Marketing B2B: em quais mídias eu devo anunciar?

O marketing é um fator fundamental para qualquer negócio, ele é o responsável pela imagem da sua empresa e o alcance dela. Diferentemente do marketing voltado para o consumidor final/pessoa física, ou em inglês Marketing B2C (Business to Consumer), o marketing B2B (Business to Business) é direcionado para atingir outras empresas e, por ter um público-alvo diferente, também deve ter estratégias diferentes. Pensando nisso, é preciso saber em quais mídias anunciar sua marca para alcançar o objetivo desse marketing e captar clientes. Nesse artigo mostraremos quais mídias são fundamentais nesse processo.

Marketing B2B

Esse modelo de marketing consiste na formulação de imagem para venda de um produto ou serviço de uma empresa para outra. Existe a diferença de nomenclaturas (B2B e B2C) pois vender para uma pessoa física e vender para uma pessoa jurídica não são a mesma coisa. Enquanto no marketing B2C o objetivo é atender o consumidor final (que por sua vez pode ser representado por milhares ou até bilhares de pessoas), no marketing B2B o público alvo em geral é consideravelmente menor e com características mais definidas. Além disso, existe um processo comum de fidelidade entre empresas, o que não ocorre de maneira tão acentuada com a empresa e o consumidor final. Essa característica deve ser levada em consideração e ser bem planejada no momento de divulgar a sua marca, produtos e/ou serviços para outra instituição.

Pensando nisso, o marketing B2B tem como demanda analisar e evidenciar de que forma uma empresa pode ser útil e eficaz para outras empresas, de maneira que agilize seus processos internos, sua produção e geração de renda. Trata-se de um modelo empresarial mais pragmático e direcionado, diferente da imagem passada para o cliente final, que muitas vezes, está consumindo determinado produto sem a necessidade de tê-lo. O cliente jurídico visa seu próprio benefício com muito mais criticidade, o que torna o trabalho do marketing ainda mais desafiador. Se feito de forma correta, ele pode ser o diferencial para sair na frente da concorrência.

Além de ter menos clientes e clientes mais criteriosos, o que evidencia a importância de gerar leads, a empresa que aplica o marketing B2B precisa estar focada em todo o processo de venda, desde a captação do cliente até a entrega do produto ou serviço e, principalmente, seu feedback. O mundo corporativo, assim como o cotidiano, vem se transformando muito rápido e é necessário estar atento às mudanças que ocorrem e às demandas do público.

Quais mídias sociais são fundamentais para o marketing business to business?

Com o advento da internet, o acesso a essas modificações fica ainda mais fácil. Por isso, é necessário utilizar a rede de navegadores e redes sociais ao seu favor. Abaixo você verá opções de mídias onde você deve anunciar sua marca. É importante ter em mente qual o seu público-alvo e qual imagem você gostaria de passar com sua marca, pois, mesmo que as redes sociais contem com bastante divulgação, é preciso escolher corretamente a forma como abordar um cliente para que ele não passe direto pela sua propaganda ou, ainda, tome uma primeira impressão errada da sua empresa.

Blogs e sites

Ter um domínio eletrônico para sua marca é fundamental para o marketing B2B. Com blogs ou sites é possível abusar de textos, gráficos e arquivos multimídia que podem conferir modernização à sua empresa e passar a imagem exatamente da maneira que você deseja passar. Vale a pena investir em um bom redator e editor de site, além de um ótimo designer para que seu domínio fique super atrativo. Mais do que informativo e divulgador, essas duas opções de plataforma podem ser super úteis: é possível integrar o sistema do site com o da sua empresa e fechar vendas de modo totalmente virtual. Nesse quesito, o Google pode ser um forte aliado. Seu cliente pode tentar sanar uma demanda buscando na internet e de repente encontrar o seu blog. Dica: caso você deseje aparecer nas primeiras opções de busca para palavras-chave, pague para impulsionar o anúncio do seu domínio.

Redes sociais

Atualmente, o Brasil é o segundo país onde as pessoas passam mais tempo em redes sociais. Esse dado, apesar de alarmante, sugere que o seu cliente provavelmente fique online em algum momento do dia em alguma das plataformas mais usadas no país, como o Facebook, Instagram, Twitter e Whatsapp. Essa informação é bastante útil para o marketing B2B, pois com os algoritmos e anúncios relacionados às pesquisas do usuário, se seu cliente buscar, clicar ou mesmo curtir algo que se aproxime da proposta da sua marca, é bem provável que ele chegue até sua empresa se você tiver anúncios ativos nessa ou naquela rede social.

Canal no Youtube e Webinars

Não é preciso ser muito antenado para saber o alcance que o Youtube tem e tampouco a quantidade de pessoas que fizeram sucesso com vídeos nessa plataforma. Com um canal no Youtube, você consegue ilustrar sua marca como quiser, além de ter mais tempo para apresentar tudo de forma dinâmica. Vale ressaltar que com um vídeo é possível evidenciar características da sua marca de duas maneiras sensoriais: visual e auditivamente, o que confere uma compreensão maior por parte de quem ouve.

Por meio de um canal no Youtube, é possível também promover Webinars. Um Webinar é uma webconferência que provê conteúdo e interação. Esse mecanismo vem sendo bastante explorado e acarreta resultados muito positivos, sendo uma ótima estratégia para o marketing B2B.

E-mails marketing

O endereço eletrônico é muito utilizado por profissionais e empresas e por isso, pode ser um forte aliado na hora de vender sua marca. É possível personalizar e-mails e garantir um caráter mais real e próximo do seu cliente via e-mail marketing. Evite spams e usufrua desse mecanismo mesmo após atingir seu objetivo. Você pode fornecer, por exemplo, um formulário de feedback para seu cliente ou até mesmo aplicar o método de Inbound Marketing.

Essas são algumas opções de mídias em que você pode anunciar o seu negócio. Sabe-se que nada se compara ao contato humano e o olho no olho, então invista no contato eletrônico, mas não deixe de estar sempre atento ao seu cliente, marcando reuniões e se colocando à disposição, lembre-se do fator fidelidade e supere as expectativas do seu público!

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