Empreendedorismo
A Importância do Empreendedorismo Feminino para a Economia e Sociedade
Um dos maiores e mais significativos movimentos da economia global foi a entrada da mulher no mercado de trabalho. Hoje, o empreendedorismo feminino é fundamental para manter o nosso modelo de sociedade. Porém, mesmo com tanta importância, suas ações não são bem estimuladas como mereciam. Falta acesso a capital, por exemplo; mas sobro discriminação, em muitos casos.
Olhando por outro ângulo, o próprio empreendedorismo feminino contribui para a redução da desigualdade de gênero nas últimas décadas, além de gerar empregos e promover a independência financeira de mulheres. E a ideia do Central Empreendedor com esse texto é abrir o debate sobre como enfrentar quaisquer barreiras ainda existentes para esse empoderamento das mulheres aconteça de fato. Afinal, como podemos promover a diversidade, inovação e crescimento econômico? Continue lendo para saber mais!
Como tornar nossa sociedade mais inclusiva para as mulheres?
Antes de tudo, não podemos, como sociedade, melhorar o cenário do empreendedorismo feminino sem realmente reconhecer os verdadeiros desafios que as mulheres empreendedoras precisam enfrentar. Muitas dirão que a falta de confiança, as barreiras financeiras e, novamente, a discriminação impede várias pessoas de alcançar o sucesso no mercado. E isso é triste, pois sabemos que o empreendedorismo pode mais do que impulsionar a economia, mas transformar vidas!
Analisando para o cenário atual, é preciso que governos invistam mais em ações para promoção de equidade de gênero. Primeiro garantindo o direito à igualdade na educação e carreira. Depois, a inclusão de mulheres nas empresas, oferecendo cursos de capacitação e conscientização, para a valorização da diversidade feminina.
Por que a liderança feminina é benéfica para as organizações?
Já abordamos no tópico anterior sobre como promover a igualdade para transformar a nossa sociedade em uma sociedade mais inclusiva para as mulheres, mais justa e equitativa. Os benefícios disso são percebidos nos impactos na economia, desde a redução da pobreza.
Vale dizer mais uma vez neste texto que é importante que tenhamos mulheres atuantes no mercado de trabalho. Mulheres nas empresas; mulheres em cargos de liderança. Inclusive, já existem pesquisas que provam, com dados numéricos, que o impacto do empreendedorismo feminino na economia e no PIB global é hoje extremamente substancial, contribuindo para o crescimento de nações.
Outra vantagem dessas mulheres no mercado de trabalho, é que, por serem visionárias, podem impulsionar as empresas nas suas ações. Flexibilidade, criatividade e habilidades de comunicação são competências suas – e essenciais na economia atual. Percebe-se através dessas pesquisas que, sob liderança feminina, as equipes de trabalho tornam-se mais engajadas, aumentando consequentemente o lucro dos negócios.
Quais são os principais desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras?
Toda mulher pode ser empreendedora? Sim! Mas toda mulher consegue ser empreendedora? Não! E por quê? Porque, para isso, ela deve apresentar habilidades essenciais, incluindo muita iniciativa e atitude empreendedora, além de habilidade de comunicação e liderança; saber ser resiliente e organizada; planejar suas atitudes com antecedência; e buscar sempre alimentar a criatividade.
Agora, além de superar suas próprias barreiras de educação, autoconhecimento e aprimoramento de suas habilidades (hardskills e softskills), as mulheres encontrarão outros desafios quando acessarem o mercado empreendedor. Por exemplo, muitas vezes o acesso à capital é limitado. Também discriminação na hora de buscar esse financiamento. Menores oportunidades em cargos de liderança. E, acima de tudo, dificuldade em conciliar a maternidade com a carreira com jornadas bastante exaustivas, e quase sempre sem apoio pós-licença maternidade.
Aliás, voltando à questão dos ganhos, a desigualdade salarial pode negas às empreendedoras o acesso a recursos financeiros, impedindo-as de buscar no empreendedorismo uma alternativa para obter a tão sonhada independência financeira.
Agora, vale destacar também que, com um bom preparo, as mulheres empreendedoras podem bater de frente e quebrar essas barreiras. Para isso, antes de tomar qualquer atitude no mercado, é preciso alaborar um plano de negócios sólido. Ademais, construir nesse processo uma rede de contatos.
Quais os melhores modelos de negócios para mulheres empreendedoras?
São ideias de negócios para mulheres empreendedoras:
- Programação – Oferecer soluções de software, venda de plugins ou criação de templates.
- Loja de Cosméticos – Venda de produtos para pele, cabelos, maquiagem, perfumes, com possibilidade de oferecer serviços como aulas de maquiagem.
- Livrarias – Venda de livros novos ou usados, podendo incluir serviços como cafeteria, saraus, e lançamentos.
- Imobiliária – Inovação com visitas virtuais e assinatura eletrônica.
- Loja de Joias e Bijuterias – Desde bijuterias até joias preciosas com designs exclusivos.
- Agência de Modelos – Representação de diversos perfis para comerciais, campanhas, e desfiles.
- Restaurantes – Possibilidade de criar um restaurante com diversos modelos, desde almoço executivo até pratos elaborados.
- Produção de Conteúdo – Criação de textos, vídeos, podcasts e arte gráfica para sites, blogs e redes sociais.
- Decoração de Interiores – Atuação na decoração de vários ambientes, desde casas a escritórios.
- Maquiadora – Oferecer serviços de maquiagem para festas, eventos, produções teatrais, entre outros.
- Fotografia – Fotografar momentos especiais como casamentos, ensaios fotográficos, e até mesmo especializar-se em arquitetura e imagens aéreas.
Para concluir, gostaríamos de ressaltar como ser empreendedora é um desafio ainda maior para as mães. Pensando nessas mulheres, o Central Empreendedor indica modelos de negócios como de representação de marcas de roupas, produtos de beleza, alimentação, entre outros. Também e-commerce, seja para vender produtos já existentes ou um novo negócio. Por fim, investimentos em Marketing Digital, oferecendo serviços como para estratégias de atração, relacionamento e análise de dados.
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Fontes: FIA – Business School, CNN, SEBRAE.