Empreendedorismo

Como Conquistar Clientes em Feiras e Eventos?

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Sabe aquela frase que diz “Quem não é visto não é lembrado”? Pois bem, é a mais pura verdade. E quando se trata do mundo dos negócios, se esconder pode ser uma estratégia fatal. Então, se você quiser ter sucesso como empreendedor, comece indo a feiras e eventos. Vá onde possa conhecer seus clientes, interagir com influenciadores, criar parcerias e fechar boas vendas. Ir nesses locais é uma chance de reforçar a identidade da sua marca e apresentar produtos de forma tangível.

Agora, é claro que não dá para só chegar nas feiras e eventos sem um plano estratégico, sem traçar previamente as abordagens que irá utilizar para networking. Porque se engana quem pensa que pode simplesmente chegar de qualquer jeito junto aos clientes. Afinal, precisamos manter uma postura profissional e usar bem o momento para criar uma conexão real com o público. Continue lendo este texto do Central Empreendedor para saber mais!

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Dificuldades enfrentadas por empresas em feiras e eventos

A pior coisa que um empreendedor pode fazer em feiras e eventos é ignorar seu público e ainda demonstrar, em discurso, um completo desconhecimento do que sua própria empresa realmente faz ou oferece. Inclusive, nesses casos, proatividade e eficiência no atendimento é crucial. E, por favor, só ofereça condições verdadeiras e compromissos que possa realmente cumprir.

Agora, se você for às feiras e eventos não como expositor, mas como expectador, é essencial saber se engajar com os outros por meio de perguntas relevantes – novamente, mantendo uma postura profissional.

De todo modo, saiba que a competição será muito acirrada, não espere menos que isso. Se você “fechar a cara”, manter uma postura inadequada, fazer perguntas e conclusões incoerentes, descuidar da imagem do seu estande, seguir procedimentos ilegais, e se negar a aproveitar as vantagens que as novas tecnologias têm a oferecer, não pode esperar resultados positivos. E querendo evitar isso, planeje suas ações com as dicas que apresentaremos nos próximos tópicos.

Estratégias-chave para se destacar entre outras empresas

Para aumentar suas vendas em feiras e eventos, será preciso envolver os clientes de maneira direta e fortalecer a presença da marca no mercado-alvo.

Quer que sua empresa se destaque positivamente nesse cenário? Vamos lá, então comece antes da data treinando sua equipa para que ela fique capacitada para atender bem, sabendo dar rápida atenção e respostas certas aos possíveis clientes e parceiros. Vale treinar antes com eles perguntas-chave (tipo “O que, quando, onde, como e por que”), que possam identificar e qualificar os leads, criando diálogos mais profundos com eles.

Observação: Perguntas abertas devem atender melhor às necessidades dos clientes e mostrar como seu produto ou serviço pode ser a solução. E cupons exclusivos ou símbolos físicos de desconto podem gerar exclusividade e senso de urgência.

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Principais precauções ao vender em feiras e eventos

Você e sua equipe irão precisar controlar a postura corporal enquanto estiverem nas feiras e eventos. É preciso se comportar de modo que demonstrem cuidado, dedicação, empenho, entusiasmo, paixão, simpatia e interesse. Não é recomendado que fiquem sentados por muito tempo, comendo ou bebendo durante o atendimento, ou mesmo deixar o estande vazio.

Como empreendedor e bom gestor organizado, não esqueça de manter registros precisos dos leads obtidos, anotando informações importantes em um CRM (Customer Relationship Management ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente) – quem sabe para um follow-up pós-evento.

O passo seguinte é assinar, com o seu cliente ou novo parceiro comercial, o termo de compromisso (que pode ser o contrato de compra e venda), afirmando a oferta especial ou desconto oferecido no evento; isso deve assegurar o compromisso entre as partes. Por último, emita notas fiscais corretas – como de remessa, venda e retorno de mercadorias.

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Dicas de planejamento para expor em feiras e eventos:

  • Escolha dos produtos a serem expostos segundo o público-alvo. 
  • Distribua brindes relevantes e conectados à marca. 
  • Invista na imagem do stand e estratégias de marketing, como uso de tendas infláveis, para aumentar a visibilidade, gerar interação e impulsionar as vendas ao engajar os clientes de maneira direta e pessoal.
  • Pesquise licenças municipais e estaduais necessárias
  • E atente-se aos impostos e à legislação específica de cada estado para a participação em feiras e eventos.

Fontes: SEBRAE.

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