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Influenciadores Digitais: Empreendendo com Conteúdo para Mídias Sociais
Criar conteúdo para redes sociais, ou seja, trabalhar como influenciador digital está praticamente se tornando essencial para quem deseja ter sucesso no vasto mundo do empreendedorismo.
Com tanta gente vivendo nesse mundo digital super conectado, as redes sociais são, portanto, um canal bem importante para alcançar e engajar pessoas que são o público-alvo. É compartilhando ideias, promovendo marcas e construindo um relacionamento bacana, que se consegue criar um bom conteúdo para redes sociais.
Aqui, no Central Empreendedor, vamos falar sobre como essa estratégia pode fazer o seu negócio crescer, aumentar a visibilidade da sua marca e criar conexões valiosas com os consumidores. Também destacar a importância de ter conteúdo relevante, autêntico e planejado de forma estratégica para conseguir os resultados que se deseja. Confira!
Por que o empreendedorismo é importante para influenciadores digitais?
Os influenciadores digitais são pessoas que produzem conteúdo para mídias sociais – redes sociais e blogs – e têm muita gente “gigante” seguindo eles. São considerados autoridades em certos assuntos e influenciam as decisões da audiência.
Nesse cenário, o empreendedorismo é importante para esses influenciadores porque eles podem transformar a fama que têm online em um negócio verdadeiramente lucrativo. Por fim, usam essa influência para promover e vender produtos e serviços.
Especialmente no Brasil, os influenciadores são importantes por causa do tanto de seguidores que eles têm e o quanto eles influenciam nas decisões das pessoas. Eles são a segunda maior fonte de influência da economia nacional, só perdendo para as indicações de amigos e familiares. E trabalhar como influenciador digital no país é uma oportunidade de negócio excepcional, com um mercado que está em expansão.
Qual o passo a passo para começar como influenciador digital?
Para começar como influenciador digital, você pode seguir estas etapas:
- Defina um tema em alta no mercado e um nicho que esteja alinhado com seus interesses e habilidades.
- Estude bem o comportamento do seu público-alvo para entender suas necessidades e preferências.
- Domine os canais online e as ferramentas das redes sociais em que pretende atuar, como Instagram, TikTok, YouTube, entre outros.
- Produza conteúdo de forma consistente e relevante, que faça diferença na vida do seu público e se destaque em meio à concorrência.
- Planeje-se e seja autêntico em suas postagens, mostrando sua personalidade e construindo uma identidade única.
- Busque parcerias com marcas para posts patrocinados, onde você divulga produtos ou serviços em troca de remuneração.
- Explore o Marketing de afiliados, onde você promove e vende produtos de terceiros em troca de comissões.
- Considere oferecer cursos online, palestras ou mentorias para compartilhar seu conhecimento e fortalecer sua autoridade na área.
- Esteja aberto a participar de eventos, onde você pode ser convidado para palestrar, fazer aparições e receber cachês ou benefícios.
Saiba que gerenciar um negócio de criação de conteúdo para mídias sociais ou influenciador digital tem várias partes importantes. Você precisa ter uma visão empreendedora e encarar o trabalho como uma empresa, cuidando de tudo que envolve a parte administrativa, financeira e comercial.
Controlar as finanças, ter metas de faturamento e investir em equipamentos são coisas essenciais. E pode ser uma boa ideia contratar uma equipe para ajudar na produção de conteúdo e manter as redes sociais sempre ativas. Além disso, é importante cuidar da qualidade do serviço que você oferece, focando na produção de conteúdo para mídias sociais e garantindo que a equipe esteja em sintonia.
Ser um influenciador digital exige dedicação, criatividade, autenticidade e ficar de olho nas tendências do mercado. Sempre é bom melhorar as habilidades e conhecimentos também!
Como está o mercado para os influenciadores digitais?
