Empreendedorismo

Como aumentar a visibilidade do seu negócio: 13 plataformas online

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A Internet pode ser a maior vitrine para o seu negócio. E dentro dela, existem diversos recursos de Marketing, incluindo os oferecidos pelas plataformas digitais. No entanto, é importante saber escolher a forma de divulgação adequada aos objetivos, desejos e expectativas, para que essa divulgação impulsione as vendas de maneira eficiente. Dessa forma, como empreendedor, você conseguirá se aproximar do seu público-alvo de maneira mais assertiva, pode apostar!

Bem, pensando nisso, nós preparamos um material especial. Dentro dele, pode-se encontrar uma lista de possibilidades oferecidas pela Internet. São plataformas de interfaces simples; algumas que até oferecem maneiras gratuitas de divulgação de negócios. Aproveite! Esta é uma excelente maneira de você aproveitar as vantagens da Internet para impulsionar as suas vendas. Então, confira!

Imagem de Pixabay

1. Mercado Azul

O SEBRAE desenvolveu uma ferramenta onde é possível divulgar nomes de empresas que vendem produtos ou serviços, classificadas por segmentos de atuação, tipo alimentos e construção civil. Ela permite que possíveis clientes encontrem fornecedores que possam atender suas necessidades de consumo.

Além disso, o sistema permite que as empresas aumentem visibilidade e atraiam novos clientes, pois permite que sejam encontradas mais facilmente por possíveis compradores. Portanto, é uma excelente opção se você deseja divulgar seu negócio na Internet e aumentar suas vendas.

2. Compre dos Pequenos

A fintech de crédito Cora criou uma plataforma digital especificamente para ajudar pequenas empresas a poderem vender pela Internet, especialmente em meio a crise de mercado. Ela desenvolveu o sistema para permitir que as negociações sejam feitas sem custos, com valores repassados integralmente para os estabelecimentos.

3. Sem Patrão

Foi criada uma plataforma, que funciona como uma extensão de uma agência de emprego, em formato de aplicativo e conecta prestadores de serviços, como reformas e manutenções, com clientes. Isso aconteceu em um momento de crise de mercado. Hoje, com sucesso, seu sistema conta com um cadastro de centenas de especialistas. É uma excelente opção para empreendedores que desejam se conectar com clientes e potencializar suas vendas, especialmente em meio a uma crise econômica.

4. Apoio

Esta plataforma é fruto de um projeto da Venture Builder Videvince, com o objetivo de ajudar empresas a realizar vendas antecipadas com vouchers. Trata-se de um modelo de divulgação de negócios indicado para comércios que ainda não possuem muita influência de marca na Internet. Além disso, com seu sistema, as empresas podem alcançar um público amplo e potencializar suas vendas através da venda antecipada de vouchers.

5. Google Meu Negócio

Agora trazemos para a nossa lista o primeiro exemplo de ferramenta oferecida pela Google. Ela é a Google My Business, que possibilita que empresas gerenciem sua presença dentro do buscador – inclusive na extensão Google Maps. Com ela, é possível editar as informações comerciais, com possibilidade de aplicação de fotos e ofertas no perfil, ajudando os clientes a encontrar sua empresa de forma fácil e rápida.

Para mais, seu sistema é gratuito e pode ser utilizado por empresas de qualquer tamanho e segmento. Portanto, é uma excelente opção para quem deseja aumentar a visibilidade do seu negócio na Internet.

6. OLX

Semelhante à plataforma Mercado Azul, é um dos sites de comércio eletrônico mais populares e usados no Brasil. Diferente de outros sistemas, oferece uma opção de assinatura de plano profissional, que dá acesso a dados inteligentes dos seus anúncios e potencializa suas vendas. Com isso, os vendedores podem acompanhar o desempenho de seus anúncios e tomar decisões mais informadas para maximizar suas vendas.

7. Enjoei

Mais um sistema de comércio eletrônico ou e-commerce muito referência em nosso país é o Showroom. Os empresários cariocas Ana Luiza McLaren e Tiê Lima criaram uma plataforma voltado ao mundo da moda, incluindo vendas de semijoias. Esse sistema é uma opção para empreendedores que desejam vender seus produtos online, especialmente no segmento da moda.

Além disso, ele oferece uma ampla gama de recursos para ajudar os vendedores a maximizar suas vendas e alcançar seus objetivos. Nós recomendamos você considerar essa opção se deseja divulgar seus produtos e serviços na Internet.

