Gestão e Estratégia

Descubra o Poder das Redes Sociais no Comportamento do Consumidor

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Já parou para pensar como estamos envolvidos hoje com as redes sociais? Por esse motivo, todo empreendedor deve estar atento em como isso está afetando o comportamento do consumidor que ele mira como público-alvo.

Aliás, você sabe o que são redes sociais? Bem, são plataformas online onde as pessoas e empresas criam perfis e compartilham informações diversas relacionadas aos seus interesses. Então, isso acaba criando grupos ou comunidades com ideias e ou atividades em comum. E é óbvio que, sendo assim, transforma a relação entre as marcas e o seu público.

Esse movimento de mercado tem acontecido desde 2000. Com as redes, as empresas encontraram um webespaço gratuito para se destacar e ampliar visibilidade dos seus produtos e serviços. E é nesse mesmo espaço que se pode coletar feedbacks valiosos para que os empreendedores possam entender melhor as demandas dos seus clientes, prevendo possíveis percepções e até prejuízos por práticas relacionadas às mensagens compartilhadas nas redes sociais. Continue lendo para saber mais!

Imagem de Firmbee por Pixabay

Como as redes sociais afetam o comportamento do consumidor?

Afinal, o que as pessoas esperam das redes sociais? Elas buscam por interatividade, engajamento e autonomia – reflexo dessa Era Digital em que vivemos. E acaba que elas até mudam sua vida cotidiana em função disso, incluindo o que compram, o que consomem. Ou seja, as redes sociais afetam o comportamento do consumidor, influenciando suas decisões de compra, percepções sobre marcas e interações com produtos e serviços.

Na prática, o que já acontece é que as pessoas usam as redes como fonte de pesquisa. E é no rodapé de fotos e vídeos que darão sua opinião (onde tem espaço de voz), ao mesmo tempo que irão confiar nas avaliações de outros usuários antes de adquirir produtos ou contratar serviços. Muitos até se tornam influenciadores, através da criação de conteúdos relevantes e interação ativa com consumidores de marcas.

Então, você, empreendedor, deve se preocupar em como essas opiniões – muitas em forma de crítica -, que podem impactar a imagem da sua empresa ou a reputação da sua marca. Isso requer gerenciamento, até para ter maior controle sobre a percepção do público. Depois, adaptação para atender às novas exigências de consumo. E, como dissemos anteriormente, vale adotar abordagens estratégias para mitigar os riscos associados a esse ambiente digital.

Foto de Pixabay: https://www.pexels.com/pt-br/foto/fotografia-de-primeiro-plano-fotografia-de-cones-de-plastico-amarelo-verde-vermelho-e-marrom-na-superficie-alinhada-163064/

Surgimento de novas tendências

É surpreendente como os usuários das redes sociais demonstram confiança nesses feedbacks, nessas recomendações personalizadas na Internet. Ao mesmo tempo, as redes também capacitam os consumidores, oferecendo autonomia para comparar preços, por exemplo. E o único jeito de moldar suas percepções é por meio de avaliações, publicidade direcionada – sobretudo com vídeos virais -, influenciadores, conteúdo de marca e interações diretas

O resultado disso geralmente é uma promoção de novos conceitos de estilos de vida e tendências. E essa influência pode abranger desde a descoberta inicial do produto até a consideração e a compra, demonstrando o poder das redes sociais na formação de opinião e comportamento de compra.

Imagem reproduzida de Freepik

Quais são as estratégias de marketing digital utilizadas nas redes sociais?

Essa interação constante dentro das plataformas digitais só reforça a ideia de que os empreendedores precisam investir em Marketing. Inclusive, estratégias de Marketing  responsáveis e adaptáveis a esse novo cenário de mercado. Um exemplo é o Marketing “Phydital”, que integra estratégias online e offline para construir e fortalecer o branding das empresas.

Traduzindo, o Marketing “Phydital” é uma abordagem multicanal para se destacar nas redes sociais. Primeiro, para construir e impulsionar o branding nas redes sociais, é essencial acompanhar ativamente as plataformas, coletar informações relevantes e realizar uma avaliação criteriosa. Depois, criar uma narrativa que se conecta com o público.

Indicamos, inclusive, que você busque mais referências em campo, se inspirando em trabalhos de marcas como a Goat, que sabem explorar bem essas estratégias para identificar oportunidades no mercado, impulsionadas por conteúdos virais e tendências nas redes sociais, adaptando bem seus produtos e serviços.


Fontes: Ideias Comm.

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