O mercado de influenciadores digitais está mega aquecido, mas a concorrência é grande. Só no Brasil há cerca de 1 milhão de influenciadores ativos neste momento. O retorno do seu investimento é considerado bom, com uma média de 32,56 reais para cada real investido. Em 2022, o mercado movimentou cerca de 82,15 bilhões de reais.
Vale destacar que existem vários tipos de influenciadores. Os mega-influenciadores (mais de 1 milhão de seguidores), macro-influenciadores (100.000 e 1 milhão seguidores), micro-influenciadores (10.000 e 100.000 seguidores) e nano-influenciadores (1.000 e 10.000 seguidores), este último com alcance menor, mas interagindo mais com o pessoal do círculo deles ou da região onde estão. Eles podem ganhar dinheiro com posts patrocinados, Marketing de afiliados, cursos online, palestras, mentorias e eventos.
Os influenciadores podem receber dinheiro para promover produtos ou serviços de marcas, ganhar comissões sobre vendas feitas através dos links de afiliados deles, fazer conteúdo exclusivo mediante pagamento, trabalhar em projetos com outros influenciadores para aumentar a visibilidade, compartilhar conhecimento através de cursos e mentorias pagas e ser convidados para eventos em troca de cachê ou benefícios.
Quais são as vantagens de trabalhar como influenciador digital?
As vantagens de trabalhar como influenciador digital são:
- Flexibilidade de horários e local de trabalho: Quem trabalha com criação de conteúdo para mídias sociais tem a liberdade de definir seus próprios horários e trabalhar de qualquer lugar com acesso à Internet.
- Potencial de ganhos: Os influenciadores digitais podem obter retornos financeiros significativos por meio de parcerias com marcas, publicidade, posts patrocinados e programas de afiliados. O potencial de ganhos aumenta à medida que o número de seguidores e o engajamento crescem.
- Benefícios adicionais: Além dos ganhos financeiros, pode-se receber outros benefícios, como viagens, ingressos para eventos, produtos gratuitos e parcerias exclusivas.
- Autoridade e reconhecimento: Ao se tornarem influenciadores, esses empreendedores ganham autoridade e se tornam referências em suas áreas de atuação. Isso proporciona credibilidade e influência sobre suas audiências.
Para ser um influenciador de sucesso, você precisa ter umas características essenciais. A autenticidade é super importante, sendo transparente quando está falando com os seguidores. Saber muito sobre um assunto específico é essencial, para poder oferecer conteúdo relevante e valioso. Também conseguir se comunicar bem é imprescindível, para conseguir se expressar de forma clara e interessante, criando uma conexão legal com os seguidores.
É preciso explorar a criatividade para criar conteúdo original e envolvente no meio de tanta informação espalhada pela Internet.
Seja consistente, apareça sempre nas plataformas e entregue conteúdo de qualidade de forma constante, construindo um relacionamento firme com o público!
Quais as principais áreas e plataformas a serem consideradas no negócio de conteúdo para mídias sociais?
O gerenciamento do negócio de influenciador digital envolve várias áreas, incluindo:
- Produção de Conteúdo para Mídias Sociais: é importante criar conteúdo de qualidade e visualmente atrativo, que atenda aos interesses do público-alvo e se destaque.
- Autenticidade: os influenciadores devem ser autênticos, mostrando sua personalidade e vida real para construir uma conexão genuína com sua audiência.
- Criatividade: a criatividade é essencial para se destacar como influenciador, gerando uma identidade única e reforçando seu posicionamento.
- Frequência nas Plataformas Digitais: manter uma constância na produção de conteúdo é fundamental para engajar a audiência e manter seu crescimento.
Plataformas digitais mais populares
As plataformas mais populares para influenciadores digitais são o Instagram, TikTok, YouTube, Facebook e Twitter. Cada uma tem suas características e público específico, e o influenciador tem que escolher aquelas que combinam mais com o estilo e tipo de conteúdo dele.
