Empreendedorismo: A solução para a crise

A crise gerada pela pandemia do coronavírus alterou a dinâmica da economia brasileira, onde diversos segmentos sofreram impactos com a diminuição das atividades, devido as restrições que visam minimizar a disseminação do vírus.

Nesse cenário, muitos negócios estão fechando por não conseguirem adequar os seus produtos e serviços a nova realidade, visto a queda da circulação de renda e os novos padrões de consumo da população. As pesquisas apontam que cerca de 40% das pequenas e médias empresas pararam.

Ainda estamos sem previsão para o término da instabilidade econômica, e o crescimento no nível de desemprego tem preocupado a população brasileira. Dito isso, empreender se tornou uma luz no fim do túnel para muitas pessoas, que encontraram nessa solução outra chance de recomeçar.

Para empreender é necessário ter conhecimento básico em vendas, saber negociar com clientes, fornecedores e parceiros, além de entender indicadores de resultados, processo de vendas e fatores motivacionais para traçar as estratégias necessárias.

Então, para te ajuda a entender melhor porquê o empreendedorismo é a solução para a crise, nesse artigo abordaremos os motivos para empreender nesse período e selecionamos algumas dicas para você começar nessa atividade.

Acompanhe a leitura!

Por que empreender em um período de crise?

Afinal, quem é o empreendedor? O empreendedor é aquele que sai de sua zona de conforto e consegue se organizar e se desenvolver mesmo em meio às dificuldades. Esse senso já nos direciona o pensamento que em meio à crise, o empreendedor cria oportunidades de contorná-la apresentando novidades e melhorias em seu negócio, não somente necessárias para sua sobrevivência, mas também que tragam impacto positivo para o mercado. 

Dessa forma, ao empreender, a empresa transforma os seus produtos ou cria soluções inovadoras.  O empreendedorismo abarca também a capacidade de gerar o desenvolvimento de novos processos produtivos de forma a aumenta a lucratividade e autonomia da empresa.

Empreender no cenário da pandemia é essencial para dois aspectos principais: primeiro, é a forma de garantir o sucesso dos negócios, movimentando a economia como em outros períodos de crise, e além disso é um meio de impactar positivamente a sociedade.  Não há dúvidas de que as empresas precisam cada vez mais se reinventar e buscar alternativas para seus processos, principalmente em momentos tão delicado de crise.

A organização é um pilar essencial para manter uma empresa funcionando durante a crise. Em meio a tantas empresas fechando e diminuindo seu faturamento, é necessário focar em aspectos essenciais à sobrevivência, diminuir custos e entender como realizar melhorias no processo que farão diferença a longo prazo.

Assim, quando o empreendedor tem uma visão ampla sobre todos os pontos do seu negócio, desde os mais fortes até as fragilidades, é possível que a empresa se erga e garanta a sua manutenção mesmo em um cenário pessimista.

As modificações de mercado em meio a crise

O mercado de consumo brasileiro teve uma reviravolta devido a quarentena gerada pela pandemia do coronavírus. Essa situação afetou o funcionamento de muitos negócios, devido a necessidade de isolamento social. Os hábitos de consumo mudaram, o que inclui não somente produtos buscados pelo consumidor, mas também a forma de adquirir esses itens.

Mesmo com a crescente nos últimos anos, o e-commerce explodiu em 2020 devido os novos hábitos de consumo, e dados mostram que os itens mais procurados incluem produtos eletrônicos e de escritório, além de itens básicos, como os voltados para higienização, limpeza, mercado e medicamentos.

Portanto, tendo em vista as novas necessidades do público, as ações empreendedoras devem em atender a população pensando em inovações que adaptem sua empresa a esse novo cenário vivido pelo mercado, criando novas formas de suprir a demanda dos clientes no contexto da pandemia.

Dicas para empreender na crise

Agora que você pode perceber a importância de empreender e se reinventar como uma solução econômica para crise, veja algumas dicas para fazer isso da melhor forma:

Aproveite as oportunidades

É possível beneficiar o seu negócio com a crise. Mesmo com redução na renda do brasileiro que faz cair o seu consumo, nesse momento as pessoas e empresas estão abertas a novos produtos e serviços que promovem eficiência. Assim, se você puder entregar resultados melhores a estes consumidores, com certeza o seu negócio pode crescer.

Crie soluções que resolvam problemas

Se esforce em criar soluções que possam resolver problemas relevantes do cotidiano das pessoas. Por isso, pesquise e inove de forma simples algo que pode já existir, mas que a sua solução seja útil para a necessidade real no mercado.  

Entenda o seu mercado

Não é novidade que em meio a uma crise, os brasileiros consumam de forma mais consciente, especialmente os itens não essenciais. Por isso, é necessário entender quem são as empresas que trabalham com o mesmo produto que você e como andam os hábitos de consumo das pessoas. Todas as vezes que as crises surgem, há também oportunidades de negócio, então estudar o ambiente é uma tarefa necessária para o sucesso.  

Faça o controle das finanças da sua empresa

Defina um plano anual, com todos os custos para manter a saúde financeira do seu negócio, e foque na execução para que cada passo seja dado com a maior cautela possível. O planejamento é uma etapa essencial para evitar surpresas nas suas finanças.

Além disso, não se esqueça de montar um fluxo de caixa. Essa atividade controlada gera as informações essenciais para um crescimento responsável. E para evitar inadimplências entrar em contratos de longo prazo e com altas multas de encerramento antecipado.

Otimize o seu tempo

No início, a empresa não vai ter pessoas o suficiente para fazer tudo o que precisa ser feito. Então a dica é terceirizar e automatizar o máximo de processos que você puder arcar. A eficiência e foco são atributos essenciais para conseguir realizar as atividades operacionais da empresa.

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