8. Mercado Livre

Outra referência de modelo para venda e compra de produtos e serviços de múltiplos segmentos é o Mercado Livre. O mesmo oferece várias formas de pagamento on-line, tornando a compra e venda de produtos e serviços mais fácil e acessível.

A plataforma é amplamente utilizada no Brasil e em outros países da América Latina, o que permite aos empreendedores atingir um público amplo e potencializar suas vendas. Por isso, é uma opção a ser considerada para quem deseja divulgar seus produtos e serviços na Internet.

9. Shopify

Um dos principais sites para divulgação de produtos no mundo, especificamente para divulgação de semijoias é o Shopify. Ele foi lançado pelos empresários canadenses Tobias Lütke, Daniel Weinand e Scott Lake, com o objetivo de ajudar empresários oferecendo um ambiente onde eles possam vender seus produtos. Ademais, a plataforma oferece um serviço de divulgação pela Internet completo, incluindo trabalhos de design e de layout para ajudar na criação de uma loja virtual.

Imagem de Pixabay

10. Redes Sociais

Sim, as redes sociais – como Instagram e Facebook – também são ótimos canais de divulgação para empresas, inclusive para fidelização de clientes e comunicação com eles. Isso porque, devido aos seus recursos, podem alcançar mais pessoas, principalmente que se enquadram no perfil de público-alvo. Inclusive, vale destacar o serviço Facebook Ads, um ciberespaço personalizado para divulgação de marcas.

Também precisamos citar aqui os grupos de WhatsApp e Telegram, que vêm sendo muito bem explorados sobretudo por micro e pequenas empresas. Este é um modelo de canal para grupos de consumidores receberem mais rapidamente anúncios de produtos e serviços, além de fazer pedidos de forma direta. 

11. Google Ads

Fora o Facebook Ads, citado antes, existe o Google Ads, sendo um serviço bem eficiente de divulgação na Internet. Contudo, este se vale de espaços vagos em sites e blogs – são os famosos banners virtuais -, e também espaços nas primeiras páginas do buscador da mesma empresa.

12. Google Maps

Chegamos ao último recurso oferecido pela Google, o Google Maps. É um lugar na Internet onde as empresas podem fazer um cadastro, via Google Business, e, assim, ganhar mais visibilidade no Google. Com ele, as empresas podem adicionar informações como endereço, número de telefone, horário de funcionamento, e até fotos, e isso ajuda os clientes a encontrar facilmente a sua empresa. Enfim, as avaliações dos clientes também podem ser visualizadas, o que aumenta a confiança dos potenciais clientes e ajuda a melhorar a reputação da empresa.

13. YouTube

Sim, os empreendedores também podem ganhar mais visibilidade nesta plataforma de compartilhamento de vídeos. Neste caso, uma das opções é divulgar gravações com informações sobre o negócio. Além disso, também é possível investir em anúncios de texto ou imagem para serem exibidos como comerciais entre vídeos de terceiros, possibilitando uma ampla exposição do negócio. Dessa forma, os empreendedores podem explorar as vantagens dessa plataforma para alcançar um público amplo e potencializar suas vendas.

Veja Também: Entenda o que são plataformas de inovação

Bônus | Divulgação em grandes sites

Concluímos o nosso texto ressaltando, mais uma vez, a possibilidade que algumas ferramentas da Internet dão para a divulgação de negócios em grandes portais de notícias. Uma delas é a UOL Ads, que permite empresas anunciarem dentro das matérias – que contam com a contribuição de parceiros como Folha de São Paulo e Revista Caras -, alcançando uma frequência de quase um bilhão e meio de visualizações. Isso faz da UOL Ads uma opção com atraente relação custo-benefício, e uma das principais opções para divulgar negócios na internet. Portanto, é importante considerá-la ao planejar sua estratégia de marketing.

Recomendamos que você estude bem o negócio para descobrir qual a ferramenta que pode funcionar para anúncios que demandam menos tempo, investimento e burocracia para sua empresa. Assim, você poderá encontrar a melhor maneira de utilizar as ferramentas digitais para alcançar seus objetivos de maneira eficiente e econômica. Além disso, com a escolha adequada, você poderá maximizar os resultados e obter um retorno sobre o investimento satisfatório.


Fontes: SEBRAE, UOL, Barrazine.

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