Veja Também: Empreendedor: descubra a rede social mais eficaz para impulsionar seu negócio
Relembrando, no gerenciamento do negócio de influenciador digital, é bom ter uma visão empreendedora e pensar em coisas como administração (controles financeiros, metas de faturamento), recursos humanos (contratar equipe), área comercial (atender os clientes) e operacional (produzir conteúdo e controlar a qualidade).
Carreira
Como transformar sua carreira em 2024: novas perspectivas para os empreendedores
O Central Empreendedor apresenta uma proposta para você: aproveite esses períodos das festas para fazer um balanço da sua trajetória de carreira, traçando novos objetivos no mercado e considerando suas metas para o futuro.
Um ano está acabando e outro começando; é como dizer que uma porta se fecha e outra se abre, cheia de novas perspectivas e chances de recomeçar. Aliás, 2024 pode ser o ano certo para você empreender!
Elaboramos uma lista de dicas que podem ajudar a transformar sua carreira em 2024. Confira!
1. Comece o próprio negócio
Especialistas de mercado apontam que o ano de 2024 pode ser muito favorável para quem deseja começar um novo negócio. Tem uma ideia inovadora que deseja tirar do papel? Agora é a hora! Mas lembre-se que empreender pode ser tarefa desafiadora. Então, acredite no seu potencial, trabalhe duro, assuma riscos e prepare-se para lidar com os obstáculos.
2. Invista em si
Independente de você ser um empreendedor ou prestar serviços para uma empresa, é importante investir em si. Estamos falando, portanto, em se manter sempre atualizado, realizando cursos, participar de eventos, ler livros e artigos, conversar com colegas de profissão, e mais. Além disso, vale desenvolver ou aprender habilidades e competências profissionais (soft skills e hard skills), desde comunicação à empatia, paciência e inteligência emocional.
3. Faça networking de forma estratégica
Networking é um jeito estratégico de criar uma rede de contatos, incluindo possíveis clientes, parceiros, investidores e colegas de profissão que possam lhe ajudar a alcançar mais sucesso no mercado. Essas pessoas podem lhe oferecer o suporte necessário para crescer na carreira; além disso, oportunidades e construir relacionamentos que podem te ajudar a alcançar seus objetivos. Mas para fazer networking, é preciso ir aos lugares certos, como feiras e eventos, e se manter ativo nas redes sociais.
4. Busque um mentor para sua carreira
Buscar orientação de um mentor experiente também pode ser uma excelente ideia. Um mentor é alguém que oferece valiosos conselhos, auxiliando no desenvolvimento das suas habilidades. Além disso, essa figura pode direcionar você para oportunidades que impulsionarão seu crescimento profissional.
5. Exija reconhecimento
Você, como prestador de serviços, se está se esforçando, cumprindo com as suas obrigações da melhor maneira possível, não tenha vergonha de exigir reconhecimento pelo bom trabalho. Inclusive, em momento oportuno, também peça um aumento ou promoção.
Claro que empreendedores não têm chefes. Portanto, nesse caso, o reconhecimento precisa vir de você mesmo. Como forma de recompensa, permita-se, por exemplo, fazer pequenas pausas ou adquirir algo que você aprecie, respeitando seu orçamento. Além disso, é essencial valorizar suas conquistas compartilhando-as em perfis como o LinkedIn.
6. Saia da sua zona de conforto
Todo empreendedor precisa, em algum momento da vida, sair da sua zona de conforto, assumindo riscos, aceitando desafios e experimentando coisas novas. Essa disposição para o desconhecido é muitas vezes um ponto crucial no caminho para o sucesso empresarial. E 2024 deve exigir isso de todos nós!
7. Busque mais
Ainda sobre essa questão de não se acomodar, de assumir riscos e estar sempre em busca de mais, o empreendedor de sucesso deve saber como se desafiar. Especialistas de mercado apontam que 2024 trará como temas a sustentabilidade, as inteligências artificiais, o metaverso, a economia de duas velocidades, e muitas outras tendências. Não deixe passar essas oportunidades profissionais ao mesmo tempo que evolui como indivíduo.
