceito pelo mercado.
Passo 4: Estabeleça sua Presença
Enfim, o plano-piloto está pronto para sair do papel e ser colocado para produção em maior escala! Traduzindo, é nesta fase que o empreendedor dá o passo para a realidade. Esse já pode ser o momento certo de ter um espaço físico e virtual para ofertar os produtos ou serviços da sua empresa – tudo alinhado ao plano inicial, claro. E, ao mesmo tempo, pode ser necessário investir em Marketing para apresentar sua marca ao mercado.
Passo 5: Formalização e Estruturação
O passo a passo para iniciar seu negócio está quase chegando ao fim. A fase cinco é de organização de documentos; abertura da empresa seguindo as normas estabelecidas; se necessário, contratação de funcionários; e realização de mais ajustes para que a empresa esteja em conformidade com as regulamentações.
Passo 6: Crescimento e Aprendizado Contínuo
As portas para o sucesso estão finalmente se abrindo para você, empreendedor. Porém, é preciso destacar que o processo não termina assim. Saiba que a administração de um novo negócio requer habilidades contínuas.
Compreenda o mercado, conheça seu público e continue inovando!
Bônus | Dicas de Empreendedores Experientes
Entendemos que começar com recursos limitados pode ser desafiador. Aprendizados valiosos podem ser extraídos das experiências de empreendedores que iniciaram com pouco e alcançaram sucesso. Aqui estão algumas dicas:
- Forme uma equipe multidisciplinar.
- Faça um plano de negócios sólido.
- Tenha o apoio da família.
- Conheça profundamente sua área.
- Seja corajoso e proativo.
- Foque nas vendas desde o início.
- Interaja com seu público-alvo.
- Teste e adapte rapidamente.
- Estabeleça metas iniciais claras.
Em resumo, para iniciar seu negócio de sucesso, siga um roteiro bem definido. Se conseguir combinar seu conhecimento com as dicas que apresentamos neste texto, você certamente estará muito bem preparado para enfrentar desafios diversos desse mercado competitivo e em constante transformação.
Da concepção à realização, cada passo é uma oportunidade para aprender, crescer e transformar sua visão em um negócio de sucesso.
Fontes: Contabilizei.
Gestão e Estratégia
Descubra o Poder das Redes Sociais no Comportamento do Consumidor
Já parou para pensar como estamos envolvidos hoje com as redes sociais? Por esse motivo, todo empreendedor deve estar atento em como isso está afetando o comportamento do consumidor que ele mira como público-alvo.
Aliás, você sabe o que são redes sociais? Bem, são plataformas online onde as pessoas e empresas criam perfis e compartilham informações diversas relacionadas aos seus interesses. Então, isso acaba criando grupos ou comunidades com ideias e ou atividades em comum. E é óbvio que, sendo assim, transforma a relação entre as marcas e o seu público.
Esse movimento de mercado tem acontecido desde 2000. Com as redes, as empresas encontraram um webespaço gratuito para se destacar e ampliar visibilidade dos seus produtos e serviços. E é nesse mesmo espaço que se pode coletar feedbacks valiosos para que os empreendedores possam entender melhor as demandas dos seus clientes, prevendo possíveis percepções e até prejuízos por práticas relacionadas às mensagens compartilhadas nas redes sociais. Continue lendo para saber mais!
Como as redes sociais afetam o comportamento do consumidor?
Afinal, o que as pessoas esperam das redes sociais? Elas buscam por interatividade, engajamento e autonomia – reflexo dessa Era Digital em que vivemos. E acaba que elas até mudam sua vida cotidiana em função disso, incluindo o que compram, o que consomem. Ou seja, as redes sociais afetam o comportamento do consumidor, influenciando suas decisões de compra, percepções sobre marcas e interações com produtos e serviços.
Na prática, o que já acontece é que as pessoas usam as redes como fonte de pesquisa. E é no rodapé de fotos e vídeos que darão sua opinião (onde tem espaço de voz), ao mesmo tempo que irão confiar nas avaliações de outros usuários antes de adquirir produtos ou contratar serviços. Muitos até se tornam influenciadores, através da criação de conteúdos relevantes e interação ativa com consumidores de marcas.
Então, você, empreendedor, deve se preocupar em como essas opiniões – muitas em forma de crítica -, que podem impactar a imagem da sua empresa ou a reputação da sua marca. Isso requer gerenciamento, até para ter maior controle sobre a percepção do público. Depois, adaptação para atender às novas exigências de consumo. E, como dissemos anteriormente, vale adotar abordagens estratégias para mitigar os riscos associados a esse ambiente digital.
Surgimento de novas tendências
É surpreendente como os usuários das redes sociais demonstram confiança nesses feedbacks, nessas recomendações personalizadas na Internet. Ao mesmo tempo, as redes também capacitam os consumidores, oferecendo autonomia para comparar preços, por exemplo. E o único jeito de moldar suas percepções é por meio de avaliações, publicidade direcionada – sobretudo com vídeos virais -, influenciadores, conteúdo de marca e interações diretas.
O resultado disso geralmente é uma promoção de novos conceitos de estilos de vida e tendências. E essa influência pode abranger desde a descoberta inicial do produto até a consideração e a compra, demonstrando o poder das redes sociais na formação de opinião e comportamento de compra.
Quais são as estratégias de marketing digital utilizadas nas redes sociais?
Essa interação constante dentro das plataformas digitais só reforça a ideia de que os empreendedores precisam investir em Marketing. Inclusive, estratégias de Marketing responsáveis e adaptáveis a esse novo cenário de mercado. Um exemplo é o Marketing “Phydital”, que integra estratégias online e offline para construir e fortalecer o branding das empresas.
Traduzindo, o Marketing “Phydital” é uma abordagem multicanal para se destacar nas redes sociais. Primeiro, para construir e impulsionar o branding nas redes sociais, é essencial acompanhar ativamente as plataformas, coletar informações relevantes e realizar uma avaliação criteriosa. Depois, criar uma narrativa que se conecta com o público.
Indicamos, inclusive, que você busque mais referências em campo, se inspirando em trabalhos de marcas como a Goat, que sabem explorar bem essas estratégias para identificar oportunidades no mercado, impulsionadas por conteúdos virais e tendências nas redes sociais, adaptando bem seus produtos e serviços.
Fontes: Ideias Comm.
-
Tecnologia2 anos atrás
O poder do celular: como os empreendedores podem criar um currículo profissional em minutos
-
Gestão e Estratégia2 anos atrás
Prevenindo a Síndrome de Burnout: Estratégias para empreendedores
-
Empreendedorismo2 anos atrás
Implicações de ser empreendedor informal vs formal no Brasil: O que você precisa saber
-
Empreendedorismo2 anos atrás
Empreendedores nômades digitais: como trabalhar de qualquer lugar do mundo e ter sucesso
-
Empreendedorismo2 anos atrás
Como começar um serviço de limpeza de carros em sua comunidade
-
Carreira2 anos atrás
Empreendedorismo em educação: como oferecer aulas particulares pode ser uma opção lucrativa
-
Empreendedorismo2 anos atrás
Venda de alimentos caseiros: o que é preciso saber para obter sucesso
-
Empreendedorismo2 anos atrás
Empreendedorismo Pet: faça o que ama e tenha um Negócio de Sucesso no Cuidado de Animais