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Marketing para empreendedores: como aumentar a visibilidade e o sucesso de seu negócio

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Toda empresa – seja ela um grande, pequeno ou micronegócio – precisa criar um plano de Marketing para condução dos seus negócios. Isso pode ser determinante para o sucesso ou o fracasso de empreendimentos. No entanto, infelizmente, muitos acreditam que essa ação, seja paga ou orgânica, só deve ser adotada em casos específicos. Errado! Estratégia de Marketing para empreendedores é algo de extrema importância!

No entanto, só se pode obter do Marketing ou do Marketing de Conteúdo os resultados esperados se o mesmo for aplicado da maneira certa, de acordo com o plano de negócios. Veja, a seguir, como usar esta arte de explorar, criar e entregar valor na sua empresa!

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Os diferentes tipos de Marketing para empresas

Quando falamos em Marketing, vale lembrar que, dentro do seu amplo conceito, esse ramo do mercado oferece uma série de estratégias que visam ajudar a encontrar clientes e vender mais. Sem dúvidas, o Marketing Digital é o modelo de Marketing que mais se popularizou aqui no Brasil nos últimos anos. Contudo, ele não é a única ferramenta para empresas. Existem outros modelos efetivos, como:

  • anúncios de rádio e TV, anúncios impressos, e-mail marketing, mídias pagas, social media, vídeo marketing, etc.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é o tipo de Marketing, hoje, considerado como o mais vantajoso para pequenas empresas. Isso porque ele custa menos e pode ser mais facilmente entregue para o público-alvo. O mesmo se baseia na produção e divulgação de matérias personalizadas para sites, blogs e portais – sendo replicadas também nas redes sociais -, divulgando produtos e serviços, e construindo audiência e autoridade de empreda – ao mesmo tempo, em que responde dúvidas de possíveis clientes ou novos leads.

Marketing de Pós-Venda

Esta é uma fase do Marketing que se baseia em ações de relacionamento visando a fidelização. Essa prática é tão ou mais importante que qualquer passo a ser dado para o sucesso de um empreendimento. É mostrar aos clientes que, de fato, existe um interesse genuíno em ajudá-los, atendendo suas expectativas. E, nesse sentido, o Marketing é a melhor ferramenta. 

As etapas do Marketing de Pós-Venda consistem em:

  • Atração – talvez com o uso de divulgações da empresa nas redes sociais, mídias pagas, e Marketing de Conteúdo em blogs.
  • Conversão – que pode ser feito por landing pages.
  • Relacionamento – que pode envolver práticas de criação de e-mails marketing, por exemplo.

A saber, esse passo a passo tem como base alguns conceitos básicos do Marketing, como os 4Ps – ‘produto, preço, praça e promoção’, que são elementos básicos para qualquer estratégia dessa área.

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Como conduzir o Marketing dentro das empresas

1. Planejamento de marca

Pode demandar um profissional especializado para estudo de nome, realização de registros, e criação de identidade visual – linguagem própria, design de posts e materiais publicitários, slogan, frases de efeito, e mais.

“A empresa deve ter seus materiais de divulgação, não somente de produtos e serviços, mas também institucional. Isso é importante para ajudar na construção de sua imagem no médio e longo prazo no mercado.” – Frederico Mafra, especialista em marketing e professor do Ibmec/MG, em reportagem de Revista Exame.

2. Desenho de personas

Estudo de cliente para criação de um retrato detalhado dos clientes ideias para a empresa – seus hábitos, costumes, objetivos, e etc.

3. Estudo de concorrência

Neste ponto, é essencial o empreendedor saber em qual categoria se enquadra o seu negócio, avaliando também como se comportam outros profissionais do segmento. Vale fazer pesquisa nos principais canais de comunicação e avaliar o comportamento da concorrência. 

4. Investimentos em Marketing

Estrutura da estratégia de Marketing da empresa, incluindo revisão constante de ações tomadas. Para isso, deve-se traçar um Plano de Marketing, inclusive prevendo projeções de retorno dos investimentos feitos e quanto se deseja ganhar com novos clientes. Também vale prever investimentos em recursos diversificados.

5. Humanização de campanhas

Hoje em dia, muitos parceiros valorizam marcas que trabalham com uma figura que possa se relacionar com os consumidores, alinhado aos ideais do negócio. Ou seja, campanhas humanizadas e relações mais personalizadas. Isso pode gerar fortes e boas parcerias, que venham a unir esforços, multiplicando o universo de alcance das suas propagandas.

6. Monitoramento de mercado

Isso diz respeito a estar sempre controlando os canais de comunicação para responder prontamente as dúvidas dos clientes. Também controlar a movimentação do mercado para aproveitar as oportunidades certas para o lançamento de projetos exclusivos. Nesta fase, visando a conquista e fidelização dos clientes, vale lançar campanhas de descontos e programas de fidelidade, enviar newsletters, e mais.

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7. Criação e nutrição de contas nas redes sociais

Sim, na Era Digital, todo empresário precisa considerar as redes sociais nos planos estratégicos do seu negócio, com o Marketing como ferramenta para aumentar seus resultados – mais alcances, mais interação, mais construção de audiência, etc. Claro, fazendo um bom uso disso, com organização, identidade visual adequada, e postagens frequentes.

Neste caminho, não se pode abandonar o site da empresa. Este é o primeiro canal para geração de negócios, o “cartão de visitas visual”, a peça fundamental de ganho de relevância em estratégias de Marketing e Vendas, com grande potencial de atração de tráfego qualificado. E o mínimo que os visitantes da página vão esperar é boa usabilidade, design responsivo, estrutura otimizada e textos atualizados, com conteúdo variado e de valor – para o negócio e para os clientes.

Por que empreendedores precisam dominar o Marketing Digital

Em essência, os empreendedores não precisam ser especialistas em Marketing Digital nem confiar cem por cento no Marketing Digital. Porém, devem conhecer profundamente o seu negócio, seus clientes e quais problemas que desejam resolver ou as questões que desejam responder. Porém, quanto mais conhecimento tiverem de Marketing Digital, melhor, sem precisarem atribuir essa responsabilidade a terceiros.

Para médias e grandes empresas, vale montar um time para cuidar do Marketing Digital ou contratar agências, consultores e freelancers especializados. Mesmo assim, os empreendedores precisam compreender muito do negócio que conduzem e pelo menos um pouco de Marketing Digital. Isso é essencial até para esses profissionais se aperfeiçoarem e aperfeiçoarem seus empreendimentos constantemente, incorporando esse pensamento de inovação à sua rotina.

Veja Também: Inbound marketing: Quais são seus objetivos!


Fontes: Exame.

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