A busca pelo crescimento é um ciclo contínuo que enriquece não só sua vida profissional, mas também sua jornada pessoal.
8. Aceite o fracasso
Se até agora tem sido desafiador, concentre-se em 2024 em superar suas falhas. Use os erros passados como lições valiosas, mas não se permita desistir. O fracasso é uma parte natural do percurso empreendedor; encare-o como um degrau no caminho do crescimento no mercado. Aprender com as quedas é uma habilidade crucial para o sucesso a longo prazo.
Encare as falhas como oportunidades de aprendizado. Analise o que deu errado, ajuste seu caminho e siga em frente com essas lições.
9. Seja você mesmo
Pode parecer uma frase piegas, mas não tente ser alguém que você não é. Destaque-se no mercado pela sua autenticidade, suas qualidades, seus valores genuínos, sua personalidade única. Ser verdadeiro com você mesmo, honesto e humilde ajudará a ganhar respeito do mercado. Pense nisso!
10. Faça uma pausa
Por fim, voltando à questão de saber se valorizar, é importante cuidar de si. Coloque sua saúde física e mental em primeiro lugar antes dos negócios. Trabalhar estressado e doente não ajudará em nada. Quando estiver esgotado, descanse, relaxe, recarregue as energias. Inclusive, isso contribui para uma maior produtividade.
Como essas dicas podem ser aplicadas na prática
- Em 2024, identifique uma ideia e elabore um plano de negócios. Pesquise o mercado, valide sua proposta e inicie gradualmente.
- Programe-se para realizar cursos relevantes, participe de eventos da sua área, mantenha-se atualizado e trabalhe no aprimoramento das suas habilidades.
- Programe-se para frequentar eventos do seu setor, utilize redes sociais profissionais e procure estabelecer conexões genuínas com pessoas que podem ser úteis para seu crescimento.
- Identifique profissionais experientes que possam orientá-lo, estabeleça uma relação de aprendizado e esteja aberto a conselhos valiosos.
- Busque feedbacks construtivos.
- Esteja atento às tendências emergentes no mercado e esteja preparado para adaptar-se e evoluir suas estratégias conforme as demandas futuras.
- Priorize sua saúde física e mental, estabeleça limites saudáveis entre trabalho e descanso para garantir sua produtividade e bem-estar.
Fique esperto! O mais importante é ser proativo e estar disposto a trabalhar duro. Ao seguir essas dicas, você estará no caminho certo para alcançar o sucesso profissional, transformando sua carreira em 2024.
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Fontes: Forbes.
Carreira
Impactos da reforma tributária: Oportunidades e desafios para os empreendedores
Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou a reforma tributária para o Brasil. Essa medida tem como objetivo simplificar a cobrança de impostos no país, substituindo cinco tributos por dois Impostos sobre Valor Agregado (IVAs).
A reforma chega com o intuito de reduzir a burocracia e os custos para os empresários, beneficiando empreendedores com menos impostos a serem pagos. Porém, o período de transição está previsto para ocorrer entre 2026 e 2032. Nesse hiato do processo legislativo da reforma, detalhes como a alíquota e outras questões serão discutidas e estabelecidas. Confira mais informações sobre o tema no texto a seguir, do Central Empreendedor!
Como as mudanças propostas pela reforma tributária afetarão os empreendedores?
Antes de tudo, vale dizer que a reforma afetará diretamente as empresas de médio porte, enquanto as micro e pequenas empresas, que se enquadram no Simples Nacional, não serão obrigadas a aderir às mudanças, mas podem ser impactadas indiretamente.
Mas, no geral, a reforma pode beneficiar os empreendedores, pois, com menos impostos, eles gastarão menos tempo e dinheiro para cumprir suas obrigações fiscais. Além disso, a eliminação da “bitributação” permitirá que as empresas descontem o valor já pago em etapas anteriores da cadeia produtiva. Finalmente, isso poderia atrair os empreendedores do Simples Nacional que obtenham descontos significativos justamente nesse imposto pago em etapas anteriores.
