Empreendedorismo

A Importância do Empreendedorismo Feminino para a Economia e Sociedade

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Um dos maiores e mais significativos movimentos da economia global foi a entrada da mulher no mercado de trabalho. Hoje, o empreendedorismo feminino é fundamental para manter o nosso modelo de sociedade. Porém, mesmo com tanta importância, suas ações não são bem estimuladas como mereciam. Falta acesso a capital, por exemplo; mas sobro discriminação, em muitos casos.

Olhando por outro ângulo, o próprio empreendedorismo feminino contribui para a redução da desigualdade de gênero nas últimas décadas, além de gerar empregos e promover a independência financeira de mulheres. E a ideia do Central Empreendedor com esse texto é abrir o debate sobre como enfrentar quaisquer barreiras ainda existentes para esse empoderamento das mulheres aconteça de fato. Afinal, como podemos promover a diversidade, inovação e crescimento econômico? Continue lendo para saber mais!

Foto de Alexander Suhorucov: https://www.pexels.com/pt-br/foto/anonimo-negocio-empresa-ocupado-6457515/

Como tornar nossa sociedade mais inclusiva para as mulheres?

Antes de tudo, não podemos, como sociedade, melhorar o cenário do empreendedorismo feminino sem realmente reconhecer os verdadeiros desafios que as mulheres empreendedoras precisam enfrentar. Muitas dirão que a falta de confiança, as barreiras financeiras e, novamente, a discriminação impede várias pessoas de alcançar o sucesso no mercado. E isso é triste, pois sabemos que o empreendedorismo pode mais do que impulsionar a economia, mas transformar vidas!

Analisando para o cenário atual, é preciso que governos invistam mais em ações para promoção de equidade de gênero. Primeiro garantindo o direito à igualdade na educação e carreira. Depois, a inclusão de mulheres nas empresas, oferecendo cursos de capacitação e conscientização, para a valorização da diversidade feminina.

Foto de PICHA Stock: https://www.pexels.com/pt-br/foto/mulheres-falando-umas-com-as-outras-3894383/

Por que a liderança feminina é benéfica para as organizações?

Já abordamos no tópico anterior sobre como promover a igualdade para transformar a nossa sociedade em uma sociedade mais inclusiva para as mulheres, mais justa e equitativa. Os benefícios disso são percebidos nos impactos na economia, desde a redução da pobreza.

Vale dizer mais uma vez neste texto que é importante que tenhamos mulheres atuantes no mercado de trabalho. Mulheres nas empresas; mulheres em cargos de liderança. Inclusive, já existem pesquisas que provam, com dados numéricos, que o impacto do empreendedorismo feminino na economia e no PIB global é hoje extremamente substancial, contribuindo para o crescimento de nações.

Outra vantagem dessas mulheres no mercado de trabalho, é que, por serem visionárias, podem impulsionar as empresas nas suas ações. Flexibilidade, criatividade e habilidades de comunicação são competências suas – e essenciais na economia atual. Percebe-se através dessas pesquisas que, sob liderança feminina, as equipes de trabalho tornam-se mais engajadas, aumentando consequentemente o lucro dos negócios.

Foto de RF._.studio: https://www.pexels.com/pt-br/foto/mulher-discutindo-na-frente-de-outras-mulheres-3810762/

Quais são os principais desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras?

Toda mulher pode ser empreendedora? Sim! Mas toda mulher consegue ser empreendedora? Não! E por quê? Porque, para isso, ela deve apresentar habilidades essenciais, incluindo muita iniciativa e atitude empreendedora, além de habilidade de comunicação e liderança; saber ser resiliente e organizada; planejar suas atitudes com antecedência; e buscar sempre alimentar a criatividade.

Agora, além de superar suas próprias barreiras de educação, autoconhecimento e aprimoramento de suas habilidades (hardskills e softskills), as mulheres encontrarão outros desafios quando acessarem o mercado empreendedor. Por exemplo, muitas vezes o acesso à capital é limitado. Também discriminação na hora de buscar esse financiamento. Menores oportunidades em cargos de liderança. E, acima de tudo, dificuldade em conciliar a maternidade com a carreira com jornadas bastante exaustivas, e quase sempre sem apoio pós-licença maternidade.

Aliás, voltando à questão dos ganhos, a desigualdade salarial pode negas às empreendedoras o acesso a recursos financeiros, impedindo-as de buscar no empreendedorismo uma alternativa para obter a tão sonhada independência financeira.

Agora, vale destacar também que, com um bom preparo, as mulheres empreendedoras podem bater de frente e quebrar essas barreiras. Para isso, antes de tomar qualquer atitude no mercado, é preciso alaborar um plano de negócios sólido. Ademais, construir nesse processo uma rede de contatos.

Foto de RDNE Stock project: https://www.pexels.com/pt-br/foto/mulher-com-camisa-de-manga-comprida-branca-sentada-na-cadeira-5915237/

Quais os melhores modelos de negócios para mulheres empreendedoras?

São ideias de negócios para mulheres empreendedoras:

  • Programação – Oferecer soluções de software, venda de plugins ou criação de templates.
  • Loja de Cosméticos – Venda de produtos para pele, cabelos, maquiagem, perfumes, com possibilidade de oferecer serviços como aulas de maquiagem.
  • Livrarias – Venda de livros novos ou usados, podendo incluir serviços como cafeteria, saraus, e lançamentos.
  • Imobiliária – Inovação com visitas virtuais e assinatura eletrônica.
  • Loja de Joias e Bijuterias – Desde bijuterias até joias preciosas com designs exclusivos.
  • Agência de Modelos – Representação de diversos perfis para comerciais, campanhas, e desfiles.
  • Restaurantes – Possibilidade de criar um restaurante com diversos modelos, desde almoço executivo até pratos elaborados.
  • Produção de Conteúdo – Criação de textos, vídeos, podcasts e arte gráfica para sites, blogs e redes sociais.
  • Decoração de Interiores – Atuação na decoração de vários ambientes, desde casas a escritórios.
  • Maquiadora – Oferecer serviços de maquiagem para festas, eventos, produções teatrais, entre outros.
  • Fotografia – Fotografar momentos especiais como casamentos, ensaios fotográficos, e até mesmo especializar-se em arquitetura e imagens aéreas.

Para concluir, gostaríamos de ressaltar como ser empreendedora é um desafio ainda maior para as mães. Pensando nessas mulheres, o Central Empreendedor indica modelos de negócios como de representação de marcas de roupas, produtos de beleza, alimentação, entre outros. Também e-commerce, seja para vender produtos já existentes ou um novo negócio. Por fim, investimentos em Marketing Digital, oferecendo serviços como para estratégias de atração, relacionamento e análise de dados.

Leia Também: Mercado de Festas Infantis: Dicas Essenciais para Empreender com Sucesso


Fontes: FIA – Business School, CNN, SEBRAE.

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