Ao mesmo tempo, quanto aos negócios de médio porte, o que acontece é que tais empresas, que estão no meio da cadeia produtiva, como pequenas indústrias e comércios de atacado que atendem pessoas jurídicas, podem não ver tanta vantagem na mudança para o IVA. Por exemplo, os prestadores de serviços podem não obter vantagens significativas, uma vez que seus maiores gastos não dependem de uma cadeia de produção.
Quais tributos serão substituídos pela proposta de dois Impostos sobre Valor Agregado (IVAs)?
Atualmente, a bitributação é um problema que ocorre quando uma mesma atividade econômica é tributada mais de uma vez pelos impostos. Nesse sentido, a nova reforma tributária busca tratar esse problema por meio da unificação de cinco tributos em dois Impostos sobre Valor Agregado (IVAs), com gestão compartilhada entre a União e estados/municípios.
Dessa maneira, essa unificação elimina a cobrança repetida de impostos ao longo da cadeia produtiva, permitindo que as empresas deduzam o valor já pago em etapas anteriores.
Seja como for, é importante destacar que a alíquota do IVA ainda não foi definida. De fato, durante o período de transição, serão necessárias ainda muitas discussões e definições do processo legislativo. Por hora, em resumo, os tributos que serão substituídos pela proposta de dois IVAs são:
- PIS (Programa de Integração Social),
- Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social),
- IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados),
- ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) estadual, e
- ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) municipal.
Com efeito, a gestão compartilhada dos Impostos sobre Valor Agregado (IVAs) será feita pela União e pelos estados/municípios.
Leia Também: Implicações de ser empreendedor informal vs formal no Brasil: O que você precisa saber
Quais são os critérios para as empresas permanecerem no regime do Simples Nacional?
Como já explicado, a adesão ao Imposto sobre Valor Agregado (IVA) pode atrair empreendedores do Simples Nacional devido à redução da burocracia e possíveis benefícios fiscais.
A princípio, a possibilidade de descontar o valor já pago em etapas anteriores da cadeia produtiva pode atrair aqueles que buscam aumentar sua competitividade. No entanto, a decisão de migrar para o IVA dependerá da atividade da empresa e de sua capacidade de obter descontos significativos.
Os critérios para as empresas permanecerem no Simples Nacional são baseado, por certo, em limites de faturamento anual, sendo as que podem aderir ou permanecer no regime:
- Microempreendedores Individuais (MEI) com faturamento de até R$ 81 mil,
- Transportadores autônomos de cargas com faturamento de até R$ 251,6 mil,
- Microempresas com faturamento de até R$ 360 mil,
- Empresas de pequeno porte com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.
Todavia, isso dependerá da atividade da empresa. Só que ainda há mais incertezas do que certezas com relação a todos os impactos diretos e indiretos sobre empreendedores. Por isso, calma!
Nós, do Central Empreendedor, continuaremos atentos às notícias e logo traremos mais atualizações para compartilhar com vocês!
Fontes: G1, Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, Poder 360, SC Todo Dia.
Carreira
Conheça 10 características fundamentais para um líder empreendedor
Sabia que a liderança desempenha um papel crucial no empreendedorismo? Pois, então, um líder empreendedor seria capaz de influenciar e inspirar as pessoas a alcançarem metas em comum. E como ele faz isso? Simples! Ele combina as habilidades de liderança com a mentalidade empreendedora, ao imaginar, desenvolver e realizar visões. Isso lhe permite fazer projetos crescerem e prosperarem – sempre assumindo riscos, claro.
Quais as similaridades entre o espírito de líder e espírito empreendedor?
Antes de tudo, precisamos destacar que existem aspectos similares entre liderança e empreendedorismo, começando pelas que citamos antes, como a capacidade de motivar, inspirar e influenciar os outros. Ambos envolvem assumir responsabilidade, tomar decisões e liderar equipes para alcançar objetivos.
Um líder empreendedor é capaz de identificar oportunidades, criar algo novo e transformar ideias em negócios concretos e produtivos. Essa combinação de liderança e mentalidade empreendedora forma uma parceria poderosa para o sucesso.
Como diferenciar um líder empreendedor dos demais profissionais?
Um líder empreendedor é considerado um dos perfis de destaque na atualidade por causa da demanda por profissionais fortes, decididos e capazes de liderar em diversos setores de atuação. Além disso, o empreendedorismo está se tornando um objetivo de vida para muitas pessoas, o que ressalta a importância de líderes empreendedores.
Em verdade, o que diferencia esse profissionais dos demais é puramente essa capacidade de inspirar e motivar as pessoas. Mas o que encanta é, de fato, saber como transformar visões em realidade.
Esses líderes combinam habilidades de motivação, comando preciso, desenvolvimento de planos e estimulam a produtividade e satisfação dos funcionários enquanto fazem crescer e prosperar um novo negócio.
Agora, tenha em mente que um líder empreendedor não apenas busca o sucesso pessoal, mas também ajuda seus funcionários a compreenderem a importância de suas próprias ações, contribuindo para o desenvolvimento da empresa e para o crescimento pessoal e profissional de cada indivíduo.
Quais são as principais características de um líder empreendedor?
1. Respeito e empatia
A fim de conquistar a simpatia de sua equipe, um líder deve demonstrar respeito por todos os envolvidos, além de ter a capacidade de identificar emoções e se colocar no lugar dos outros.
2. Busca por conhecimento
O líder empreendedor valoriza a pesquisa e busca informações de diversas fontes, não se contentando com o conhecimento superficial.
3. Comunicação clara e eficiente
Saber se comunicar de forma clara, objetiva e eficiente é fundamental para um líder empreendedor. Dessa forma, facilita o entendimento e evita falhas na comunicação.
4. Coragem para enfrentar desafios e falhas
Um líder é corajoso e enfrenta os mais variados desafios, tomando decisões importantes e assumindo riscos necessários.
Além disso, reconhece seus erros, assume a responsabilidade por eles e transforma essas situações em aprendizado, demonstrando coragem para lidar com adversidades e crescer a partir delas.
5. Humildade e reconhecimento
Ser humilde, acessível e reconhecer o potencial e os bons trabalhos dos funcionários são características intrínsecas dos líderes empreendedores.
6. Abertura para o diálogo
Um líder empreendedor está aberto ao diálogo e sabe ouvir diferentes perspectivas, valorizando a diversidade de opiniões e experiências.
7. Autoconfiança equilibrada
O líder possui confiança em si mesmo e em suas habilidades, transmitindo segurança e inspirando confiança em sua equipe.
8. Empatia e inteligência emocional
A capacidade de se colocar no lugar do outro e entender as emoções é fundamental para um líder empreendedor, permitindo a criação de relações respeitosas e soluções inteligentes.
9. Organização e planejamento
Ademais, um líder é organizado e possui um planejamento consistente, entendendo a importância de cada etapa e trabalhando de forma ordenada para alcançar resultados positivos.
10. Iniciativa e proatividade
Por fim, um líder empreendedor é proativo e toma a iniciativa, sendo o motor que impulsiona projetos e atividades, além de trabalhar lado a lado com sua equipe.
Lembre-se: busque autoconhecimento para identificar seus pontos fortes e áreas de melhoria. Com efeito, isso permitirá traçar um plano para se tornar um líder mais completo e preparado, capaz de inspirar e auxiliar as pessoas a alcançarem seu máximo potencial.
Leia Também: Descubra se você tem um espírito empreendedor: os sinais reveladores
Fontes: Blog Convenia, JRM Coaching Editora Aprenda Fácil, G1.
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